Perfil do mercado de trabalho feminino será lançado no dia 26

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, realiza, nesta terça-feira (26), a cerimônia de lançamento de estudo sobre perfil do mercado de trabalho na cidade, com foco nas Mulheres. Aberto ao público, o evento acontece no auditório da Agência Condepe – Fidem, situado na Rua das Ninfas, 65, no bairro da Boa Vista, a partir das 9h.

As mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Por isso se torna imprescindível a realização de um estudo com recorte de gênero. Através dessas informações a Prefeitura do Recife poderá direcionar políticas públicas de qualificação e orientação para colaborar com a ascensão da mulher.

Dentre os resultados, foi identificado que elas permanecem ampliando sua inserção na força de trabalho recifense ao longo dos anos 2000. Em 2011, foi estimada uma população economicamente ativa de 348 mil mulheres (47,2% da PEA), com 295 mil mulheres ocupadas (45,7% da população ocupada) e 53 mil desempregadas (57,1%).

Os dados do emprego formal por faixa etária revelaram que a maior parte das empregadas na cidade, nesse mesmo período, tinha entre 30 e 39 anos, seguida pelas trabalhadoras entre 40 e 49 anos. Essas duas faixas etárias somadas representavam, em 2010, um contingente de mais de 146 mil mulheres com carteira de trabalho assinada, ou seja, 52% do total de empregos formais femininos da cidade.

A pesquisa foi elaborada pelo Observatório do Trabalho do Recife, projeto do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), implantado no município através de uma parceria com a Prefeitura. O Observatório tem o objetivo de produzir e acompanhar indicadores sobre o mundo do trabalho, capazes de subsidiar a construção de políticas públicas de emprego, trabalho e renda.

Realizado em duas etapas, o estudo sobre o perfil feminino apresenta um diagnóstico do mercado de trabalho das recifenses, analisando o perfil das trabalhadoras que atuam com carteira assinada e informalmente, além de considerar a questão racial. Na primeira foram abordadas as características do mercado de trabalho formal feminino nos anos 2000, 2005 e 2010, com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego. Em seguida, foi realizada uma análise de acordo o enfoque racial e das formas de inserção da mulher negra no mercado de trabalho local, com base nos dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), elaborada pelo CONDEPE/FIDEM em parceria com o DIEESE.

O recorte racial foi acrescentado ao estudo após a percepção de que as mulheres negras são a síntese da dupla discriminação pelo gênero e pela raça na sociedade brasileira: mais pobres, em situação de trabalho mais precária, com menores rendimentos e as mais altas taxas de desemprego.

 

 

Fonte: Vermelho

+ sobre o tema

Ministra divulga nota lamentando morte de líder do MST em Campos

A ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do...

Crianças de 10 a 11 anos serão as primeiras a vacinar contra dengue

O Ministério da Saúde iniciou nesta quinta-feira (8) a...

As 10 habilidades no trabalho mais procuradas no mundo, segundo o LinkedIn

Há uma década, surgiu uma tecnologia associada a criptomoedas...

O alívio das mães de bebês que tiveram microcefalia descartada no sertão de PE

Após uma viagem de quase seis horas de Itapetim,...

para lembrar

A mulher negra no mercado de trabalho

Rousseau, considerado um pensador progressista, dizia que a mulher...

Cesáreas representam 57% dos partos em SP

Na última década, a taxa de cesáreas em São...

Brasil desmoralizado nos maiores jornais do mundo

Washington Post - "A pressão política no Brasil, em função...

Novela bate em mulher desde cedo

Luana tem 30 anos, está estudando pra ser juíza...
spot_imgspot_img

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram...
-+=