‘Alisa não, mãe!’: Este projeto quer valorizar a beleza negra desde a infância

Bonecas de cabelo liso, princesas Disney de cabelo liso, mães/tias/avós de cabelo liso, colegas fazendo piada maldosa sobre seus cachos… Se descontruir os padrões de beleza é uma tarefa difícil na vida adulta, nos anos de formação pode ser ainda mais.

Por  Julia Warken, do Brasil Post 

“Um dia uma amiga confessou que não gostava do cabelo da filha dela, que é um afro lindo. Ela disse para mim que tinha sofrido muito na infância e na adolescência com o cabelo dela e não queria que a filha passasse pelo que ela passou”, conta a fotógrafa mineira Carolina Castro sobre o momento em que o projeto“Alisa não, mãe!” nasceu.

alisa2

Mãe de duas meninas, ela compreendeu o drama da amiga e sentiu que algo poderia ser feito para ajudar crianças e adultas a desmistificar esse problema.

“Eu queria ajudar de alguma forma e comecei a entrar em grupos do Facebook que falam sobre cachos, tratamentos e produtos. Assim descobri um universo de mulheres que estavam se libertando na ditadura do liso. Cada vez que eu via um ‘antes e depois’ daquelas mulheres que resolveram assumir os cachos eu ficava encantada em ver como elas estão infinitamente mais bonitas agora”.

alisa3

A partir daí, Carolina começou a buscar crianças e adolescentes negras para fazerem parte do projeto, que inclui fotos e depoimentos.

“Apesar de não ser negra, sou bisneta, neta e filha de negra. Sempre tive muita admiração e respeito. Eu sabia que era um risco que eu corria de parecer hipócrita, por ter pele clara, mas a causa me movia, me motivava e não dava para esperar”.

alisa4

Segundo Carolina, o grande objetivo é empoderar meninas e também dialogar com as mães. “Eu tenho um espaço como uma página e um instrumento como a fotografia, então eu posso usar isso para representar outras pessoas. E foi isso o que aconteceu, as pessoas se sentiram representadas”.

Há pouco mais de 15 dias Carol começou os ensaios com meninas negras de 9 meses a 16 anos, além de algumas mães que também toparam ser fotografadas.

alisa5

“Não fiz pré-seleção. Não queria avaliar beleza, queria diversidade e representatividade. Marquei a data, perguntei quem poderia e no primeiro ensaio foram seis meninas. A maioria delas nunca tinha tido a oportunidade de fazer um ensaio fotográfico”.

Apesar de recente, o projeto já está dando o que falar e Carolina comemora a repercussão positiva.

alisa6

“Tenho recebido muitos e muitos comentários e relatos de pessoas que se sentiram abraçadas com o projeto. Pessoas também estão entrando em contato comigo para saber se podem copiá-lo e eu fico muito feliz. Quero que fotógrafos de todos os lugares façam, porque, sinceramente, não é só sobre cabelo. É sobre autoestima, autoaceitação, sobre liberdade e quebra de paradigmas”.

alisa7

Até o momento dois ensaios já foram realizados e Carolina conta que várias outras meninas e mães já demonstraram interesse em participar dos próximos. A fotógrafa trabalha em duas cidades de Minas Gerais: Divinópolis e Araxá. Você mora por perto e conhece alguma menina negra orgulhosa dos seus cachinhos ou tranças afro? Então aqui vão os telefones para contato: (37) 9138-1304 (Divinópolis) e (34) 9835-0700 (Araxá).

Girl (black) power: sim! :)

+ sobre o tema

Cris Vianna fala sobre carreira, beleza e preconceito racial e de gênero

"Não é fácil ser negra em nenhuma profissão. Não...

O racismo, quando não nos mata, nos torna inseguras – Por Karina Vieira

Karina Vieira orienta suas pesquisas na questão da formação...

Salve as negras pensantes

A história reserva à mulher momentos peculiares. Historicamente, em...

para lembrar

Deborah Small, ativista negra norte-americana, participa de eventos em São Paulo

Após concluir agendas no Rio de Janeiro, em Salvador...

Alexandra e Damien Loras deixam a vida diplomática para continuar em SP

O cônsul da França em São Paulo, Damien Loras,...

Ginasta amadora levanta público no Rio: ‘Não vim competir. Vim ser feliz’

Cada vez que pisava na quadra para sua apresentação...

Documentário Mulheres Negras: Projeto de Mundo revela olhar feminino negro

Com lançamento marcado para o dia 12 de setembro,...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=