Cabelos crespos, sim, senhor!

2º Encontro Itabirano de Cabelos Crespos e Cacheados valoriza a autoestima e exalta a cultura afro

Do DeFato online 

O Parque Belacamp, em Itabira, ficou bonito neste domingo, 6 de dezembro. Desde o finzinho da manhã, centenas de pessoas passaram pelo local durante o 2º Encontro Itabirano de Cabelos Crespos e Cacheados. Oficinas, barraquinhas, atividades esportivas e de saúde, sorteio de brindes e exposições de produtos foram algumas das atividades realizadas durante o evento.

O encontro tem como objetivo principal a preservação da cultura afro-mineira em suas várias formas de expressão, especialmente no uso de cabelos cacheados e crespos. Crianças, homens e mulheres exibiram, com orgulho, as madeixas encaracoladas. O organizador do evento, Cleber Camargo Rodrigues, do Grupo 4º Plano de Cultura, conta que a ideia surgiu de uma programação semelhante que acontece em Belo Horizonte. A intenção é promover a valorização da autoestima.

“É uma tendência no Brasil. Uma questão de autoestima, de quebrar o preconceito com relação à estética afro. As pessoas vão se reunindo informalmente para trocar ideias a respeito disso, trocar informações de como se cuidar, seja cabelo ou pele. Nós vimos um evento similar em Belo Horizonte e ficamos pensando o dia que poderíamos ter algo em Itabira que fosse parecido com aquilo. Conseguimos fazer o primeiro em setembro e agora estamos realizando o segundo. A tendência é que a gente faça um por estação”, comenta.

Taiane veio de Belo Horizonte, onde tem um salão especializado em cortes afros, para participar do encontro em Itabira. Ela também cita a valorização da autoestima como o principal ganho do evento. “A gente recusa um padrão de que a beleza está associada a um cabelo liso, um cabelo padronizado. O evento mostra à mulher negra que ela é linda do jeito que ela é. E isso também reflete na sociedade, porque uma mulher mais segura de si tem mais determinação para resolver todos seus problemas. E mostra para a sociedade que o lugar das negras é onde elas querem”, afirmou.

Durante todo o domingo, os participantes do encontro presenciaram apresentações de capoeira, zumba, e curtiram música com os Meninos de Minas e com a discoteca de Vini Martins. Houve desfile de moda afro, desfile de noivas, mostras de maquiagens, corte de cabelo e oficinas de turbante e tranças. “Um domingo diferente. Um domingo de lazer e alegria”, recume o organizador Cleber Camargo.  

+ sobre o tema

O Negro na Literatura é tema dos próximos encontros da série Diálogos Ausentes

Com consultoria da escritora e dramaturga Cidinha da Silva,...

Não sejamos humildes

Hoje, 09 de maio de 2017, a socióloga e...

para lembrar

Mulheres negras são maioria, mas ainda sofrem com preconceito

Em 2009, as mulheres negras correspondiam a cerca de...

Manifesto Coletivo Autônomo de Mulheres Pretas

Nós, ADELINAS - Coletivo Autônomo de Mulheres Pretas, da...

Pessoas brancas: o padrão social normativo

Se você é uma pessoa branca, você é uma...

Violência contra mulher negra é tema de debate

Com o objetivo de debater e propor soluções para...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=