Cabelos crespos, sim, senhor!

2º Encontro Itabirano de Cabelos Crespos e Cacheados valoriza a autoestima e exalta a cultura afro

Do DeFato online 

O Parque Belacamp, em Itabira, ficou bonito neste domingo, 6 de dezembro. Desde o finzinho da manhã, centenas de pessoas passaram pelo local durante o 2º Encontro Itabirano de Cabelos Crespos e Cacheados. Oficinas, barraquinhas, atividades esportivas e de saúde, sorteio de brindes e exposições de produtos foram algumas das atividades realizadas durante o evento.

O encontro tem como objetivo principal a preservação da cultura afro-mineira em suas várias formas de expressão, especialmente no uso de cabelos cacheados e crespos. Crianças, homens e mulheres exibiram, com orgulho, as madeixas encaracoladas. O organizador do evento, Cleber Camargo Rodrigues, do Grupo 4º Plano de Cultura, conta que a ideia surgiu de uma programação semelhante que acontece em Belo Horizonte. A intenção é promover a valorização da autoestima.

“É uma tendência no Brasil. Uma questão de autoestima, de quebrar o preconceito com relação à estética afro. As pessoas vão se reunindo informalmente para trocar ideias a respeito disso, trocar informações de como se cuidar, seja cabelo ou pele. Nós vimos um evento similar em Belo Horizonte e ficamos pensando o dia que poderíamos ter algo em Itabira que fosse parecido com aquilo. Conseguimos fazer o primeiro em setembro e agora estamos realizando o segundo. A tendência é que a gente faça um por estação”, comenta.

Taiane veio de Belo Horizonte, onde tem um salão especializado em cortes afros, para participar do encontro em Itabira. Ela também cita a valorização da autoestima como o principal ganho do evento. “A gente recusa um padrão de que a beleza está associada a um cabelo liso, um cabelo padronizado. O evento mostra à mulher negra que ela é linda do jeito que ela é. E isso também reflete na sociedade, porque uma mulher mais segura de si tem mais determinação para resolver todos seus problemas. E mostra para a sociedade que o lugar das negras é onde elas querem”, afirmou.

Durante todo o domingo, os participantes do encontro presenciaram apresentações de capoeira, zumba, e curtiram música com os Meninos de Minas e com a discoteca de Vini Martins. Houve desfile de moda afro, desfile de noivas, mostras de maquiagens, corte de cabelo e oficinas de turbante e tranças. “Um domingo diferente. Um domingo de lazer e alegria”, recume o organizador Cleber Camargo.  

+ sobre o tema

Como seria se a história fosse contada por nós?

Você já se perguntou qual o nome da "tia"...

35 dicas para homens compreenderem (ou apoiarem) o feminismo

(Ilustração: Pragmatismo Político) A lista a seguir apresenta sugestões de ferramentas...

Geração NoMo: A rebelião das mulheres que não contemplam a maternidade

As famosas e mulheres anônimas levantam a voz para...

Juciara Almeida Souza: Violência contra mulher

Juciara Almeida Souza: Violência contra mulher. Trabalho Desenvolvido pelas...

para lembrar

Sarau Afro-Tons usa poesia africana para homenagear a mulher negra

Em sua segunda edição, o sarau é um evento...

Eventos celebram o Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha no Rio

No próximo dia 25 de julho é celebrado o Dia...

#DiálogosInsubmissos – Maiana Lima e Samira Soares serão mediadoras de debates!

Tá chegando a hora das pretas insubmissas lotarem o...

Estudante da Ufba representará Brasil em fóruns nos EUA e Japão

Aniele é também uma das 20 jovens escolhidas para...
spot_imgspot_img

Anielle Franco é eleita pela revista Time uma das cem pessoas mais influentes da nova geração

A revista americana Time incluiu a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em sua lista das cem personalidades da nova geração que têm potencial para transformar o...

Joyce Ribeiro será nomeada embaixadora de Cidade Velha, em Cabo Verde

A apresentadora da TV Cultura Joyce Ribeiro será nomeada a embaixadora no Brasil para a cidade de Ribeira Grande, em Cabo Verde. Mais conhecida como Cidade Velha,...

Liniker é o momento: ‘Nunca estive tão segura, não preciso mais abaixar a cabeça. Onde não couber, vou sair’

É final de inverno em São Paulo, mas o calor de 33 graus célsius não nega a crise climática. A atmosfera carregada de poluição...
-+=