Aluno envolvido em trote com saudação nazista é expulso da UFMG

Outros 3 estudantes foram suspensos por um semestre, diz universidade.
Caso aconteceu na Faculdade de Direito em março de 2013.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) decidiu nesta terça-feira (12) expulsar um dos alunos envolvidos em um trote polêmico na Faculdade de Direito em março de 2013. De acordo com a universidade, outros três estudantes foram suspensos por um semestre.

O caso ganhou repercussão após fotos da recepção de calouros começarem a circular na internet. Em uma das imagens postadas, uma jovem aparece pintada de preto e tem uma placa de papel pendurada no pescoço com os dizeres “caloura Chica da Silva”, as mãos dela estão acorrentadas e um rapaz segura essa corrente. Na outra imagem, três jovens, um deles com um pequeno bigode, fazem um gesto típico dos nazistas – a mão esticada para frente – ao lado de um rapaz amarrado a uma pilastra.

De acordo com a universidade, este aluno que tinha um bigode e fazia o gesto nazista foi o expulso. Os quatro envolvidos eram estudantes de Direito na época do trote.

troteufmg2

A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário durante uma reunião nesta terça-feira. Conforme a UFMG, a recomendação foi feita por uma comissão de professores encarregada de conduzir o processo administrativo disciplinar instaurado contra os estudantes. A comissão trabalhou no caso desde 7 de outubro de 2013.

No parecer final, segundo a UFMG, a comissão considerou que as imagens “são repulsivas e remontam a situações simbólicas de discriminação histórica, além de atentar contra as conquistas da liberdade, igualdade e diversidade garantidas juridicamente, o que não pode ser olvidado, especialmente em uma faculdade de direito”.

Os estudantes não foram localizados para comentar a decisão.

 

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

para lembrar

Para Antonieta de Barros: Uma carta para minha ancestral – Por Verônica Lima

Por Verônica Lima * Querida Antonieta, Escrevo essa mensagem após mais...

Nem falso, nem inócuo. Exemplar

Fonte: Estado de São Paulo - por: Roseli Fischmann*- O discurso...

Democracia e a virada algorítmica

Questões, desafios e o caminho a seguir Por Anita Gurumurthy e...
spot_imgspot_img

Se liga, meu irmão

Além de marcar mais uma festa da democracia, as eleições municipais de 2024 deixam claro e evidente que o antirracismo, apesar de previsto na Constituição Federal de...

Mães de vítimas denunciam assassinatos em Conselho da ONU

"Meu filho tinha 16 anos quando foi tirado de casa por 23 policiais militares no estado da Bahia, Brasil, em outubro de 2014", disse...

SP: Condomínio é condenado após mandar homem negro para entrada de serviço

O condomínio de alto padrão Quinta do Golfe Jardins, em São José do Rio Preto (SP), foi condenado a indenizar um homem negro em...
-+=