Justiça libera venda e Clippers passa a ter novo dono

A NBA confirmou a compra da franquia pelo empresário Steve Ballmer depois que um tribunal da Califórnia autorizou Shelly Sterling a negociar a venda

Los Angeles – A longa novela em que se transformou a venda do Los Angeles Clippers nos últimos meses finalmente chegou ao fim nesta terça-feira.

A NBA confirmou a compra da franquia pelo empresário Steve Ballmer depois que um tribunal da Califórnia autorizou Shelly Sterling, esposa do antigo dono Donald Sterling, protagonista de um caso racismo, a negociar a venda ao ex-diretor executivo da Microsoft.

O imbróglio todo começou em abril, quando Donald Sterling foi flagrado criticando sua namorada, V. Stiviano, por tirar fotos ao lado de Magic Johnson, ex-astro dos Los Angeles Lakers, e por “trazer pessoas negras” aos jogos do Clippers.

O dirigente, então, foi punido pela NBA com uma multa de US$ 2,5 milhões, obrigado a vender a franquia e se afastar da liga para sempre.

Com a suspensão de seu marido, Shelly Sterling assumiu o comando da franquia e acertou a venda do Clippers para Ballmer pelo valor recorde de 2 bilhões de dólares.

Donald inicialmente aceitou a negociação, talvez pensando que a NBA pudesse voltar atrás na decisão de bani-lo do esporte, mas diante da postura rígida da liga voltou atrás e passou a lutar para retomar o comando do time.

Donald entrou na Justiça tentando bloquear a venda e o caso vinha se arrastando até então.

Mas, nesta terça-feira, o tribunal deu o veredicto e garantiu que Shelly estava autorizada a negociar a franquia, tirando-a do domínio da família Sterling após 33 anos, já que Donald a comprou em 1981.

Além de agradar a NBA, que não queria uma de suas equipes nas mãos de alguém ligado a casos de racismo, a decisão também deve impedir uma debandada no Clippers.

O técnico Doc Rivers e alguns dos jogadores, como o astro Chris Paul, chegaram a dizer que deixariam o time se Donald Sterling seguisse como dono.

Steve Ballmer chega à franquia com um discurso ameno, bem diferente de seu antecessor, e garantiu que fará o possível para dar “todo respaldo” a Doc Rivers e aos jogadores.

O treinador celebrou a venda e disse que a chegada do novo dono “é um extraordinário novo capítulo da história do Clippers”.

Fonte: Exame

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Proprietário vende time da NBA após novo escândalo de racismo

Bruce Levenson, dono do Atlanta Hawks, fez denúncia contra...
spot_imgspot_img

Kobe, homenageado com estátua, continua a exercer grande influência na NBA

O Los Angeles Lakers escolheu o dia 8/2/24 para inaugurar a estátua de Kobe Bryant à frente de seu ginásio. A data tem referências...

Nono maior pontuador da NBA, Carmelo Anthony anuncia aposentadoria

O nono maior artilheiro da história da NBA, Carmelo Anthony, anunciou a aposentadoria do basquete após 19 temporadas. Aos 38 anos, o jogador publicou...

Nem LeBron James: veja lista de recordes “impossíveis” de bater na NBA

LeBron James se tornou o maior pontuador da história da NBA (em temporadas regulares) na última terça-feira, ao deixar para trás o lendário Kareem...
-+=