Amor e cura em contos de Elizandra Souza

Elizandra Souza. Filha do Fogo: 12 contos de amor e cura. Mjiba, 2020

Filha do Fogo é o primeiro volume em prosa assinado por Elizandra Souza – escritora, jornalista, editora e ativista cultural, a quem já dedicamos um dos episódios do programa de rádio LetrasPretas; de sua produção, já resenhamos aqui o livro de poemas Águas da Cabaça e a antologia Pretextos de Mulheres Negras, organizada pela autora em parceria com Carmen Faustino. Como as outras obras editadas por Elizandra, Filha do Fogo se materializa em um belíssimo volume, com capa assinada por Vanessa Ferreira e projeto gráfico de Silvana Martins que expressam com precisão o temário abordado no livro.

Capa do livro (Arte: Vanessa Ferreira)

Perante o volume de textos reunidos em Águas da CabaçaFilha do Fogo pode parecer uma obra tímida: se lá havia mais de uma centena de poemas, em Filha do Fogo reúne apenas uma dúzia de narrativas. Para além das implicações simbólicas – a alusão aos ministros de Xangô –, penso que essa diferença não está relacionada apenas às particularidades próprias dos gêneros textuais, ou mesmo a qualquer tipo de predisposição autoral, uma vez que o teor das narrativas apresenta um registro distinto daquele que encontramos nos poemas: se as composições em verso de Elizandra Souza alcançam potência por suas agudeza e brevidade, os contos apresentam um andamento distinto; se há neles uma sensível força lírica, essa se desenvolve em passagens descritivas mais dilatadas, densas reflexões, trechos que se aproximam da crônica e evocações memorialísticas. Desse modo, Filha do Fogo está longe de ser uma “aventura literária” de uma autora que, após dedicar-se à poesia, decidiu lançar-se à prosa por quaisquer razões arbitrárias; trata-se da obra de uma escritora madura que, conhecedora dos meandros do fazer literário, pode dedicar-se a diferentes gêneros com igual competência. Vale notar, por outro lado, que os doze contos de Filha do Fogo percorrem um universo temático semelhante àquele presente em Águas da Cabaça, o que evidencia a consistência da produção literária de Elizandra.

A evocação de “amor” e “cura” no subtítulo da obra é já um indício de como, nas narrativas, a afetividade ocupa um lugar central. Protagonizados, sobretudo, por mulheres negras cujos nomes tipicamente manifestam uma origem africana, os contos registram diferentes momentos de trajetórias femininas que, embora singulares, entrelaçam-se para apresentar um caleidoscópio de vivências e experiências compartilhadas por muitas mulheres negras. A ligação de Inã, a “Filha do fogo”, com sua avó, ou a de Dara, protagonista de “A primeira vez que fui ao céu”, com seu avô, abordam relações com figuras ancestrais em narrativas pungentes; o cumprimento da profecia que designa a N’anga, “a curandeira” sua missão de vida metaforiza a decisiva descoberta de um caminho existencial.

Os contos de Elizandra Souza não deixam de manifestar cortantes críticas ao sexismo, sobretudo como patentes no comportamento de homens negros. “Com tradição” aborda, em uma narrativa contundente, a ambígua postura do admirado militante negro que “esqueceu de dizer que as palavras, quando separadas dos atos, descascavam como paredes velhas”, o que o levou a construir a imagem de alguém que viveu para o seu povo quando, às escondidas, dedicava-se a relacionamentos permeados por dissimulações e infidelidades. “Muita trovoada é sinal de pouca chuva” alcança efeitos cômicos ao expor a conduta de um homem negro que, “descolado” e atuante no movimento negro, reproduz posturas já anunciadas por provérbios repetidos pela avó da protagonista. Em contraste, Jawari, personagem de “Afagos”, desenvolve com a protagonista Dara uma relação importante em seu processo de cura, o que demonstra a existência de outros modelos possíveis de masculinidade.

No inspirado prefácio a Filha do Fogo, Mirian Cristina dos Santos menciona as mulheres negras como “fênix negras a alçar novos voos”; imagem pertinente para as múltiplas protagonistas da obra, que concretizam a potência da escrita de Elizandra Souza – escritora que, em verso e prosa, consolida com o mais recente livro sua posição de destaque no cenário contemporâneo.

+ sobre o tema

Sou quilombola

Parte das terras da Fazenda Soares, que pertencera a...

Nota de Repúdio à declaração da atual Ministra de Direitos Humanos a Senhora Luizlinda Valois

A Coordenação Nacional de Gênero do CEN – Coletivo...

A importância da mulher negra para a formação social brasileira

Buscando desvelar a importância da mulher negra para a...

Conheça youtubers que debatem temas importantes para as mulheres negras

Vlogueiras ganham notoriedade e representatividade ao lidar com temáticas...

para lembrar

A fina ironia de Machado de Assis sobre a Abolição da Escravatura

Na crônica abaixo, Machado de Assis aborda com ironia...

A surpresa da literatura negra

Jennifer Nansubuga homenageia sua tradição oral Nem americana, nem africana,...

Viriato da Cruz

Porto Amboim, Angola, 1928 - Pequim, China, 1973....
spot_imgspot_img

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...

Em autobiografia, Martinho da Vila relata histórias de vida e de música

"Martinho da Vila" é o título do livro autobiográfico de um dos mais versáteis artistas da cultura popular brasileira. Sambista, cantor, compositor, contador de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...
-+=