Ana Paula Xongani relata racismo em aeroporto de Portugal: ‘Foi traumático’

Enviado por / FonteUniversa

A influenciadora Ana Paula Xongani foi às redes hoje (11) denunciar um episódio de racismo que sofreu ao chegar em um aeroporto de Portugal. No post publicado no Instagram, ela afirmou que ao desembarcar foi encaminhada para a sala da Polícia Federal, onde estavam outros seis brasileiros, segundo ela todos negros.

Ela definiu o momento como “traumático” e contou que ficou por cerca de sete horas no local, onde passou “fome, medo, angústia, ansiedade, estresse”, sem saber se poderia continuar a viagem.

“O motivo? Simples! Uma mulher, brasileira, preta e casada não coincide com a história que eles esperam. Eles não contavam que essa mesma pessoa podia ter pago sua própria viagem, possuía dinheiro, decidiu viajar sem marido e filha, estadia e principalmente liberdade para viver uma viagem de férias!”, diz o post.

Nos stories, ela destacou os olhos inchados “de tanto chorar”. Por causa da situação à qual foi submetida pela imigração do país, Ana Paula disse que acabou perdendo o segundo voo que tinha marcado.

A influenciadora, que também é colunista de Universa, contou que teve a ajuda de sua rede de apoio e destacou a atuação de um atendente do aeroporto que colaborou para que a situação fosse resolvida. Segundo ela, ele estava “disposto a descobrir” quem ela é “para além da sua imaginação estereotipada”.

Ao fim do desabafo, Xongani deixou um recado sobre a forma como o mundo, de modo geral, tem discriminado mulheres negras ao longo dos séculos.

“Se o mundo ainda não está preparado para ver potência em uma mulher preta, que tenhamos uma rede forte para nos trazer sustentação, entenderam?! […] Enfim, estamos em Portugal! Bora superar mais essa e viver o que há para viver?! A missão de me sentir uma cidadã do mundo segue em pé! Me desejem boa sorte!!!”

+ sobre o tema

O futuro do futebol brasileiro – as mudanças no futebol brasileiro

Você já foi ao museu do futebol ? Espaço...

Stuart Hall, o pensador do multiculturalismo

Severino Francisco Venício A. de Lima, professor aposentado da UnB,...

Alunos cotistas de baixa renda terão cartão nos moldes do Bolsa Família, diz ministro

Mercadante reiterou ainda o compromisso em vincular 100% dos...

para lembrar

O que a Glória Pires e o Oscar nos ensinaram sobre racismo e meritocracia

Já tem alguns meses que a gente vem assistindo...

“Assunto de preto”?

A esmagadora maioria festejou, mas confesso que fui tomada...
spot_imgspot_img

SC tem alta de 51% nos casos de injúria racial e lidera denúncias do crime no país

Em Santa Catarina, seis pessoas procuraram a polícia por dia, em média, para denunciar casos de injúria racial em 2023. No ano passado, 2.280 pessoas sofreram ofensas...

O destino dos negros

A semana em que o Estatuto da Igualdade Racial (lei 12.288/2010) completou 14 anos foi repleta de notícias que atestam o quanto o Brasil está longe...

Roda de samba no Centro do Rio registra dupla imitando macacos em evento: ‘não será tolerado’

O PedeTeresa, roda de samba que acontece na Praça Tiradentes, no Centro do Rio, compartilhou um vídeo de uma dupla imitando macacos em um...
-+=