Ana Paula Xongani relata racismo em aeroporto de Portugal: ‘Foi traumático’

Enviado por / FonteUniversa

A influenciadora Ana Paula Xongani foi às redes hoje (11) denunciar um episódio de racismo que sofreu ao chegar em um aeroporto de Portugal. No post publicado no Instagram, ela afirmou que ao desembarcar foi encaminhada para a sala da Polícia Federal, onde estavam outros seis brasileiros, segundo ela todos negros.

Ela definiu o momento como “traumático” e contou que ficou por cerca de sete horas no local, onde passou “fome, medo, angústia, ansiedade, estresse”, sem saber se poderia continuar a viagem.

“O motivo? Simples! Uma mulher, brasileira, preta e casada não coincide com a história que eles esperam. Eles não contavam que essa mesma pessoa podia ter pago sua própria viagem, possuía dinheiro, decidiu viajar sem marido e filha, estadia e principalmente liberdade para viver uma viagem de férias!”, diz o post.

Nos stories, ela destacou os olhos inchados “de tanto chorar”. Por causa da situação à qual foi submetida pela imigração do país, Ana Paula disse que acabou perdendo o segundo voo que tinha marcado.

A influenciadora, que também é colunista de Universa, contou que teve a ajuda de sua rede de apoio e destacou a atuação de um atendente do aeroporto que colaborou para que a situação fosse resolvida. Segundo ela, ele estava “disposto a descobrir” quem ela é “para além da sua imaginação estereotipada”.

Ao fim do desabafo, Xongani deixou um recado sobre a forma como o mundo, de modo geral, tem discriminado mulheres negras ao longo dos séculos.

“Se o mundo ainda não está preparado para ver potência em uma mulher preta, que tenhamos uma rede forte para nos trazer sustentação, entenderam?! […] Enfim, estamos em Portugal! Bora superar mais essa e viver o que há para viver?! A missão de me sentir uma cidadã do mundo segue em pé! Me desejem boa sorte!!!”

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Coalizão Negra registra queixa-crime contra Pazuello por racismo

Na quarta-feira (2), advogadas da Coalizão Negra por Direitos protocolaram...

A liberdade que meus filhos negros não terão

O episódio do instrutor de surfe Matheus Ribeiro, acusado de...

Remove, derruba ou segura a estátua?

A questão identitária gera embates no espaço público a...
spot_imgspot_img

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...
-+=