Ana Paula Xongani relata racismo em aeroporto de Portugal: ‘Foi traumático’

Enviado por / FonteUniversa

A influenciadora Ana Paula Xongani foi às redes hoje (11) denunciar um episódio de racismo que sofreu ao chegar em um aeroporto de Portugal. No post publicado no Instagram, ela afirmou que ao desembarcar foi encaminhada para a sala da Polícia Federal, onde estavam outros seis brasileiros, segundo ela todos negros.

Ela definiu o momento como “traumático” e contou que ficou por cerca de sete horas no local, onde passou “fome, medo, angústia, ansiedade, estresse”, sem saber se poderia continuar a viagem.

“O motivo? Simples! Uma mulher, brasileira, preta e casada não coincide com a história que eles esperam. Eles não contavam que essa mesma pessoa podia ter pago sua própria viagem, possuía dinheiro, decidiu viajar sem marido e filha, estadia e principalmente liberdade para viver uma viagem de férias!”, diz o post.

Nos stories, ela destacou os olhos inchados “de tanto chorar”. Por causa da situação à qual foi submetida pela imigração do país, Ana Paula disse que acabou perdendo o segundo voo que tinha marcado.

A influenciadora, que também é colunista de Universa, contou que teve a ajuda de sua rede de apoio e destacou a atuação de um atendente do aeroporto que colaborou para que a situação fosse resolvida. Segundo ela, ele estava “disposto a descobrir” quem ela é “para além da sua imaginação estereotipada”.

Ao fim do desabafo, Xongani deixou um recado sobre a forma como o mundo, de modo geral, tem discriminado mulheres negras ao longo dos séculos.

“Se o mundo ainda não está preparado para ver potência em uma mulher preta, que tenhamos uma rede forte para nos trazer sustentação, entenderam?! […] Enfim, estamos em Portugal! Bora superar mais essa e viver o que há para viver?! A missão de me sentir uma cidadã do mundo segue em pé! Me desejem boa sorte!!!”

+ sobre o tema

Vídeo mostra Lázaro Ramos explicando para filha sobre cabelos crespos: “Nossa coroa”

O ator Lázaro Ramos abordou conscientização e ancestralidade ao compartilhar um...

Suspeito de matar rapper Tupac Shakur em 1996 é preso nos EUA

O suspeito de assassinar a tiros em 1996 o...

A presença de uma Juíza Negra no STF é uma questão de coerência, reparação histórica e justiça

A Constituição Federal, estabelece como objetivo da República Federativa...

Banco do Brasil é alvo de inquérito inédito sobre papel na escravidão e MPF pede reparação

O Ministério Público Federal (MPF) notificou o Banco do...

para lembrar

Nem tudo era italiano …

Este brilhante trabalho foi apresentado originalmente em 1995 como...

Além de odiar as mulheres, atirador de Santa Bárbara era racista, diz jornal americano

"Como pode garoto negro conquistar uma menina e não...

Coisas que uma sociedade racista faz por você

Você, um belo dia, está na faculdade e vem...

Denúncias de racismo na internet crescem 81% em 2014, aponta levantamento de ONG

Aumento foi observado na comparação entre os primeiros semestres...
spot_imgspot_img

Camilo Cristófaro, 1º vereador de São Paulo a perder mandato por racismo, é investigado também por rachadinha

Na última terça-feira (19), uma sessão marcou a história da Câmara Municipal de São Paulo, quando determinou pela primeira vez a cassação de um vereador por...

‘Coisa de preto’ 2

Num país onde há racismo sem racistas, a cassação do mandato do vereador Camilo Cristófaro (Avante) pela Câmara Municipal de SP é uma vitória a ser...

Luísa Sonza fecha acordo por fim de processo por racismo contra advogada

A cantora Luísa Sonza fechou um acordo com a advogada Isabel Macedo para encerrar o processo em que era acusada de racismo. O trato...
-+=