Ana Paula Xongani relata racismo em aeroporto de Portugal: ‘Foi traumático’

FONTEUniversa
Ana Paula Xongani relata racismo em Portugal Imagem: Alile Dara/UOL

A influenciadora Ana Paula Xongani foi às redes hoje (11) denunciar um episódio de racismo que sofreu ao chegar em um aeroporto de Portugal. No post publicado no Instagram, ela afirmou que ao desembarcar foi encaminhada para a sala da Polícia Federal, onde estavam outros seis brasileiros, segundo ela todos negros.

Ela definiu o momento como “traumático” e contou que ficou por cerca de sete horas no local, onde passou “fome, medo, angústia, ansiedade, estresse”, sem saber se poderia continuar a viagem.

“O motivo? Simples! Uma mulher, brasileira, preta e casada não coincide com a história que eles esperam. Eles não contavam que essa mesma pessoa podia ter pago sua própria viagem, possuía dinheiro, decidiu viajar sem marido e filha, estadia e principalmente liberdade para viver uma viagem de férias!”, diz o post.

Nos stories, ela destacou os olhos inchados “de tanto chorar”. Por causa da situação à qual foi submetida pela imigração do país, Ana Paula disse que acabou perdendo o segundo voo que tinha marcado.

A influenciadora, que também é colunista de Universa, contou que teve a ajuda de sua rede de apoio e destacou a atuação de um atendente do aeroporto que colaborou para que a situação fosse resolvida. Segundo ela, ele estava “disposto a descobrir” quem ela é “para além da sua imaginação estereotipada”.

Ao fim do desabafo, Xongani deixou um recado sobre a forma como o mundo, de modo geral, tem discriminado mulheres negras ao longo dos séculos.

“Se o mundo ainda não está preparado para ver potência em uma mulher preta, que tenhamos uma rede forte para nos trazer sustentação, entenderam?! […] Enfim, estamos em Portugal! Bora superar mais essa e viver o que há para viver?! A missão de me sentir uma cidadã do mundo segue em pé! Me desejem boa sorte!!!”

-+=
Sair da versão mobile