Angola garante apoios à realização dos Jogos Africanos de 2011 em Maputo

O Governo angolano vai dar apoio técnico a Moçambique para a realização dos X Jogos Africanos de 2011, em Maputo, no quadro de um acordo de cooperação hoje rubricado na capital moçambicana, abrangendo vários domínios.

O ministro moçambicano das Finanças, Manuel Chang, e a ministra angolana do Planeamento, Ana Dias Lourenço, assinaram o memorando de cooperação no fim da VIII sessão da comissão mista de cooperação bilateral entre Angola e Moçambique.

Os acordos são instrumentos rubricados no fim de cada sessão e indicam o estágio de cooperação de cada sector bem como os planos futuros nas diferentes áreas, designadamente Defesa e Segurança, Política e Diplomacia, Agricultura e Finanças.

O mesmo memorando abrange domínios do Interior, Juventude e Desportos, ministério responsável pela realização dos Jogos Africanos, em Setembro de 2011, também conhecidos como olimpíadas africanas, que envolvem 4000 membros de apoio e 6000 atletas.

A organização dos X Jogos Africano está avaliada em mais de 190 milhões de euros.
“Queremos solicitar o apoio técnico e organizacional para a realização deste evento”, disse o ministro das Finanças de Moçambique.

De seguida, Ana Dias Lourenço assegurou o “apoio de Angola, que tem muita experiência na organização deste tipo de eventos”.

O memorando, hoje rubricado, indica também os mecanismos para a materialização da intenção de Angola de perdoar metade da dívida de Moçambique estimada em 54 milhões de euros, no âmbito de um acordo político já rubricado.

Durante a sessão da comissão mista de cooperação bilateral, técnicos moçambicanos e angolanos analisaram os mecanismos para resolver a proposta de redução da dívida em 50 por cento, cujo remanescente será amortizado em forma de ativos, a serem utilizados em investimentos.

Contudo, Manuel Chang disse que a pretensão do Estado moçambicano em ver a sua dívida perdoada ainda vai levar o seu tempo.

Ana Dias Lourenço sublinhou, porém, a importância da interacção entre Moçambique e Angola “na concretização dos objectivos finais”.

“A nossa cooperação já tem 20 anos e ela é abrangente. Parece-me que há elementos concretizantes. Na prática, a nossa intenção é fortalecer os laços da nossa cooperação”, sublinhou a governante angolana.

Fonte: Oje

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

“Malês”, de Antonio Pitanga, tem sessão especial no Palácio da Alvorada neste sábado, com presença do elenco e ministros

Neste sábado, 6 de setembro, o Palácio da Alvorada recebe uma sessão especial de “Malês”, filme dirigido por Antonio Pitanga que retrata a Revolta dos...

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...