África na conferência sobre pequena infância em Moscovo

Moscovo, Rússia (PANA) – Pelo menos 20 ministros africanos participam na 1ª Conferência Mundial sobre a Educação e a Proteção da Pequena Infância, iniciada esta segunda-feira em Moscovo, na Rússia, na presença da diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Irina Bokova, constatou a PANA no local.

Os ministros africanos, os seus homólogos de cerca de 40 outros países do mundo e os outros participantes farão durante três dias o balanço das políticas educativas a favor da pequena infância.

Eles adotarão, no termo dos debates em sessões plenárias e temáticas, um Plano de Ação Mundial sobre a Educação e a Proteção da Pequena Infância.

“A conferência regional realizada em Novembro de 2009 em Dakar (Senegal) permitiu a África dispor duma série de recomendações e de propostas sobre esta questão. Para África, é importante manter esta dinâmica durante este encontro”, declarou à PANA o secretário executivo da Associação para o Desenvolvimento de África (ADEA), Ahlin Byll-Cataria.

Uma sessão específica consagrada à experiência africana em matéria de educação e de proteção da pequena infância será presidida terça-feira pelo ministro queniano da Educação, Sam Ongeri, presidente em exercício da Conferência dos Ministros Africanos da Educação.

“Esta conferência é uma excelente oportunidade para encorajar os ministros africanos a atribuir uma atenção particular à educação e à proteção da pequena infância. Desejamos que eles aproveitem isto para lembrar aos parceiros para o desenvolvimento os impactos essenciais relativos a este setor”, acrescentou Byll-Catharia.

Os participantes na conferência, organizada conjuntamente pela UNESCO e pela Federação da Rússia com o apoio da ADEA, esperam, no fim dos seus trabalhos, obter a inscrição da educação e da proteção da pequena infância no centro das agendas políticas nacionais e internacionais.

 

Fonte: Panapress

+ sobre o tema

Congo: Milhares de delegadas esperadas no III congresso internacional da mulher negra

Fonte: Angola Press - Kinshasa - Pelo menos mil mulheres...

Para conter influência chinesa, Europa quer devolver arte à África

França, Alemanha, Reino Unido e Bélgica começam a fazer...

O Cristo Negro e a invisibilidade dos afro-peruanos

No Peru, quem não tem o sangue dos incas...

para lembrar

Fundação Cultural Palmares lança Edital para apoio a Projetos

Fonte: Areté Educar Fundação Cultural Palmares lança Edital para...

Filha de Nelson Mandela visita hotel da seleção em Joanesburgo

Zenani vai à concentração da equipe brasileira para retribuir...

#Kony2012: Os problemas de Uganda são outros

Com retratos simplistas e paternalistas sobre problemas africanos, vídeo...

Cultura afro-brasileira é tema de imersão no Red Bull Station

Projeto AfroTranscedence será realizado de 26 a 29 de...
spot_imgspot_img

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...
-+=