Angola garante apoios à realização dos Jogos Africanos de 2011 em Maputo

O Governo angolano vai dar apoio técnico a Moçambique para a realização dos X Jogos Africanos de 2011, em Maputo, no quadro de um acordo de cooperação hoje rubricado na capital moçambicana, abrangendo vários domínios.

O ministro moçambicano das Finanças, Manuel Chang, e a ministra angolana do Planeamento, Ana Dias Lourenço, assinaram o memorando de cooperação no fim da VIII sessão da comissão mista de cooperação bilateral entre Angola e Moçambique.

Os acordos são instrumentos rubricados no fim de cada sessão e indicam o estágio de cooperação de cada sector bem como os planos futuros nas diferentes áreas, designadamente Defesa e Segurança, Política e Diplomacia, Agricultura e Finanças.

O mesmo memorando abrange domínios do Interior, Juventude e Desportos, ministério responsável pela realização dos Jogos Africanos, em Setembro de 2011, também conhecidos como olimpíadas africanas, que envolvem 4000 membros de apoio e 6000 atletas.

A organização dos X Jogos Africano está avaliada em mais de 190 milhões de euros.
“Queremos solicitar o apoio técnico e organizacional para a realização deste evento”, disse o ministro das Finanças de Moçambique.

De seguida, Ana Dias Lourenço assegurou o “apoio de Angola, que tem muita experiência na organização deste tipo de eventos”.

O memorando, hoje rubricado, indica também os mecanismos para a materialização da intenção de Angola de perdoar metade da dívida de Moçambique estimada em 54 milhões de euros, no âmbito de um acordo político já rubricado.

Durante a sessão da comissão mista de cooperação bilateral, técnicos moçambicanos e angolanos analisaram os mecanismos para resolver a proposta de redução da dívida em 50 por cento, cujo remanescente será amortizado em forma de ativos, a serem utilizados em investimentos.

Contudo, Manuel Chang disse que a pretensão do Estado moçambicano em ver a sua dívida perdoada ainda vai levar o seu tempo.

Ana Dias Lourenço sublinhou, porém, a importância da interacção entre Moçambique e Angola “na concretização dos objectivos finais”.

“A nossa cooperação já tem 20 anos e ela é abrangente. Parece-me que há elementos concretizantes. Na prática, a nossa intenção é fortalecer os laços da nossa cooperação”, sublinhou a governante angolana.

Fonte: Oje

+ sobre o tema

A importância da democracia direta

A Suíça vive nos últimos tempos um novo...

Brasil tem novo Centro de Estudos Africanos

  O Centro terá como sede a Universidade Federal do...

10 ideias errôneas que temos sobre a África

Uma jornalista da Namíbia, Christine Vrey, estava revoltada com...

para lembrar

Nasce um novo movimento social nos Estados Unidos

A presença de um amplo leque de sindicatos transformou...

Defensor dos direitos humanos é eleito presidente da Alemanha

O parlamento alemão elegeu neste domingo Joachim Gauck, um...

Funeral de Chris Lighty reúne estrelas do hip-hop em NY

Diddy, 50 Cent, LL Cool J, Q-Tip, Russell Simmons...

Bono desafia Lula: vamos fazer juntos um Bolsa Família planetário

Ex-presidente e vocalista da banda U2 se encontraram nesta...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=