Angola garante apoios à realização dos Jogos Africanos de 2011 em Maputo

O Governo angolano vai dar apoio técnico a Moçambique para a realização dos X Jogos Africanos de 2011, em Maputo, no quadro de um acordo de cooperação hoje rubricado na capital moçambicana, abrangendo vários domínios.

O ministro moçambicano das Finanças, Manuel Chang, e a ministra angolana do Planeamento, Ana Dias Lourenço, assinaram o memorando de cooperação no fim da VIII sessão da comissão mista de cooperação bilateral entre Angola e Moçambique.

Os acordos são instrumentos rubricados no fim de cada sessão e indicam o estágio de cooperação de cada sector bem como os planos futuros nas diferentes áreas, designadamente Defesa e Segurança, Política e Diplomacia, Agricultura e Finanças.

O mesmo memorando abrange domínios do Interior, Juventude e Desportos, ministério responsável pela realização dos Jogos Africanos, em Setembro de 2011, também conhecidos como olimpíadas africanas, que envolvem 4000 membros de apoio e 6000 atletas.

A organização dos X Jogos Africano está avaliada em mais de 190 milhões de euros.
“Queremos solicitar o apoio técnico e organizacional para a realização deste evento”, disse o ministro das Finanças de Moçambique.

De seguida, Ana Dias Lourenço assegurou o “apoio de Angola, que tem muita experiência na organização deste tipo de eventos”.

O memorando, hoje rubricado, indica também os mecanismos para a materialização da intenção de Angola de perdoar metade da dívida de Moçambique estimada em 54 milhões de euros, no âmbito de um acordo político já rubricado.

Durante a sessão da comissão mista de cooperação bilateral, técnicos moçambicanos e angolanos analisaram os mecanismos para resolver a proposta de redução da dívida em 50 por cento, cujo remanescente será amortizado em forma de ativos, a serem utilizados em investimentos.

Contudo, Manuel Chang disse que a pretensão do Estado moçambicano em ver a sua dívida perdoada ainda vai levar o seu tempo.

Ana Dias Lourenço sublinhou, porém, a importância da interacção entre Moçambique e Angola “na concretização dos objectivos finais”.

“A nossa cooperação já tem 20 anos e ela é abrangente. Parece-me que há elementos concretizantes. Na prática, a nossa intenção é fortalecer os laços da nossa cooperação”, sublinhou a governante angolana.

Fonte: Oje

+ sobre o tema

Será que ele é?

Por: Jotabê Medeiros O que credencia um Aleijadinho a...

Jovem promessa do ténis de mesa integra selecção para o Africano

Eugénio Cuquemba é a novidade entre os seis...

Mãe larga vida na Bahia para ajudar filho a ser bailarino no Bolshoi

JULIANA COISSI A auxiliar de cozinha Marluce Conceição Rodrigues da...

Hoje na história: Dia da África celebra cultura e história do continente

Uma das principais raízes brasileiras ganha destaque nesta semana...

para lembrar

Charlotte, a primeira rainha da Inglaterra ‘descendente de africanos’

Muito antes do recém-nascido Archie, filho do príncipe Harry...

Os macuas e a revolta no navio negreiro na Bahia

Por Malachiyah Ben Ysrayl Prisioneiros de guerra sequestrados do continente...

Fãs criticam participação do MC Valter no ‘BBB’ e rappers o apoiam

Músicos como Emicida, Rappin Hood e Max B.O. defendem...
spot_imgspot_img

“O terreiro também é uma causa”, afirma o professor e babalorixá Sidnei Nogueira

Sidnei Nogueira é uma voz essencial no debate sobre intelectualidade negra, racismo religioso e a presença das religiões de matriz africana no Brasil. Aos...

Mais de 700 obras de arte afro-brasileiras serão repatriadas dos EUA para o Muncab, de Salvador, em 2025

José Adário tinha 11 anos quando, no final dos anos 1950, começou a aprender com um mestre o ofício ao qual dedicou sua vida...

Clássico de Carolina Maria de Jesus será lançado em audiolivro na voz de Tatiana Tiburcio

Obra mais conhecida de Carolina Maria de Jesus, "Quarto de despejo" será lançado no fim deste mês em audiolivro inédito pela Supersônica na voz de...
-+=