Angola: Oralidade angolana fortalece teatro

Luanda – O actor Meirinho Mendes declarou hoje, quinta-feira, em Luanda, que a oralidade angolana favorece e fortalece o imaginário cénico, considerando o país um dos mais fortes à nível da tradição oral.

No Portal ANGOP

Em declarações à Angop, afirmou que Angola é um país jovem, onde o teatro assenta essencialmente na riqueza oral, sublinhando que “somos dos países mais fortes a nível da tradição oral”.

Acrescenta que o dialectos e língua maternas, como o quimbundo, umbindo, fiote, kikongo e ngangula facilitam a criação de uma base oral e o imaginário cénico.

Comparou a outras realidades, como a do Brasil, onde a arte se assenta exclusivamente na língua do colonizador, limitando-a.

Falou da necessidade de massificar a arte enaltecendo a contribuição de grupos como o Elinga Teatro, Horizonte Zimba Mbandi, a fundação Sinduka Dokolu que têm uma vertente mais académica, levando o teatro mais científico até a algumas escolas.

Defendeu acções para preservar e proteger teatro angolano, referindo que o Brasil é um exemplo no estudo do teatro negro, a cultura negra e a afro-descendência.

Acha que a “mãe África” só tem é que preservar e enaltecer tudo que foi um caminho percorrido apesar de triste, devido a escravidão, mas que se tornou num triângulo culturalmente africano e forte.

Considerou fundamental a criação de espaços para a exibição das manifestações cénicas, bem equipados, que permitam exercer a actividade com alguma dignidade.

Meirinho Mendes acha importante investir-se mais na área produção artística e cultural, que ainda apresenta lacunas.

Acredita que a música já está um pouco mais independente, enquanto as artes cénicas parecem muito dependentes dos apoios do ministério da Cultura.
Falou da necessidade de promover e incentivar o mecenato e sugeriu que, a semelhança de muitos países, a criação de leis que obriguem os empresários a contribuir financeiramente para a promoção cultural.

“Os empresários têm de ter esta sensibilidade cultural. Não devem apenas usufruir do património nacional. Devem contribuir para a preservação e massificação cultural.

+ sobre o tema

Racismo ambiental: África na rota dos lixos do ocidente

  A quantidade de resíduos produzidos no mundo nos últimos...

Yohan Blake, o homem mais rápido do mundo. Entre os mortais

Caro(a) leitor (a), não estranhe o título do...

Ator indígena de ‘O último dos moicanos’ morre aos 71 anos

Russell Means foi um dos principais ativistas do movimento...

Conheça o cantor Michael Kiwanuka

Filho de Ugandenses o britânico Michael Kiwanuka ficou...

para lembrar

Isabel Fillardis interpreta cantora que desafiou preconceitos no século 19

O sorriso generoso de Isabel Fillardis já denuncia que...

Spike Lee confirmado para refilmagem de Oldboy

Foi confirmado nesta segunda-feira (11) o nome do diretor...

Morre o ator e cineasta Zózimo Bulbul, aos 75 anos

O ator e cineasta Zózimo Bulbul morreu nesta quinta-feira...

24º Festival Internacional de Curtas destaca autonomia feminina

Festival Internacional de Curtas de São Paulo foca em...
spot_imgspot_img

Representatividade nos palcos: projeto tem aulas de teatro centradas no protagonismo negro

Desenvolver sonhos e criar oportunidades foram os combustíveis para a atriz, pedagoga e mestre de artes cênicas Graciana Valladares, de 36 anos, moradora de Cavalcanti,...

Espetáculo bilíngue português/Libras homenageia grandes atrizes do teatro brasileiro 

Um mergulho na história, no tempo e no agora é o que traz "CADUCA", espetáculo teatral baseado na trajetória das atrizes Lizette Negreiros e...

Salgueiro apresenta espetáculo em homenagem a Mercedes Baptista no Theatro Municipal

Completando 70 anos em 2023, os Acadêmicos do Salgueiro, mais uma vez, fazem jus às palavras de Nelson Andrade e mostram que, muito mais...
-+=