Antropóloga norte-americana Sheila Walker visita Salvador

O Núcleo de Gênero do Coletivo de Entidades Negras (CEN), entidade nacional do movimento negro, em parceria com a Sepromi – Secretaria de Promoção da Igualdade e a SPM-Secretaria de Politicas para Mulheres, recebe em Salvador a antropóloga norte-americana Sheila S. Walker, diretora-executiva da Afrodiáspora, Inc., organização sem fins lucrativos que cria documentos e materiais didáticos sobre a Diáspora Africana Mundial.

Do Revista Quilombo

Walker foi diretora do Programa de Estudos da Diáspora Africana e professora de Antropologia no SpelmanCollege, uma universidade de mulheres afro-americanas em Atlanta (Georgia), e da Universidade de Texas, em Austin. Nesta última, a PhD foi diretora do Centro de Estudos Africanos e Africanos-Americanos.

Na capital baiana, a professora participará de eventos em comemoração ao Dia da Mulher Afro-LatinoAmericana e Caribenha, que marca o mês  com diversas manifestações afro-feministas. O encontro com Sheila Walker acontece no dia 04 de julho de 2017 às 14h, no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória.

Coordenadora de Gênero do CEN, a pesquisadora Iraildes Andrade explica que, no encontro, Sheila Walker apresentará seu trabalho “Imagens empoderadoras de mulheres negras: da pré-história à diáspora africana de hoje”, com projeção de imagens para mostrar como a mulher pré-histórica mudou a maneira de compreender as origens do ser humano na África e de mulheres negras que influenciaram a história e cultura humana.

Ainda na visita a Salvador,  ela também visitará a Casa de Oxumaré, na Federação, a Feira de São Joaquim, na Calçada, e as sedes do CEN e do Olodum, no Pelourinho.

No final de semana, irá para Ilha de Mar Grande, bairro separado da capital pelas águas da Baía de Todos os Santos. Lá, Sheila Walker visitará o amigo Babalorixá Antônio Carlos, conhecido como Carlinhos do Acarajé, que mora em Miami e estará em obrigação religiosa no terreiro. Ela participará da festa de Ogum do templo.

 

+ sobre o tema

Veto Já! Contra o golpe em nossos corpos e direitos

Contra o retrocesso, o racismo, a violência e Pelo...

Quase 50 anos depois, clássico da literatura negra chegará ao Brasil

Clássico da literatura negra chegará ao Brasil: chegará às...

estilista baiana, Mônica Anjos, apresenta sua nova coleção em São Paulo

Bazar VIP será promovido, neste sábado dia 9, para...

Rebeca Andrade fica em 5º lugar no solo com Baile de Favela nas Olimpíadas

Um passo. Foi isso que separou Rebeca Andrade de...

para lembrar

1,5 milhão de mulheres negras são vítimas de violência doméstica no Brasil

Elas representam 60% das 2,4 mi de agredidas. Reportagem...

A primeira juíza mulher da NBA e sua história de resistência

“Eu sabia que todo mundo estava esperando que eu...

É Tempo de Anastácia!

Quantas de nós, mulheres negras, ainda somos silenciadas nos...

Maria Júlia Coutinho será a primeira mulher negra a apresentar o Jornal Nacional

Jornalista entra para o rodízio de apresentadores do noticiários...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=