Uma psicóloga no lugar certo

Maria Alice da Cruz estreia sua coluna sobre perfis de alunos e funcionários negros da Unicamp

Por Maria Alice da Cruz Do Unicamp

Os olhos espertos da menina Renata Cristina Augusto Cardozo radiografavam o jovem campus universitário de Barão Geraldo, onde sua mãe, Nadir Augusto Cardoso, trabalhava. Estavam na década de 1970, momento em que a profissionalização ainda era privilégio de poucos brasileiros de família negra, mas a menina transportou seu sonho para a juventude, até se tornar a psicóloga Renata Cardozo, em 1998. “A Unicamp foi o lugar onde pude olhar para mim e descobrir que tinha potencial profissional, porque naquela época, como a maioria das famílias negras do Brasil, era normal acreditar que o único ambiente de trabalho para nós era a ‘casa de família’. Era o momento em que grande parte da comunidade negra deixava de trabalhar na casa dos outros para procurar uma carreira profissional, por meio das entidades como Guardinha e Patrulheiros.” Com este pensamento, incumbiu a mãe de buscar um local na Unicamp em que pudesse trabalhar.

Protagonista de uma das muitas histórias escondidas na vasta produção da Unicamp, a psicóloga da Prefeitura do Campus acredita ter estreado no mundo do trabalho no lugar certo, em 1984, aos 14 anos, num espaço de debate e reivindicações: o Diretório Central de Estudantes (DCE). Naquele momento, se confirmou o desejo pela psicologia. “Ali, pude olhar para mim e ao redor e descobrir meu potencial profissional.No DCE, descobri, também, que já havia um conjunto de pautas de reivindicações estudantil, onde pude começar a olhar sobre a questão racial, e isso foi importante no processo de construção de minha identidade”, recorda.

Naquele momento, o olhar de futura psicóloga projetou-se também para o ambiente externo à universidade. Engajou-se ainda jovem no movimento negro, onde encontrou as amigas da Casa Laudelina, uma frente feminina que exerce um trabalho social importante em Campinas. Nestas veredas do bem-fazer, a psicóloga passou a integrar também o projeto Promotoras Legais Populares, tocado por pessoas de vários segmentos sociais unidas no debate e no combate à violência contra a mulher.

Psicóloga organizacional, no início dos anos 2000, em parceria com a Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) da Unicamp, Renata Cardozo desenvolveu ações para reduzir o desgaste físico de um grupo de profissionais da área operacional da Prefeitura do Campus, por meio de remanejamentos e acolhimento. “Havia um contingente operacional grande na Prefeitura do Campus, onde atuei como psicóloga. O tempo de permanência e a idade fazem com que algumas atividades se tornem pesadas e precisamos realocar os funcionários, porém a mudança de uma função com a qual está acostumado para outra tem de ser feita de forma positiva”, declara. Antes de chegar à Prefeitura do Campus, ela atuou também na área administrativa do Núcleo de Estudos Psicológicos (NEP) e no Parque Botânico.

Nestes 33 anos de dedicação à Universidade, é impossível não construir seu próprio pensamento crítico e, no caso de Renata Cardozo, com fundamento na literatura e na observação do comportamento humano. Atualmente, concilia as atividades na Coordenadoria de Ações Culturais (CAC) – onde atua como empréstimo – com a participação no Fórum de Integração cultural Afro-brasileira da Unicamp (Ficafro), espaço de troca entre profissionais negros da Universidade para levantamento de iniciativas, trabalhos e pesquisas que abordem questões raciais.

Um dos temas pertinentes no Ficafro é a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, criada pela Portaria nº 992, de 13 de maio de 2009, do Ministério da Saúde. Segundo Renata, trata-se de uma política transversal que visa à promoção da saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e a discriminação nas instituições e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a psicóloga, os resultados estimularam a realização da Feira de Mobilização Pró-Saúde da População Negra da Unicamp, realizada em outubro 2014 e 2015, a fim de oferecer prevenção e esclarecer sobre a prevalência de algumas doenças nesta etnia, entre elas pressão alta, diabetes, triglicérides e anemia falciforme. “O primordial desta política é a autodeclaração. Isso é importante para prevenção.”

Renata acredita que a Unicamp precisa estabelecer critérios reais de oportunidade para todos. “A Universidade precisa permitir que os funcionários trabalhem, se desenvolvam e cresçam; tenham a possibilidade de, ao longo da sua trajetória profissional, construir uma carreira. Que o racismo não seja motivo para um profissional ser colocado de lado”.

+ sobre o tema

para lembrar

Ana Paula Xongani estreia no GNT e se torna primeira brasileira com dreads em campanha de cabelos

A influenciadora digital fez os dreads durante uma viagem...

Precisamos reconhecer nossa palmitagem

Muito se tem discutido sobre a solidão da mulher...

Morre em Salvador a líder religiosa Makota Valdina

A educadora, líder religiosa e militante da causa negra,...

Um dia histórico para o Movimento das Mulheres

Ontem foi um dia histórico para o Movimento de...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=