Guest Post »

Aos 97 anos, Ruth de Souza é homenageada no carnaval carioca

Ruth de Souza estreou no cinema em 1948, e já fez quase quarenta filmes. Em 1954 tornou-se a  primeira atriz brasileira indicada ao premio de melhor atriz num festival internacional de cinema, no Festival Veneza, por seu trabalho em  Sinhá Moça (1954). Ruth chegou a protagonizar um filme norte-americano, rodado no Brasil.

Do Memórias Cinematográficas

Ruth de Souza, mulher negra idosa, sentada em uma cadeira de rodas na Sapucaí
Ruth de Souza durante o desfile (Foto: Roberto Filho/Brazil News)

Na noite de ontem, 02 de março, ela foi grande homenageada do desfile da Acadêmicos de Santa Cruz,do grupo de acesso, na Sapacuaí.

O abre-alas da Acadêmico de Santa Cruz, quarta escola a entrar na avenida, exibia uma representação do Teatro Experimental do Negro (TEN), companhia teatral brasileira que funcionou entre 1944 e 1961 propondo a valorização social do negro e da cultura afro-brasileira, fundada por Abadias Nascimento.

uth de Souza, que foi homenageada pela escola no enredo “Ruth de Souza – Senhora Liberdade, Abre as Asas sobre Nós”, entrou no TEN em 1945, onde integrou o primeiro grupo negro a subir ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

A atriz foi ovacinada pelo público, e não escondeu sua emoção durante o desfile. Mesmo para quem não gosta de carnaval, foi um momento emocionante.

Em maio Ruth de Souza completará 98 anos.

 

Related posts