Aparecida é a Nossa Senhora negra

Enviado por / FonteA TARDE

O Dia de Nossa Senhora Aparecida, proclamada pela Igreja Católica como padroeira do Brasil. Uma das características que mais chamam a atenção neste culto é a cor negra que caracteriza a imagem. A explicação de especialistas para este fenômeno é o tipo de argila com que ela foi fabricada, mas a simbologia do culto mariano, como é chamada a devoção a Maria, mostra que ela costuma assumir, em algumas situações, a face de um determinado povo que vive em estado de opressão.

“Podemos dizer que ela assume os muitos rostos dos seus filhos e nos faz lembrar daquela passagem do evangelho em que Jesus já na cruz diz ao seu discípulo João que ali está sua mãe e se virando para ela o aponta como seu filho. É um símbolo da importância que Maria teria na Igreja, pois João representa todos aqueles que formam a comunidade cristã”, explica o padre Marcos Studart, titular da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro do Imbuí em Salvador.

Foi assim em Lourdes, França, quando ela assumiu características de camponesa e no México, onde Nossa Senhora de Guadalupe apresenta traços indígenas. No caso de Nossa Senhora Aparecida, que tem este nome porque a imagem foi encontrada nas águas por pescadores, um dos seus milagres, inclusive, é a   libertação de um escravo.

Conta-se que em 1850, um escravo chamado Zacarias passou em frente ao santuário de Nossa Senhora Aparecida. Ele seguia escoltado por um feitor e com os  pulsos atados por grossas correntes. O escravo pediu permissão para rezar diante de  Nossa Senhora Aparecida e, milagrosamente, as correntes caíram deixando-o  livre.

Por conta da sua cor, Nossa Senhora Aparecida,  costuma ser saudada como a “santa negra” ou “a santa morena”.  Esta devoção a Maria faz, todos os anos, com que milhões de pessoas se dirijam ao templo dedicado a ela, localizado em Aparecida, São Paulo, que é o maior centro mariano do mundo.

Esta face de Maria tão próxima do povo brasileiro foi bem destacada nas décadas de 70 e 80 quando a Igreja Católica da América Latina vivia os tempos da Teologia da Libertação. A “opção preferencial pelos pobres”, que incluía dentre os muitos listados, negros e indígenas, da Conferência Episcopal (reunião dos bispos) em Puebla, México, em 1979, promoveu ações de aproximação maior da Igreja com os movimentos populares.

Fruto desta Igreja Católica mais renovada são organismos como a Pastoral Afro, que tem conquistado vitórias como o diálogo com as religiões afro-brasileiras, uma ação importante para o combate à intolerância religiosa. Esta abertura católica começou com o Concílio Vaticano II, realizado de 1962 a 1965. Os concílios são reuniões da alta cúpula católica para discutir e tomar decisões sobre diversos temas incusive os que envolvem doutrina. Um dos resultados deste concílio foi a realização das missas nas línguas nacionais e não mais em latim e com o sacerdote com as costas viradas para o povo, como acontecia anteriormente.

Esta festa de Nossa Senhora Aparecida é, a meu ver, extremamente rica em simbologia. Lembro de uma música de Padre Zezinho, pioneiro como padre-cantor, que, ao falar de Nossa Aparecida, usava versos como estes:

“Virgem tão serena/Senhora destes povos tão sofridos/Patrona dos pequenos e oprimidos/Derrama sobre nós as tuas graças/’.

Para quem quiser acompanhar a festa católica em Salvador  têm missas no Imbuí às 9 horas, 12 horas, 15 horas, 17 horas e 18 horas. Esta última será seguida de procissão. Na edição de amanhã de A TARDE tem uma reportagem assinada por mim sobre estas  muitas faces de Nossa Senhora.

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...