Apoio à democracia cresce, mas é menor no Sudeste

Pesquisa Ibope divulgada neste domingo revela que a satisfação dos brasileiros com a democracia cresceu 13 pontos em 2014, atingindo o percentual de 39% dos que se dizem “satisfeitos” ou “muito satisfeitos” com o regime democrático, no melhor nível desde 2010; no entanto, a região Sudeste é aquela que apresenta menor grau de satisfação: 32%, contra 50% no Nordeste; de acordo com o levantamento, o perfil do antidemocrático é o jovem de classe média, morador do Sudeste, com instrução e renda médias; ontem, manifestação em São Paulo apoiou a volta dos militares

247 – A satisfação dos brasileiros com o regime democrático cresceu 13 pontos em 2014 e atingiu o melhor nível desde 2010.

É o que mostra pesquisa Ibope, divulgada neste domingo pelo jornal Estado de S. Paulo. De acordo com o levantamento, 39% dos brasileiros estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o regime democrático.

No entanto, a pesquisa aponta resultados desiguais. O índice de satisfação atinge 50% no Nordeste e apenas 32% no Sudeste.

O mesmo levantamento aponta que existem 22% de brasileiros “nada satisfeitos” com a democracia. “Grupos extremistas são mais estridentes. Têm uma repercussão maior do que sua representatividade social”, diz o cientista Cláudio Couto, da Fundação Getúlio Vargas.

A pesquisa ainda traça o perfil médio do brasileiro antidemocrático. Ele seria jovem, morador do Sudeste, com renda média e nível de escolaridade mediano.

Os dados trazem um fator de perplexidade: por que a região supostamente mais “moderna” do Brasil estaria se transformando também na menos democrática?

Ontem, uma manifestação realizada em São Paulo a pedido do senador Aécio Neves (PSDB-MG), estava coalhada de pessoas com cartazes que pediam a volta dos militares.

 

Fonte: Brasil 247

+ sobre o tema

O Brasil deveria comercializar o que tem de melhor: o seu povo

Ouvi no rádio um moço – que falava muito...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

O relato tocante de uma vítima da ditadura

"Estou aqui como ministra de Estado, mas antes de...

Intelectuais discutem crise de representatividade na política

Dramaturgo inglês David Hare falou sobre distanciamento dos eleitores...

“Bem viver” indígena: caminho para reinventar a democracia?

Seminários sondam a partir desta segunda-feira, em S.Paulo, como...

Os desafios para efetivar gestão democrática em conferência de educação no Brasil

A Conferência Nacional de Educação (Conae), que acontece de 28 a 30 de janeiro em Brasília, tem uma missão nada simples: formular as diretrizes,...

Mais um ataque à democracia

Semana passada tirei da estante e reli trechos do livro "Como as Democracias Morrem", de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt. Tentava entender melhor o...

As mulheres trans torturadas pela ditadura na Argentina

“Nos anos da ditadura, não existiam leis para as mulheres trans. Para o Estado, simplesmente não existíamos.” Julieta González acende seu terceiro cigarro desde o...
-+=