Após 120 anos, universidade britânica devolverá estátua de bronze à Nigéria

Enviado por / FonteCNN, por Reuters

A Universidade de Aberdeen disse na quinta-feira (25) que devolverá uma estatueta do Bronze do Benim à Nigéria em algumas semanas.

A universidade é uma das primeiras instituições públicas a devolver um tesouro à África mais de um século depois de a Grã-Bretanha saquear esculturas e leiloar para colecionadores e museus ocidentais.

A universidade disse que a escultura de um Oba (governante) do Reino do Benim, deixou a Nigéria de forma “extremamente imoral” e o governo do país entrou em contato com autoridades do Reino Unido em 2019 para negociar seu retorno.

Isso aumentou a pressão para que os Bronzes do Benin (na verdade, esculturas em relevo de liga de cobre) retornassem aos seus locais de origem.

Neil Curtis, chefe de museus e coleções especiais de Aberdeen, disse que o Bronze comprado pela instituição em 1957 foi “claramente saqueado”. “Ficou claro que tínhamos que fazer algo”, disse.

O professor Abba Isa Tijani, diretor-geral da Comissão Nacional de Museus e Monumentos da Nigéria, disse que a importância de exibir o Bronze dentro da Nigéria pela primeira vez em mais de 120 anos era inexplicável.

“É parte da nossa identidade, parte da nossa herança que nos foi tirada por muitos anos”, disse Tijani.

Os soldados britânicos apreenderam em 1897 milhares de peças de metal do Reino do Benim, que hoje faz parte do território da Nigéria, quando estava sob domínio britânico.

O Museu Britânico, que detém centenas de esculturas juntamente com vários outros museus, formou um Grupo de Diálogo para discutir a exibição e empréstimo das esculturas na Cidade do Benim, na Nigéria. As discussões ainda estão em andamento.

A Alemanha está negociando devolver 440 bronzes do Benim ainda este ano. A Jesus College, da Universidade de Cambridge, disse que finalizou as documentações e que em dezembro irá devolver outro bronze.

Tijani disse que os museus dos EUA também concordaram em devolver mais dois Bronzes.

O governador do estado de Edo, onde a Cidade de Benim é a capital, planeja construir um centro para armazenar e estudar os artefatos devolvidos até o final de 2021 e um museu permanente até 2025.

O artista e nativo do estado de Edo, Victor Ehikhamenor, disse esperar que a decisão leve outros a seguirem o exemplo. “Como algumas dessas obras estão faltando em nosso ambiente, as pessoas não conseguem contextualizar claramente de onde viemos”, disse Ehikhamenor.

 

+ sobre o tema

Pan-Africanismo

Pan-africanismo é o nome dado a uma ideologia que...

A Rainha Guerreira Nzinga

Na África como nas Américas resistiram à dominação colonial...

Aos 93 anos, Nelson Mandela é internado com dores abdominais

Ícone sul-africano da luta contra o apartheid, Nelson Mandela,...

O jovem Mandela: um relato romanceado

A Editora Nova Alexandria lança, em maio, o relato...

para lembrar

spot_imgspot_img

Literatura africana em sala de aula: uma proposta didática

A relação entre história e literatura vem de longa data. A narrativa literária é considerada uma das fontes de produção do conhecimento histórico sobre...

Quilombo na Bahia recebe certificado de território iorubá de rei na Nigéria

A comunidade quilombola Quingoma é o primeiro lugar no Brasil a receber a certificação de território iorubá. A cerimônia ocorreu no último domingo (19) com a presença...

Rei yorubá é recepcionado por candomblecistas no Rio

Lideranças do Candomblé estiveram na noite deste sábado, 18, no Palácio Tiradentes para a recepção do Rei da cidade de Ifẹ̀, na Nigéria, Adéyeye...
-+=