Após “adote bandido”, Sheherazade e SBT são denunciados por apologia ao crime – Por: Patrícia Moraes

O Ministério Público deverá investigar comentário polêmico da jornalista a pedido da deputada Jandira Feghali

A frase “adote um bandido” dita por Rachel Sheherazade no “Jornal do SBT” continua gerando polêmica. Nessa terça-feira (12), a deputada Jandira Feghali (RJ), líder do PCdoB na Câmara, entrou com representação junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a jornalista e o SBT pelo crime de apologia e incitamento ao crime, à tortura e ao linchamento, caracterizado no art. 287 do Código Penal.

A deputada solicitou a instauração de um inquérito para investigar o comentário de Rachel após decisão unânime da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concordar com a possibilidade de investigação criminal pelo Ministério Público.

Jandira sugere ainda que a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) interrompa o repasse de verbas oficiais à emissora durante a investigação. Ao iG, o representante da parlamentar informou que a Secom deve aplicar pena administrativa de proibição dos repasses e a análise da própria concessão do canal ao SBT caso a jornalista e a emissora sejam condenadas. 

Em 2013, o SBT recebeu R$ 150 milhões da União por propagandas e campanhas federais. “É inaceitável que uma emissora que explora uma concessão pública veicule através da jornalista uma mensagem de incitação ao ódio e contra os direitos humanos”, destacou a parlamentar. Para a deputada, a movimentação é para evitar que a intolerância continue sendo disseminada na sociedade, evitando crimes e violações de direitos humanos.

Procurados pelo iG, Rachel Sheherazade e o SBT preferiram não comentar o assunto.

Com Danilo Gentili

No “The Noite” desta quarta-feira (12), previsto para ir ao ar a partir da meia-noite, Danilo Gentili recebe Sheherazade para conversar sobre as polêmicas recentes, sobre sua história e sua vida pessoal. Rachel, fã da banda Iron Maiden, ainda foi convidada pelo Ultraje a Rigor para dividir o palco com os músicos e cantar o hit “Nós Vamos Invadir Sua Praia” .

Entenda a polêmica

A apresentadora do “SBT Brasil” se posicionou em fevereiro sobre o caso do rapaz de 16 anos, que supostamente roubou, e, como punição, foi amarrado nu a um poste no Rio de Janeiro e espancado por um grupo chamado de “Justiceiros”. Entre os comentários, Rachel sugeriu que os defensores dos Direitos Humanos adotassem um bandido.

Após o episódio, o SBT abriu espaço em seu telejornal para que Rachel esclarecesse seus comentários e passou a inserir uma tarja com a palavra “Opinião” toda vez que um apresentador se manifesta. Na ocasião, a emissora fez questão de deixar claro, por meio do âncora Joseval Peixoto, que as opiniões dos apresentadores não refletem a posição do canal. 

 

Fonte:  iG

 

+ sobre o tema

Resolução determina fim dos autos de resistência em registros policiais

Uma resolução conjunta do Conselho Superior de Polícia, órgão...

Querida “patroa” Branca

Apesar de não compreender muito bem o que faz...

Unicamp arma ofensiva contra atos de racismo no campus

Reitor vai montar Grupo de Trabalho e secretaria antirracismo,...

A invisibilidade do racismo, por Lázaro Ramos

Estou muito feliz e orgulhoso por participar dessa...

para lembrar

Contra a territorização evangélica de qualquer lugar

As cenas de traficantes da Região da Ilha do...

Um filme com Liam Neeson foi adiado no Brasil após o ator ser acusado de racismo

Protagonizado pelo ator irlandês Liam Neeson, 66 anos, o...

Tatuagem nazista impede barítono russo de cantar na Alemanha

Evgeny Nikitin tem uma cruz suástica desenhada no peito...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=