Após campanha com Gil e Emicida, Museu de Arte Negra bate meta para expo 3D

Após a realização de uma campanha com apoio de Gilberto Gil, Emicida, Sueli Carneiro, Mônica Francisco, Keyna Eleison, Totoro, Lucas Salles e outros pensadores e personalidades do meio artístico, o Museu de Arte Negra (MAN) bateu a meta de R$ 75 mil e criará uma plataforma interativa com acesso gratuito para abrigar sua primeira exposição digital. A estreia terá pinturas de Abdias Nascimento em 3D e realidade aumentada.

A primeira mostra virtual do MAN será lançada em novembro, mês da Consciência Negra, e contará com a colaboração de um corpo curatorial único para o seu desenvolvimento. “Costumava dizer Abdias Nascimento que arte é um ato de amor. Nós concordamos com isso e resolvemos combinar a plenitude do amor com a agilidade das novas tecnologias. Para nós, isso é inovação, é reparação e, claro, uma manifestação de amor inspirada em nossa ancestralidade”, dizem, em texto, os responsáveis pela iniciativa.

O acervo do Museu reúne aproximadamente 150 obras do poeta, escritor, dramaturgo, pensador, artista plástico e ativista panafricanista Abdias Nascimento (1914 – 2011) e 300 obras doadas por diversos outros artistas, entre desenhos, gravuras, pinturas e esculturas.

A coleção inclui ainda dezenas de prêmios, medalhas e peças de artesanato. Os itens datam de 1940 até o presente. O acervo reúne documentos históricos que registram a criação e o desenvolvimento do MAN enquanto espaço ativo da expressão cultural africana e afro-brasileira decolonial.

Professor Emérito da Universidade do Estado de Nova York, Abdias Nascimento foi deputado federal, senador da República e secretário do governo do Estado do Rio de Janeiro. Pelo conjunto de sua obra, foi oficialmente indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2010.

+ sobre o tema

Obras reveem advogado e combatente

Escravo liberto que conquistou respeito por sua força intelectual...

Batekoo lança selo musical de artistas negros

Coletivo que nasceu na Bahia apresenta novo projeto de...

Clipe de Michael Jackson gravado no Brasil supera 1 bilhão de plays no YouTube

"They don't care about us", clipe gravado por Michael...

Línguas africanas em debate na Bahía

A cidade brasileira de Salvador, capital do estado...

para lembrar

iAMO lança seu programa de residência artística audiovisual durante Festival de Cannes

O Instituto Audiovisual Mulheres de Odun (iAMO), presidido pela...

Livro sobre Whitney Houston lembra magia musical da cantora

Um novo livro sobre Whitney Houston escrito por seu...

PELOTAS: Semana Oficial da Consciência Negra

Fonte: Amigos de Pelotas -   Com um...

Aparição distorcida do negro na literatura reforça preconceito

Os escritores Nei Lopes, Conceição Evaristo, Paulo Lins e...
spot_imgspot_img

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=