Após campanha com Gil e Emicida, Museu de Arte Negra bate meta para expo 3D

Após a realização de uma campanha com apoio de Gilberto Gil, Emicida, Sueli Carneiro, Mônica Francisco, Keyna Eleison, Totoro, Lucas Salles e outros pensadores e personalidades do meio artístico, o Museu de Arte Negra (MAN) bateu a meta de R$ 75 mil e criará uma plataforma interativa com acesso gratuito para abrigar sua primeira exposição digital. A estreia terá pinturas de Abdias Nascimento em 3D e realidade aumentada.

A primeira mostra virtual do MAN será lançada em novembro, mês da Consciência Negra, e contará com a colaboração de um corpo curatorial único para o seu desenvolvimento. “Costumava dizer Abdias Nascimento que arte é um ato de amor. Nós concordamos com isso e resolvemos combinar a plenitude do amor com a agilidade das novas tecnologias. Para nós, isso é inovação, é reparação e, claro, uma manifestação de amor inspirada em nossa ancestralidade”, dizem, em texto, os responsáveis pela iniciativa.

O acervo do Museu reúne aproximadamente 150 obras do poeta, escritor, dramaturgo, pensador, artista plástico e ativista panafricanista Abdias Nascimento (1914 – 2011) e 300 obras doadas por diversos outros artistas, entre desenhos, gravuras, pinturas e esculturas.

A coleção inclui ainda dezenas de prêmios, medalhas e peças de artesanato. Os itens datam de 1940 até o presente. O acervo reúne documentos históricos que registram a criação e o desenvolvimento do MAN enquanto espaço ativo da expressão cultural africana e afro-brasileira decolonial.

Professor Emérito da Universidade do Estado de Nova York, Abdias Nascimento foi deputado federal, senador da República e secretário do governo do Estado do Rio de Janeiro. Pelo conjunto de sua obra, foi oficialmente indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2010.

+ sobre o tema

Eu sou Atlântica: sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento

O livro Eu sou Atlântica: sobre a trajetória de...

Dilma lamenta morte do baluarte negro Abdias Nascimento

A presidente Dilma Rousseff divulgou nota de pesar nesta...

Memória da Revolta dos Búzios será objeto de edital

Com o intuito de resgatar e preservar a memória...

para lembrar

spot_imgspot_img

Ó, Paí Ó 2 avança em 15 anos os temas que atravessam a população negra brasileira

“Tenho sempre um frisson quando eu encontro as atrizes e os atores do Bando de Teatro Olodum, porque são de verdade meus primeiros ídolos....

Exposição MÁSCARAS será aberta no Solar Ferrão, em Salvador

A exposição “Máscaras – entreATOS do acervo” será iniciada nesta quinta-feira (30), em Salvador, no Centro Cultural Solar Ferrão, localizado no Pelourinho. As obras fazem parte da coleção de Cláudio...

Influências africanas ilustram painéis artísticos que integram monumento que será inaugurado em São Luís

A Praça das Mercês abrigará o Monumento à Diáspora Africana, que busca visibilizar a contribuição do povo negro para a cultura e a identidade...
-+=