Um presídio certamente não é o melhor lugar para criar uma criança. Mesmo assim, muitas vezes é melhor para os pequenos estar em um ambiente assim do que longe das mães. O problema é quando as crianças que vivem no local passam a achar normal alguns dos comportamentos reproduzidos lá dentro.
Do Hypeness
Em Itajaí, Santa Catarina, o presídio feminino sofreu uma mudança para melhor após uma criança de apenas dois anos estender as mãos para ser algemada junto com a mãe. O incidente mostrou a necessidade da construção de um ambiente mais acolhedor para os filhos das detentas. Recentemente inaugurado, o novo espaço reproduz o ambiente de um quarto de bebê, com brinquedos e enfeites.
No momento, cinco bebês vivem no berçário, um deles com apenas uma semana de vida. No local, as mães podem permanecer em tempo integral com as crianças, garantindo todos os cuidados necessários até que eles completem seis meses. Após esse período, os bebês podem deixar o presídio e normalmente são encaminhados para os cuidados de outro membro da família.
Fotos: Reprodução RBS