Marco Aurélio Mello, de Montreal: As relações entre Américas, África e Ásia na abertura do FSM

Definitivamente o mundo está menor. Bastou um ponto de WiFi e outro de carga de bateria e pronto, há vida inteligente no planeta. Na abertura do Fórum Social Mundial (FSM) de Montreal, a Praça das Artes estava tomada por shows e discursos, não necessariamente nesta ordem.

Por Marco Aurélio Mello Do Viomundo

A fauna é variada. Vai de canadenses que não se conformam de, em pleno século XXI, protestar em defesa do meio ambiente ao direito das mulheres de terem a posse da terra na base do vulcão Kilimanjaro. Todos temas relevantes localmente e que somados dão a exata dimensão de como nosso planeta ainda é primitivo!

É contraditório um país como o Canadá reunir esta turma. Aqui, aparentemente há todas as condições de estado de bem estar social. Os ônibus circulam no horário, o metrô está integrado, há ciclovias por todo o lado e no verão vai todo mundo pra rua se divertir.

A contradição está na disposição em dar voz aos que não têm muitas vezes sequer o mínimo para sobreviver. Para nós estrangeiros é como se estivéssemos num sonho encantado, numa ilha de prosperidade. E, a propósito, fora Temer!

img-20160809-185543198-001

Mais cedo, as pessoas caminhavam pelo Gay Village, bairro que fica a uma estação de metrô de onde estou hospedado. No último domingo houve a parada LGBT. A região está toda decorada. Há turistas do mundo todo que vieram especialmente para a festa.

img-20160809-120619283-002

Lembrei-me do Jair Bolsonaro, causa de dor e arrependimento à própria mãe. A gente passa o tempo todo comparando com o Brasil. É natural que seja assim. É tudo muito, muito diferente.

Na barbearia a regra é não ter regra. Vale tudo o que o cliente quiser. Qualquer coisa.

ççç

E, ao contrário dos outros lugares, aqui se fuma maconha livremente nas ruas, sem que as pessoas se preocupem com isso. Aliás, desde que o cidadão esteja portando para uso próprio, nem a polícia o incomodará.

No supermercado, a variedade é boa e a qualidade dos produtos é indiscutível. Os preços são salgados. Em média 30% mais caros do que pagaríamos numa grande cidade, como São Paulo.

Mas não pense você que aqui não há lojas de um dólar canadense, correspondentes às de 1,99 brasileiras. A China conquistou o mundo pobre e rico. É admirável como chineses se instalam numa loja no centro para vender de tudo mas não são capazes de pronunciar uma única palavra em outro idioma.

Mas afinal o que há em comum entre um vulcão na África, uma fábrica de artigos baratos vindos da China e a preservação ambiental no Canadá? A resposta: estamos todos conectados nessa infinidade de cadeias globais, de trocas e de consumo desenfreado e desigual.

Encontrar uma solução para esse impasse é o grande desafio de todos nós aqui.

+ sobre o tema

Rio de Janeiro é o estado com mais mulheres negras concorrendo em 2018

Nas eleições de 2018, serão 1237 mulheres negras aptas a disputar...

Misture para degustar

Fui formada no erudito versus popular. Sendo que...

Pós-Obama, negros estão mais otimistas quanto ao futuro

Pesquisa divulgada ontem mostra também que a avaliação do...

para lembrar

Empatia organizacional para quem?

Primeiramente, gostaria de dizer que este texto foi escrito...

Terror imobiliário ou a expulsão dos pobres do centro de São Paulo

Terror imobiliário ou a expulsão dos pobres do centro...

AfroReggae: Vítima era um “mediador de conflitos”

Fonte: Folha de São Paulo - Evandro João da...

Wilson Gomes: Estado Islâmico já está entre nós

Um dos maiores especialistas em esfera pública no Brasil,...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=