Após novas ofensas racistas, Grêmio suspende organizada

Torcida Geral do Grêmio gritou cânticos com a palavra “macaco” na partida contra o Bahia no último domingo

O episódio de racismo envolvendo o goleiro Aranha, no duelo contra o Santos na semana passada, e a repetição de cânticos da torcida utilizando a palavra “macaco” na vitória de domingo sobre o Bahia, fizeram a diretoria do Grêmio agir. Nesta segunda-feira (1º), o clube anunciou a suspensão da torcida organizada Geral do Grêmio por “tempo indeterminado”.

Os torcedores da organizada foram identificados como culpados pelos cantos do último domingo, já que a tradicional música cantada pelas arquibancadas com os dizeres “olha a festa macaco” em provocação ao rival Internacional, é de autoria da Geral. Para evitar que o clube seja punido, a diretoria decidiu se mexer e ela própria aplicar uma punição nesta parte da torcida.

Após a partida de domingo, o presidente do clube, Fábio Koff, chegou a dar entrevista para repudiar o comportamento desta organizada. Segundo ele, os cânticos entoados domingo, logo na partida seguinte ao problema envolvendo o goleiro Aranha, foram uma ação proposital destes torcedores. Na quarta, a equipe será julgada no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e pode até ser excluída da Copa do Brasil.

De acordo com nota oficial divulgada nesta segunda, a torcida organizada Geral do Grêmio também está impedida de “utilizar as marcas de propriedade intelectual do clube”. A diretoria ainda explicou que está tentando identificar os torcedores responsáveis pelos cantos e pode puni-los, mas por enquanto eles não estão impedidos de ir ao estádio, apenas de utilizar a marca da torcida.

O clube ainda agradeceu e exaltou o comportamento do restante da torcida em meio à campanha para acabar com o racismo no estádio. “Aos torcedores, jogadores e funcionários do Grêmio e integrantes das demais torcidas organizadas, agradecemos pelo apoio e engajamento que sempre emprestaram às campanhas de conscientização realizadas pelo clube, especialmente no jogo do último domingo.”

 

Fonte: Jornal de Londrina

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

‘É preciso ajudar as pessoas a não praticarem mais esse tipo de violência’

Por: Isabella Sander A visita a Porto Alegre da ministra Luiza...

Punição ao Grêmio é histórica mas não basta

Maria Carolina Trevisan Pela primeira vez no mundo, um clube...

Aranha, do Santos, recebe movimento negro

O Santos Futebol Clube promoveu nesta tarde (13/11) uma...

A Educação nas teias do Aranha

Personagem conhecido em Campinas, o Aranha, ex-goleiro da Ponte...
spot_imgspot_img

Vaiado, Aranha diz que é “sempre assim” no Sul: “Vejo ódio na cara das pessoas”

Pai e filho levam cartaz com pedido de desculpas ao goleiro pelo episódio de injúria racial em 2014, mas comportamento da maioria da torcida...

Aranha recebe prêmio de direitos humanos por enfrentar o racismo

A manhã desta quinta-feira certamente não será esquecida por Aranha. No Palácio do Itamaraty, em Brasília, o goleiro santista foi homenageado na 20ª edição...

Caso Aranha: “Não se combate racismo com direito penal”

A opinião é de Silvio de Almeida, presidente do Instituto Luiz Gama, que questiona a aplicação de pena como única saída para o combate...
-+=