Após novas ofensas racistas, Grêmio suspende organizada

Torcida Geral do Grêmio gritou cânticos com a palavra “macaco” na partida contra o Bahia no último domingo

O episódio de racismo envolvendo o goleiro Aranha, no duelo contra o Santos na semana passada, e a repetição de cânticos da torcida utilizando a palavra “macaco” na vitória de domingo sobre o Bahia, fizeram a diretoria do Grêmio agir. Nesta segunda-feira (1º), o clube anunciou a suspensão da torcida organizada Geral do Grêmio por “tempo indeterminado”.

Os torcedores da organizada foram identificados como culpados pelos cantos do último domingo, já que a tradicional música cantada pelas arquibancadas com os dizeres “olha a festa macaco” em provocação ao rival Internacional, é de autoria da Geral. Para evitar que o clube seja punido, a diretoria decidiu se mexer e ela própria aplicar uma punição nesta parte da torcida.

Após a partida de domingo, o presidente do clube, Fábio Koff, chegou a dar entrevista para repudiar o comportamento desta organizada. Segundo ele, os cânticos entoados domingo, logo na partida seguinte ao problema envolvendo o goleiro Aranha, foram uma ação proposital destes torcedores. Na quarta, a equipe será julgada no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e pode até ser excluída da Copa do Brasil.

De acordo com nota oficial divulgada nesta segunda, a torcida organizada Geral do Grêmio também está impedida de “utilizar as marcas de propriedade intelectual do clube”. A diretoria ainda explicou que está tentando identificar os torcedores responsáveis pelos cantos e pode puni-los, mas por enquanto eles não estão impedidos de ir ao estádio, apenas de utilizar a marca da torcida.

O clube ainda agradeceu e exaltou o comportamento do restante da torcida em meio à campanha para acabar com o racismo no estádio. “Aos torcedores, jogadores e funcionários do Grêmio e integrantes das demais torcidas organizadas, agradecemos pelo apoio e engajamento que sempre emprestaram às campanhas de conscientização realizadas pelo clube, especialmente no jogo do último domingo.”

 

Fonte: Jornal de Londrina

+ sobre o tema

Professores defendem o sistema de cotas como forma de reparação e ampliação da diversidade

Os dois últimos especialistas a se apresentarem na audiência...

União dos Estudantes Judeus e SOS Racismo apresentam queixa contra 10 candidatos da Frente Nacional em França

Dez candidatos autárquicos do partido de extrema direita, liderado...

Alunos da Ufes protestam em volta de professor afastado por racismo

Ele foi suspenso em novembro de 2014 e voltou...

para lembrar

Covid-19 e a população negra brasileira

Na semana passada, a Relatora Especial Sobre Formas Contemporâneas...

Caso Rodrigo Branco. Até quando nós, brancos, vamos deixar racismo para lá?

Na segunda-feira à noite, um guia turístico "amigo" de...

Redução da maioridade penal legalizaria pornografia e álcool aos 16 anos

Atualmente, jovens com menos de 18 anos são protegidos pelo...
spot_imgspot_img

Felicidade guerreira

Já se perguntou se você é… racista? Indago porque pessoas negras costumam ouvir com indesejável frequência perguntas iniciadas com um "Você é… (três pontinhos)" se estiverem...

Educação antirracista completa 20 anos no papel com obstáculos na prática

Em 2024, o Brasil completa duas décadas de publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História...

Uma vida dedicada a proteger mulheres nos EUA, na África do Sul e na Índia

"O patriarcado é tão profundo que se torna normalizado, invisível. Ele está sistematizado na forma como nossas sociedades tratam as mulheres", ouvi da feminista...
-+=