Guest Post »

Após passagem por RR, rei da Noruega segue para reserva indígena

Rei Harald V viajou neste dia 22 para Reserva Yanomami, no Amazonas. 
Hutukara diz que visita foi a convite do líder indígena Davi Kopenawa

Após estada em Boa Vista, o rei da Noruega, Harald V, seguiu nesta segunda-feira (21) com uma comitiva para a Reserva Yanomami, região Novo Demini, no Amazonas. Segundo informações da Hutukara Associação Yanomami, em Roraima, a visita à Reserva é um convite do líder indígena Davi Kopenawa.

Conforme a Hutukara, há mais de 30 anos a Noruega apoia o povo Yanomami e, por isso, o líder indígena Kopenawa fez o convite para o rei conhecer a região. A Associação informou aoG1 que mais informações sobre a visita do rei na Reserva Indígena só poderão ser repassadas após o fim da missão.

Informações no site oficial da Embaixada da Noruega no Brasil relatam que, em 1983 autoridades norueguesas estabeleceram um apoio norueguês para os povos indígenas por meio de recursos destinados a Associações Indígenas e organizações não-governamentais (ONGs).

Segundo a Embaixada, a Noruega acredita que o apoio às organizações indígenas e indigenistas é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento desse povo para dar condições aos índios definirem o futuro desejado e o grau de integração com a sociedade não-indígena.

 

A milenar arte de educar dos povos indígenas

Índios protestam no Palácio do Planalto

A Lei das Cotas e os Povos Indígenas: mais um desafio para a diversidade

Direitos Humanos 

Fonte: G1

Related posts