Índios protestam no Palácio do Planalto

 

Cerca de 300 de índios protestaram em frente à entrada principal do Palácio do Planalto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC ) 215 e também contra portaria da Advocacia-Geral da União; os indígenas querem ser recebidos pela presidente Dilma Rousseff, que viajou a Lima para uma reunião da Unasul; como os indígenas não aceitaram se reunir, nesta sexta-feira, com o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, não houve acordo

Por: Heloisa Cristaldo

Brasília – Terminou sem negociação o protesto dos indígenas em frente à entrada principal do Palácio do Planalto. O movimento reivindicava uma reunião com a presidenta Dilma Rousseff para tratar de questões indígenas.

O secretário Nacional de Articulação Social da Secretaria Geral da Presidência da República, Paulo Maldo, propôs aos manifestantes um encontro com o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República e com o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, às 10h desta sexta-feira (14), para que a pauta de reivindicações do grupo fosse apresentada. O encontro foi rejeitado pelos manifestantes.

“Não aceitamos reunião com ministro Gilberto Carvalho. Já reunimos com ele várias vezes e nunca tivemos retorno. O movimento quer que a Dilma marque uma reunião conosco para tratar da defesa dos povos indígenas”, explicou uma das coordenadoras do movimento, Sonia Guajajara.

O grupo, segundo a organização do movimento, reúne 800 lideranças indígenas de 106 etnias de cinco regiões do país. O grupo é contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215 e também contra a Portaria 303 da Advocacia-Geral da União (AGU).

De acordo com um dos representantes do movimento, Neguinho Tuká, a população indígena não foi ouvida durante o processo de elaboração da PEC 215 e teme perder suas terras com as mudanças. A proposta transfere para o Congresso Nacional o poder de decidir sobre a demarcação de terras indígenas.

Os índios também protestam contra a Portaria 303 da AGU, que estende a todos os processos demarcatórios de terras indígenas a obrigação de que sejam observadas as 19 condicionantes impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para a manutenção da demarcação da Raposa Serra do Sol.

A segurança foi reforçada na entrada principal do Palácio do Planalto com um grupo de policiais do Exército. Os índios alegam que voltarão amanhã cedo para retomar o protesto e reforçar o pedido de encontro com a presidenta Dilma Rousseff.

Na terça-feira (16), o mesmo grupo ocupou o plenário da Câmara dos Deputados para protestar contra a PEC 215.

 

 

Fonte: Brasil 247

 

Leia Também:

Realidade indígena é de assassinatos, ameaças e racismo, diz Cimi

A Lei das Cotas e os Povos Indígenas: mais um desafio para a diversidade

Direitos Humanos 

 

+ sobre o tema

Curso de Comunicação para lideranças sociais e do movimento negro

Fonte: Portal Cultura   O curso de capacitação...

Por que a OMS diz que grandes surtos de ebola são o ‘novo normal’

O mundo está entrando em "uma nova fase", em...

Documentário “Anamnese” sobre a vida de estudantes de Medicina negras e negros

Anamnese é um documentário, do diretor Clementino Junior em...

Risco ao bom emprego

Terceirização precisa de lei, mas debate sobre precarização tem...

para lembrar

A mulher negra é historicamente empreendedora – Tati Sacramento

Entrevistei uma mulher poderosa, mulher negra, seguindo a linha...

Serena Williams canta em campanha contra câncer de mama

Segurando os seios nus, a tenista entoa a música...

Carta aberta: ‘Somos contra a transformação do julgamento em espetáculo’

{gallery}1set12/carta{/gallery}  CARTA ABERTA AO POVO BRASILEIRO Desde o dia...

Vacina contra ebola tem êxito em teste e pode acabar com surto, diz OMS

O mundo está pela primeira vez prestes a ser...
spot_imgspot_img

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram...
-+=