Índios protestam no Palácio do Planalto

 

Cerca de 300 de índios protestaram em frente à entrada principal do Palácio do Planalto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC ) 215 e também contra portaria da Advocacia-Geral da União; os indígenas querem ser recebidos pela presidente Dilma Rousseff, que viajou a Lima para uma reunião da Unasul; como os indígenas não aceitaram se reunir, nesta sexta-feira, com o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, não houve acordo

Por: Heloisa Cristaldo

Brasília – Terminou sem negociação o protesto dos indígenas em frente à entrada principal do Palácio do Planalto. O movimento reivindicava uma reunião com a presidenta Dilma Rousseff para tratar de questões indígenas.

O secretário Nacional de Articulação Social da Secretaria Geral da Presidência da República, Paulo Maldo, propôs aos manifestantes um encontro com o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República e com o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, às 10h desta sexta-feira (14), para que a pauta de reivindicações do grupo fosse apresentada. O encontro foi rejeitado pelos manifestantes.

“Não aceitamos reunião com ministro Gilberto Carvalho. Já reunimos com ele várias vezes e nunca tivemos retorno. O movimento quer que a Dilma marque uma reunião conosco para tratar da defesa dos povos indígenas”, explicou uma das coordenadoras do movimento, Sonia Guajajara.

O grupo, segundo a organização do movimento, reúne 800 lideranças indígenas de 106 etnias de cinco regiões do país. O grupo é contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215 e também contra a Portaria 303 da Advocacia-Geral da União (AGU).

De acordo com um dos representantes do movimento, Neguinho Tuká, a população indígena não foi ouvida durante o processo de elaboração da PEC 215 e teme perder suas terras com as mudanças. A proposta transfere para o Congresso Nacional o poder de decidir sobre a demarcação de terras indígenas.

Os índios também protestam contra a Portaria 303 da AGU, que estende a todos os processos demarcatórios de terras indígenas a obrigação de que sejam observadas as 19 condicionantes impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para a manutenção da demarcação da Raposa Serra do Sol.

A segurança foi reforçada na entrada principal do Palácio do Planalto com um grupo de policiais do Exército. Os índios alegam que voltarão amanhã cedo para retomar o protesto e reforçar o pedido de encontro com a presidenta Dilma Rousseff.

Na terça-feira (16), o mesmo grupo ocupou o plenário da Câmara dos Deputados para protestar contra a PEC 215.

 

 

Fonte: Brasil 247

 

Leia Também:

Realidade indígena é de assassinatos, ameaças e racismo, diz Cimi

A Lei das Cotas e os Povos Indígenas: mais um desafio para a diversidade

Direitos Humanos 

 

+ sobre o tema

Câncer de mama: crescem casos da doença entre os homens; entenda

Em setembro do ano passado, o agropecuarista Carlos Eduardo...

Lelê Teles: Bolsonaro, um dos “filhos” da mídia brasileira

O QUE DISSE BOLSONARO QUANDO DISSE O QUE DISSE? por...

Sobre a não participação no programa “Na Moral”, da Rede Globo, por Douglas Belchior

Por Douglas Belchior Amig@s do Blog NegroBelchior, Facebook, de vida e...

Resolução inclui estatísticas raciais no sistema de emprego brasileiro

Regulamentação auxilia na formulação de políticas pública para combater...

para lembrar

Não era bandido, era trabalhador

O que é, afinal, o auxílio-reclusão e quem tem...

Como o Uruguai impediu a redução da maioridade penal

Militante da comissão “No a La Baja”, Andrés Risso...

Demissão após a maternidade: “Não cometi nenhum erro. Eu só gerei uma vida”

Pesquisa aponta que metade das mulheres que engravidam perdem...
spot_imgspot_img

SP inicia campanha de vacinação contra paralisia infantil na segunda

A partir da próxima segunda-feira (27) crianças até cinco anos de idade começam a ser vacinadas contra a Poliomielite (paralisia infantil) no estado de...

Governo define nova data para o ‘Enem dos concursos’; CNU será em 18 de agosto

O Ministério da Gestão divulgou, nesta quinta-feira (23), a nova data para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que ficou conhecido como "Enem dos concursos"....

Anemia falciforme: 1º paciente no mundo inicia terapia genética contra a doença

Na quarta-feira, Kendric Cromer, um menino de 12 anos de um subúrbio de Washington, tornou-se a primeira pessoa no mundo com doença falciforme a...
-+=