Após quase 48 horas de determinação do STJ, TJ ainda não cumpriu decisão e porteiro preso por falhas em investigações segue na cadeia

Enviado por / FonteDo G1

Negro, Paulo Alberto da Silva Costa é alvo de 70 inquéritos por crimes em cinco cidades do RJ, os quais já originaram 11 condenações, sendo 4 delas com o trânsito em julgado. Em todos esses casos, a autoria do crime foi comprovada exclusivamente por reconhecimento feito por foto.

Quase 48 horas após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinar a soltura imediata do porteiro Paulo Roberto da Silva Costa, preso após falhas nas investigações da Polícia Civil do RJ, o Tribunal de Justiça do Rio ainda não cumpriu a determinação e o homem segue no Complexo de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste.

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) informou que ainda não recebeu o alvará de soltura para que Paulo deixe a penitenciária.

Negro, Paulo Alberto é réu por vários crimes e está preso desde 2020. Ele foi preso em casa, após ser revistado por policiais que faziam uma operação na região.

Ele é alvo de 70 inquéritos por crimes em cinco cidades do RJ, os quais já originaram 11 condenações, sendo 4 delas com o trânsito em julgado.

Em todos esses casos, a autoria do crime foi comprovada exclusivamente por reconhecimento feito por foto pelas vítimas em datas posteriores aos crimes. A Polícia Civil do RJ não produziu outros indícios que pudessem incriminá-lo.

Durante o julgamento, os ministros apontaram um caso claro de racismo em todo o processo conduzido pela Polícia Civil, Ministério Público e Justiça do Rio. Eles destacaram e criticaram a inclusão da foto de Paulo no álbum de suspeitos da Polícia Civil.

+ sobre o tema

Quanto machismo há na sua empresa?

Surge nos Estados Unidos o primeiro índice para mostrar...

Artigo: Sueli Carneiro, rompendo invisibilidades

Celebrar em vida nossos heróis e heroínas, honrar nossa...

Violência contra a mulher: o perigo em casa

A socióloga Fátima Pacheco Jordão fala sobre estudo inédito...

Simone de Beauvoir e a imbecilidade sem limites de Feliciano e Gentili

A filósofa francesa realizou um estudo sério; se for...

para lembrar

Choque de antirracismo

Mário Covas (1930-2001) disse que o Brasil precisava de um...

As jovens mulheres que não estudam nem trabalham são o dobro dos homens na América Latina

Jovens nessa categoria são 12,5 milhões de mulheres entre...

Entrevista com a ministra Luiza Bairros Sobre o Brasil que temos e o Brasil que queremos

Por: Ana Flávia Magalhães Pinto   A população branca representa cerca de...

A educação e as ideias que matam

Socos, pontapés, murros na barriga, cabeça arremessada contra o...
spot_imgspot_img

Salário de mulheres é 15,7% menor que dos homens no Maranhão, aponta relatório

Mulheres ganham 15,7% a menos que os homens no Maranhão, aponta o 2º Relatório de Transparência Salarial, documento elaborado pelos ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e...

Flup vai promover encontro entre as escritoras Bernardine Evaristo e Conceição Evaristo

A 14ª edição da Flup, a Festa Literária das Periferias, vai promover o encontro entre duas das principais escritoras da atualidade: a britânica Bernardine Evaristo e a...

Evento na Unicamp marca lançamento do acervo de Azoilda Loretto da Trindade

Na próxima quinta-feira, 26 de setembro, a partir das 19h, a Unicamp, será palco da cerimônia de lançamento do Acervo de Azoilda Loretto da Trindade,...
-+=