Apresentador Komla Dumor da BBC morre aos 41 anos

 

 

Komla Dumor, prestigioso apresentador da BBC World News, morreu repentinamente de um ataque cardíaco aos 41 anos, em sua casa em Londres, informou neste sábado a emissora.

Nascido em Gana, oeste da África, Dumor era conhecido do público por apresentar o programa televisivo Focus on Africa.

 

Dumor era um dos jornalistas mais conhecidos de seu país e praticou sua profissão ali por dez anos, até entrar para a BBC em 2007.

O diretor do departamento de Global News da BBC, Peter Horrocks, disse que Dumor era um pioneiro do jornalismo africano e fará muita falta.

“Os muitos amigos e colegas de Komla por toda a África e pelo mundo ficarão tão devastados quanto nós estamos com a notícia”, declarou Horrocks em comunicado. “Nossos sentimentos, de todos seus colegas da BBC, estão com sua família e seus amigos.”

Komla Dumor nasceu em 3 de outubro de 1972 em Accra, Gana.

Formou-se em sociologia e psicologia na Universidade de Gana e cursou um Máster em Administração Pública em Harvard, nos EUA.

Em 2003, conquistou o prêmio de Jornalista do Ano de seu país.

Carreira na BBC

De 2007 a 2009, ele apresentou o programa Network Africa, na rádio do Serviço Mundial da BBC, até começar no programa The World Today.

Em seguida, tornou-se o primeiro apresentador do Africa Business Report, na BBC World News.

Ele viajou ao redor da África para conhecer os principais empreendedores do continente e trazer notícias das tendências econômicas locais.

Também entrevistou personalidades como Bill Gates e Kofi Annan.

No mês passado, ele cobriu o funeral do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela.

“Será sempre um momento especial para mim”, declarou Dumor sobre a cobertura. “Lembrarei com um sentimento de tristeza, mas também de gratidão. Sinto-me sortudo por ter sido testemunha de uma parte da história de Mandela.”

Dumor também ancorou, ao vivo, a cobertura de eventos como a Copa do Mundo de 2010, da África do Sul, o funeral do líder norte-coreano Kim Jong-il, a libertação do soldado israelense Gilad Shalit, os tiroteios da Noruega e o casamento do príncipe William com Kate Middleton.

 

 

Fonte: BBC Brasil

+ sobre o tema

Itamar Vieira Junior estreia nos livros infantis com trama de crianças trabalhadoras

"O público infantil não deve ser poupado de conhecer...

Partido das Favelas ganha mais força

Estatuto é publicado no Diário Oficial da União. Criação...

Bélgica devolve máscara histórica tirada da República Democrática do Congo

O rei Philippe, da Bélgica, que iniciou nesta quarta (8)...

para lembrar

spot_imgspot_img

Documentos históricos de Luiz Gama são reconhecidos como Patrimônio da Humanidade pela Unesco

Documentos históricos de Luiz Gama, um dos maiores abolicionistas do Brasil, foram reconhecidos "Patrimônio da Humanidade" pela Unesco-América Latina. Luiz foi poeta, jornalista e advogado...

Diva Guimarães, professora que comoveu a Flip ao falar de racismo, morre aos 85 anos em Curitiba

A professora aposentada Diva Guimarães, que emocionou milhares de brasileiros ao discursar sobre preconceito durante a 15ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de...

Tia Ciata, a líder antirracista que salvou o samba carioca

No fim da tarde do dia 1º de dezembro de 1955, Rosa Parks recusou-se a levantar da cadeira no ônibus, para um branco sentar...
-+=