O DJ Mandla Maseko pode ser o primeiro africano negro a ir para o espaço

DJ de 25 anos foi um dos vencedores de concurso de academia espacial.
Ele superou um milhão de outros participantes, vindos de 75 países.

O DJ Mandla Maseko, que vive no distrito de Mabopane, na África do Sul, pode ser o primeiro africano negro a ir para o espaço (já houve sul-africanos brancos e americanos negros em órbita). O jovem de 25 anos garantiu um lugar cobiçado para voar 103 km de altitude, chegando ao espaço, em 2015, depois de vencer uma competição organizada por uma academia espacial com base nos Estados Unidos.

Ele superou um milhão de outros participantes de 75 países ao ser selecionado para fazer parte do grupo de 23 pessoas que farão um voo suborbital de uma hora de duração na espaçonave Lynx Mark II.

O ex-estudante de engenharia civil – que teve que adiar a conclusão dos estudos por não conseguir pagar as mensalidades – vai experimentar a sensação de ausência de gravidade em uma jornada que normalmente custa US$ 100 mil.

A menos que um africano negro endinheirado reserve uma passagem de turismo espacial e decole ainda este ano, Maseko se consagrará como o primeiro africano negro a chegar ao espaço.

O “típico garoto do interior”, que ainda vive com os pais e quatro irmãos, foi nomeado um dos vencedores em 5 de dezembro, apenas algumas horas depois da morte do primeiro presidente negro de seu país, Nelson Mandela.

mandla-maseko1
 
Jovem DJ Mandla Maseko posa em frente a trajes espaciais da Nasa em Mabopane, na África do Sul
(Foto: AFP Photo/Alexander Joe)

Jornada improvável
Sua jornada improvável partindo de um distrito de classe média até a termosfera começou com um salto de um muro. A exigência inicial para os competidores era enviar uma foto de si próprio pulando de qualquer altura.

Sua primeira escolha foi o telhado da casa de três quartos de seus pais, mas sua mãe Ouma disse “não”, temendo que a altura fosse demais e ele pudesse quebrar as pernas.

Ele decidiu, então, pelo muro da casa, de dois metros de altura, e registrou o momento com um telefone celular. A foto ajudou Maseko, que trabalha durante meio-período como DJ em festas, a atingir novas alturas.

Ele finalmente assegurou seu lugar no foguete após esgotantes testes físicos e de aptidão no concurso organizado pela AXE Apollo Space Academy, patrocinada pela Unilever e pela empresa de turismo espacial Space Expedition Corporation (SXC).

Foi um sonho que se tornou realidade para um homem de passado humilde. “Quando estava grávida de Mandla, sabia que daria à luz uma estrela”, disse a mãe de Maseko.

Agora, os vizinhos do jovem o cumprimentam por colocar o distrito africano no “mapa galáctico”. Seus planos são estudar engenharia aeronáutica e se qualificar como um especialista em missões espaciais. Seu sonho maior é colocar uma bandeira da África do Sul na Lua.

O Ministro de Ciência e Tecnologia da África do Sul, Derek Hanekom, vê Maseko como “um modelo para a futura geração de profissionais do espaço e entusiastas”.

Maseko já passou uma semana na Kennedy Space Academy, na Flórida, onde ele praticou paraquedismo e participou de outros treinamentos. Lá, ele conheceu e posou para fotos ao lado do astronauta americano Buzz Aldrin, que foi o segundo homem a colocar os pés na lua, depois de Neil Armstrong, em 1969.

Para Maseko, o encontro foi mágico. “É dessa forma que se sente no espaço”, ele se lembra de ter pensado.

  •  
  • mandla-maseko2Mandla Maseko mostra os trajes espaciais da Nasa para as irmãs (Foto: AFP Photo/Alexander Joe)

     
     
     
     
    Fonte: G1

    + sobre o tema

    Renascimento do continente africano em debate no 50. aniversário da UA

    Um debate sobre o "Pan-africanismo e renascimento africano"...

    ONG oferece capoeira para crianças refugiadas palestinas

    A ONG britânica Bidna Capoeira está fazendo da...

    para lembrar

    Nasce um novo movimento social nos Estados Unidos

    A presença de um amplo leque de sindicatos transformou...

    Defensor dos direitos humanos é eleito presidente da Alemanha

    O parlamento alemão elegeu neste domingo Joachim Gauck, um...

    Funeral de Chris Lighty reúne estrelas do hip-hop em NY

    Diddy, 50 Cent, LL Cool J, Q-Tip, Russell Simmons...

    Bono desafia Lula: vamos fazer juntos um Bolsa Família planetário

    Ex-presidente e vocalista da banda U2 se encontraram nesta...
    spot_imgspot_img

    Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

    Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

    Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

    Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

    Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

    Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
    -+=