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    Ceam/GDF

    Distrito Federal: Secretaria da Mulher mantém atendimentos durante lockdown; confira serviços

    Getty Images

    Motoristas argentinos terão de fazer curso sobre igualdade de gênero para ter habilitação

    Cartas de mulheres assírias encontradas em escavações revelam sua atuação nas redes de comércio da época (Foto: VANESSA TUBIANA-BRUN)

    As mulheres que chefiavam ‘empresas’ há 4 mil anos

    As mulheres usam a mandioca tradicionalmente para cozinhar e sabem prepará-la de várias maneiras.(Foto: TANIA LIEUW-A-SOE/CEDIDAS)

    As mulheres que cultivam mandioca no Suriname para vendê-la nos Países Baixos

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    Pesquisa mostra que, apesar de homens morrerem mais, as mulheres são mais impactadas no dia a dia da pandemia

    Anielle Franco (Foto: Bléia Campos)

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    O que as mulheres têm a ver com o Plano Diretor?

    Mulher vítima de agressões fez um "X" na mão para pedir ajuda — Foto: Arquivo Pessoal

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      O Rio de janeiro continua… segregacionista

      Ashanti: nossa pretinha/Malê Mirim

      Literatura infantil para incentivar a autoestima em crianças negras

      Imagem: Frazer Harrison/Getty Images

      Globo de Ouro 2021: atores lamentam ausência de negros entre jurados

      O coletivo Lótus Feminismo é provavelmente um dos primeiros grupos a discutir feminismo asiático no Brasil (Foto: Reprodução/Instagram)

      Feminismo asiático: mulheres amarelas lutam contra a erotização e o racismo 

      Christian Ribeiro (Foto: Arquivo Pessoal)

      (Para que o absurdo não se torne razão) As vezes é necessário se falar o óbvio: RACISMO REVERSO NÃO EXISTE!

      "Justiça para Daniel Prude": protesto em Rochester em setembro de 2020 (Foto: Reuters/ L. DeDario)

      EUA: agentes que asfixiaram homem negro nem serão julgados

      Neca Setubal Imagem: Sergio Lima/Folhapress

      A inaceitável desvinculação do investimento em educação e saúde

      Zilda Maria de Paula (à esq.), líder das mães de Osasco e Barueri, conversa com Josiane Amaral, filha da vítima Joseval Silva Imagem: Marcelo Oliveira/UOL

      Defesa de réus de chacina tenta desacreditar mães de vítimas, diz defensora

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      Maíra Vida: Advogada, Professora, Conselheira Estadual da OAB BA e Presidenta da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa (Foto: Angelino de Jesus)

      Do crente ao ateu, não faltam explicações para o racismo religioso no Brasil

      Foto: Deldebbio

      Prefeito de Duque de Caxias é investigado por intolerância religiosa a crenças de matriz africana

      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

      Imagem: Geledes

      Racismo Estrutural – Banco é condenado a indenizar cliente por discriminação racial

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        Espetáculo Negra Palavra | Solano Trindade (Foto: Mariama Prieto)

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        Beth Belisário (Foto: Divulgação)

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        Imagem 1 – Tear e poesia do fotógrafo Fernando Solidade

        Festival de Imagens Periféricas apresenta a multiplicidade cultural de São Paulo através da fotografia

        As mulheres usam a mandioca tradicionalmente para cozinhar e sabem prepará-la de várias maneiras.(Foto: TANIA LIEUW-A-SOE/CEDIDAS)

        As mulheres que cultivam mandioca no Suriname para vendê-la nos Países Baixos

        A escritora brasileira Carolina Maria de Jesus durante noite de autógrafos do lançamento de seu livro "Quarto de Despejo", em uma livraria na rua Marconi, em São Paulo (SP). (São Paulo (SP), 09.09.1960. (Foto: Acervo UH/Folhapress)

        Carolina Maria de Jesus ganha título de Doutora Honoris Causa da UFRJ

         Instagram/@teresacristinaoficial/Reprodução

        Teresa Cristina, que já era imensa, saiu ainda maior do programa Roda Viva

        Filipe Nyusi agradeceu ao "povo irmão" da China pelo envio das primeiras vacinas contra a covid-19 Foto: HANNIBAL HANSCHKE

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              Apropriação Cultural

              30/11/2016
              em Artigos e Reflexões
              5 min.

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              Muita coisa já foi escrita sobre apropriação cultural, essa discussão realmente não é nova. Mas como apropriação cultural é um negócio que parece continuar rolando infinitamente, escrever os parágrafos a seguir foi inevitável.

              Por  Bárbara Paes Do Ovelha Mag

              A apropriação cultural acontece quando elementos de uma cultura são adotados por indivíduos que não pertencem a esta cultura. Isso inclui o uso de acessórios e roupas, a exploração de símbolos religiosos, o sequestro de tradições e de manifestações artísticas. A apropriação cultural é especialmente terrível quando se trata de elementos de uma cultura historicamente marginalizada e explorada.

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              A linha entre apropriação cultural e intercâmbio cultural é tênue. Intercâmbio cultural é um fenômeno natural e bem frequente. Mas a apropriação cultural é um processo bem problemático que precisa ser mais bem compreendido, pois dá uma margem enorme para que elementos de uma cultura sejam banalizados, trivializados e estereotipados. Um grande problema de sequestrar elementos de culturas não dominantes e adotá-los de maneira descontextualizada, é que as pessoas que fazem a apropriação se beneficiam dos aspectos que julgam “interessantes” de uma cultura, ignorando os significados reais desses elementos, enquanto os membros dessa cultura tem que lidar com opressão diariamente.

              Nos últimos tempos, cada vez mais gente passou a reconhecer a apropriação cultural como uma coisa problemática, mas ainda vemos muita gente apropriando elementos de outras culturas como se eles fossem apenas tendências passageiras. No começo deste ano, a Amandla Sternberg (que fez o papel da Rue no Hunger Games) e uma amiga chamada Quinn Masterson produziram um vídeo para a aula de história delas que ficou bem famoso. Intitulado “Don’t Cash Crop My Cornrows”, o vídeo postado no tumblr da Amandla é basicamente uma aula sensacional (e bem completa) sobre apropriação cultural e cultura negra.

              Nesse vídeo, a Amandla fala do papel do cabelo na afirmação da identidade negra e como isso se relaciona com a cultura do hip hop. A Amandla eloquentemente descreve o processo que levou muitas marcas e celebridades a se apropriarem da cultura negra, explicando que pessoas brancas começaram a usar acessórios, roupas e penteados associados ao hip hop conforme ele se popularizou.

              Isso me leva ao recente caso de apropriação cultural da Kylie Jenner. Ela, assim como muitas outras celebridades brancas, sempre dá umas cagadas muito sérias quanto o assunto é raça e apropriação cultural. Em janeiro, a menina postou fotos usando dreads; em abril, rolou um incidente com blackface; e na semana passada, ela postou uma foto usando cornrows. A Amandla respondeu a essa foto da Kylie fazendo um post no instagram, onde ela explica que enquanto as mulheres brancas capitalizam e são elogiadas ao se apropriarem de elementos da cultura negra, mulheres negras continuam submetidas a fetichismo, violência e constantes ataques à sua aparência. Segue um vídeo muito bom da Chescaleigh (maravilhosa, vocês devem conhecer do “Shit White Girls Say to Black Girls”) contextualizando e comentando esse caso:

              Um detalhe muito importante da foto da Kylie, é que a legenda foi escrita em ebonics. Mais uma vez, a apropriação cultural, dessa vez por meio da linguagem, abre portas para que muitos estereótipos sejam perpetuados. Ao usar essa variação coloquial do inglês americano, a Kylie reafirma a narrativa midiática de que todos os negros americanos falam de uma determinada maneira.  A linguagem tem um papel importante na apropriação da cultura negra. A voz natural da Iggy Azalea, por exemplo, é um sotaque rural australiano, mas assim que ela pisa em um estúdio, ela começa a cantar com uma voz que tenta imitar uma linguagem normalmente associada a mulheres negras americanas. Ela reproduz trejeitos, sotaque e vocabulário de forma caricatural, interpretando uma personagem com o que ela imagina ser uma representação da mulher negra americana.

              O que muita gente não leva em consideração ao fazer apropriação cultural é a forma com que essas culturas foram tratadas historicamente.

              Um exemplo de apropriação da cultura negra que todo mundo conhece são os turbantes. De uns tempos pra cá, muitas revistas, editoriais e marcas começaram a mostrar os turbantes como uma nova “tendência”. Mulheres negras sempre usaram turbantes, não se trata de uma tendência cool que surgiu no Instagram para meninas brancas parecerem mais descoladas. Muita gente branca ignora o significado dos turbantes para a identidade da mulher negra. Se considerarmos também como as religiões de matriz africana são perseguidas na sociedade brasileira, é impossível tratar os turbantes como meros acessórios, despidos de significado.

              Vivemos em uma sociedade onde as escolhas estéticas e capilares de mulheres negras são escolhas políticas. Isso significa que o uso de turbantes e a valorização do cabelo natural devem ser vistos como resistência, e não como tendências passageiras.

              Outro aspecto bem perverso da apropriação cultural é que, muitas vezes, elementos de uma cultura são comercializados e capitalizados, mas em nenhum momento membros dessa cultura se beneficiam desse processo de maneira significativa.  A indústria da moda é um grande exemplo disso. Sabemos como as mulheres negras têm sido sistematicamente excluídas da moda. Não faz muito tempo, a modelo Nykhor Paul, fez uma declaração no seu Instagram, onde afirmou estar cansada de ter que constantemente se desculpar por ser negra. Além de lembrar que pouquíssimas modelos negras são contratadas, Nykhor fala de como a grande parte dos maquiadores não estão preparados para maquiar modelos negras, nunca carregando produtos adequados para peles escuras. Nesse cenário de baixíssima representatividade negra, muitas grandes marcas lançam coleções com estampas africanas, ou de inspiração africana, enquanto empregam uma quantidade super pequena de pessoas negras como modelos e estilistas.

              Uma coisa que me incomoda bastante é que ao mesmo tempo em que vemos revistas de moda, grandes marcas, gravadoras e artistas fazendo apropriação cultural, em especial da cultura negra, vemos pouca disposição dessas instituições para combater e desconstruir o racismo. Esse apoio seletivo é desconcertante.

              É justamente disso que a Azealia Banks tá falando quando critica a Iggy Azalea por se apropriar do rap e, simultaneamente, se omitir de posicionar contra a violência policial direcionada à juventude negra. É justamente essa a crítica da Amandla na foto da Kylie, uma pessoa que se apropria de características e de partes da cultura negra, mas se recusa a usar sua posição de poder para ajudar americanos negros no combate ao racismo. É justamente esse o problema com as festas pseudo-descoladinhas com temática afrobrasileira. Esse negócio de querer “prestar homenagem” por meio de apropriação cultural, enquanto rola o genocídio da população negra é o fim. Podem parar que já deu.

              Tags: Apropriação CulturalArtigos e Reflexão
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              • Hoje às 17h, as Promotoras Legais Populares- PLPs, realizam uma live para falar sobre ações e desafios durante a pandemia, no canal do YouTube de Geledés Instituto da Mulher Negra.
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              • Para fechar fevereiro, a coluna Nossas Histórias vem com a assinatura da historiadora Bethania Pereira, que nos convida a pensar sobre as camadas de negação da história do Haiti. Confira um trecho do artigo do artigo"O Pioneirismo haitiano nas lutas pela liberdade no Atlântico"."A partir de 1824, o presidente Jean-Pierre Boyer passou a oferecer terras e cidadania para os imigrantes exclusivamente negros, vindos dos Estados Unidos. Ao chegar no Haiti, as pessoas teriam acesso a um lote de terra, ferramentas e, após um ano, receberiam a cidadania haitiana. A fim de fazer seu projeto reconhecido, Boyer enviou Jonathas Granville como seu representante oficial para os Estados Unidos. Lá, Granville pode se reunir com afro-americanos de diferentes locais mas, aparentemente, foi na cidade de Baltimore, onde ele participou de reuniões na African Methodist Episcopal Church – Bethel [Igreja Metodista Episcopal Africana] e pode se encontrar com homens e mulheres negros e negras. Acesse o material na íntegra em: A Coluna Nossas Histórias é parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs, o Geledés e o Acervo Cultune #Haiti #Liberdade #Direitos #SéculoXIX #HistoriadorasNegras #NossasHistórias.
              • #Repost @naosomosalvo • • • • • • A @camaradeputados, o @senadofederal e o @supremotribunalfederal precisam frear a política armamentista da Presidência da República, que coloca em risco nossa segurança e nossa democracia. 72% da população brasileira é contrária à proposta do governo de que é preciso armar a população: precisamos unir nossas forças e vozes contra esses retrocessos! Pressione agora: www.naosomosalvo.com.br As armas que a gente precisa são as que não matam.
              • No próximo sábado, dia 27 de fevereiro, às 17h, as Promotoras Legais Populares- PLPs, realizam uma live para falar sobre ações e desafios durante a pandemia, no canal do YouTube de Geledés Instituto da Mulher Negra.
              • Abdias Nascimento, por Sueli Carneiro “Sempre que penso em Abdias Nascimento o sentimento que me toma é de gratidão aos nossos deuses por sua longa vida e extraordinária história fonte de inspiração de todas as nossas lutas e emblema de nossa força e dignidade. A história política e a reflexão de Abdias Nascimento se inserem no patrimônio político-cultural pan-africanista, repleto de contribuições para a compreensão e superação dos fatores que vêm historicamente subjugando os povos africanos e sua diáspora. Abdias Nascimento é a grande expressão brasileira dessa tradição, que inclui líderes e pensadores da estatura de Marcus Garvey, Aimé Cesaire, Franz Fannon, Cheikh Anta Diop, Léopold Sedar Senghor, Patrice Lumumba, Kwame Nkruman, Amílcar Cabral, Agostinho Neto, Steve Biko, Angela Davis, Martin Luther King, Malcom X, entre muitos outros. A atualidade e a justeza das análises e das posições defendidas por Abdias Nascimento ao longo de sua vida se manifestam contemporaneamente entre outros exemplo, nos resultados da III Conferência Mundial Contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância, ocorrida em setembro de 2001, em Durban, África do Sul, que parecem inspiradas em seu livro O Genocídio do Negro Brasileiro (1978) e em suas incontáveis proposições parlamentares.Aprendemos com ele tudo de essencial que há por saber sobre a questão racial no Brasil: a identificar o genocídio do negro, as manhas dos poderes para impedir a escuta de vozes insurgentes; a nos ver como pertencentes a uma comunidade de destino, produtores e herdeiros de um patrimônio cultural construído nos embates da diáspora negra com a supremacia branca em toda parte. Qualquer tema que esteja na agenda nacional sobre a problemática racial no presente já esteve em sua agenda política há décadas atrás, nada lhe escapou. Mas sobretudo o que devemos a ele é a conquista de um pensar negro: uma perspectiva política afrocentrada para o desvelamento e enfrentamento dos desafios para a efetivação de uma cidadania afrodescendente no Brasil, o seu mais generoso legado à nossa luta.” 📷Romulo Arruda
              • #Repost @brazilfound • • • • • • InstaLive Junte-se a nós para uma conversa com Januário Garcia, ícone da história do movimento negro no Brasil, enquanto celebramos o mês da história negra (Black History Month).⁠ ⁠ 📆: Terça-feira, 23 de fevereiro ⁠ ⏱: 18 hs horário de Brasília⁠ 📍: Instagram da BrazilFoundation (@brazilfound)⁠ ⁠ Fotógrafo brasileiro, Januário Garcia há mais de 40 anos vem documentando os aspectos social, político, cultural e econômico das populações negras do Brasil. Formado em Comunicação Visual, passou por prestigiados jornais e grandes agências de publicidade do Rio de Janeiro e é autor das fotos de álbuns icônicos de artistas consagrados. ⁠ ⁠ Januário participa de importantes espaços de memória, arte e cultura do povo negro; é co-fundador do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras, é membro do Conselho Memorial Zumbi e, atualmente, Presidente do Instituto Januário Garcia, um Centro de Memória Contemporâneo de Matrizes Africanas.⁠ ⁠ *⁠ #BrazilFoundation #mêsdahistórianegra #blackhistorymonth #januáriogarcia #brasil @januariogarciaoficial
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              Geledés Instituto da Mulher Negra

              GELEDÉS Instituto da Mulher Negra fundada em 30 de abril de 1988. É uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira.

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