Aprovado projeto de lei que institui Semana da Consciência Negra

A Câmara aprovou nesta quarta-feira (28) projeto de lei (331/07) do líder do governo, José Guimarães (PT-CE), que institui a Semana da Consciência Negra. Com ações educativas sobre a situação socioeconômica da população negra e de valorização da história e da cultura afro-brasileiras, deverá ser realizada anualmente em novembro, no mesmo período em que recair o dia 20, Dia Nacional da Consciência Negra.

No Guimarães 

De acordo José Guimarães, “os dados demonstram que a realidade racial do Brasil é muito cruel e merece uma atuação firme e eficaz dos poderes públicos”. O deputado ressalta que pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que, em 2005, os negros eram 16% da elite, enquanto respondiam por 66% da população mais pobre.

Nas grandes empresas, no mesmo ano, representavam apenas 3% dos diretores e 26% dos subordinados, segundo o relatório Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas 2005, publicado pelo Instituto Ethos em parceria com o Ibope. As diferenças salariais também continuavam gritantes. Negros ou pardos recebiam, em média, equivalente à metade do que ganham os trabalhadores brancos.

Na Universidade, somente 2,5% dos estudantes são negros, contra 97% de brancos. A taxa de analfabetismo dos negros era de 16%, enquanto a dos brancos, de 7%. O estudo do IBGE mostrou ainda que na população negra a inadequação entre a idade e a série do aluno no ensino médio era muito maior que entre brancos – 51% dos jovens negros estavam em defasagem na escola, contra 35% dos brancos.

Guimarães lembra ainda que o “Dia Nacional da Consciência Negra” é comemorado na data em que foi assassinado o líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares, em 1695. Zumbi, conforme ressalta, foi “um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão”.

Como tinha tramitação apenas nas comissões e foi aprovado em todas – a última a Constituição e Justiça na manhã de hoje – o projeto agora será analisado pelo Senado Federal.

+ sobre o tema

Biografia de Milton Santos é apresentada em evento no Sesc

De autoria do jornalista Fernando Conceição, obra reconstitui a...

Mortes: Mãe Lídia dedicou 70 anos ao candomblé na Bahia

Lídia Queiroz dos Santos, a mãe Lídia, era uma...

Audiência pública em São Paulo

Aos Povos e Comunidades Tradicionais, Companheiras e Companheiros,...

para lembrar

Bumba meu boi

A festa do Bumba-meu-boi, uma tradição que se...

50 anos de Travessia: a canção que mudou os rumos da música popular brasileira

Milton Nascimento ganhou segundo lugar no Festival Internacional da...

Presidente de Uganda se reelege em eleição contestada

Presidente de Uganda, Yoweri Musevini se reelegeu com 68,28%...

Eleições 2010: Entrevista JOÃO JORGE

"Não tem como ter esse apoio (a Bassuma) ,...
spot_imgspot_img

Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira receberá obras repatriadas de artistas negros

O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), situado em Salvador, será o destino de uma das maiores repatriações de arte afro-brasileira já realizadas. Um...

“O terreiro também é uma causa”, afirma o professor e babalorixá Sidnei Nogueira

Sidnei Nogueira é uma voz essencial no debate sobre intelectualidade negra, racismo religioso e a presença das religiões de matriz africana no Brasil. Aos...

Mais de 700 obras de arte afro-brasileiras serão repatriadas dos EUA para o Muncab, de Salvador, em 2025

José Adário tinha 11 anos quando, no final dos anos 1950, começou a aprender com um mestre o ofício ao qual dedicou sua vida...
-+=