Aprovado projeto de lei que institui Semana da Consciência Negra

A Câmara aprovou nesta quarta-feira (28) projeto de lei (331/07) do líder do governo, José Guimarães (PT-CE), que institui a Semana da Consciência Negra. Com ações educativas sobre a situação socioeconômica da população negra e de valorização da história e da cultura afro-brasileiras, deverá ser realizada anualmente em novembro, no mesmo período em que recair o dia 20, Dia Nacional da Consciência Negra.

No Guimarães 

De acordo José Guimarães, “os dados demonstram que a realidade racial do Brasil é muito cruel e merece uma atuação firme e eficaz dos poderes públicos”. O deputado ressalta que pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que, em 2005, os negros eram 16% da elite, enquanto respondiam por 66% da população mais pobre.

Nas grandes empresas, no mesmo ano, representavam apenas 3% dos diretores e 26% dos subordinados, segundo o relatório Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas 2005, publicado pelo Instituto Ethos em parceria com o Ibope. As diferenças salariais também continuavam gritantes. Negros ou pardos recebiam, em média, equivalente à metade do que ganham os trabalhadores brancos.

Na Universidade, somente 2,5% dos estudantes são negros, contra 97% de brancos. A taxa de analfabetismo dos negros era de 16%, enquanto a dos brancos, de 7%. O estudo do IBGE mostrou ainda que na população negra a inadequação entre a idade e a série do aluno no ensino médio era muito maior que entre brancos – 51% dos jovens negros estavam em defasagem na escola, contra 35% dos brancos.

Guimarães lembra ainda que o “Dia Nacional da Consciência Negra” é comemorado na data em que foi assassinado o líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares, em 1695. Zumbi, conforme ressalta, foi “um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão”.

Como tinha tramitação apenas nas comissões e foi aprovado em todas – a última a Constituição e Justiça na manhã de hoje – o projeto agora será analisado pelo Senado Federal.

+ sobre o tema

Festival Afro Brasileiro começa com manifestações culturais

  Começou no último sábado (13), a segunda edição do...

Matrículas em creches crescem 26,53% no CE

Por: Thays Lavor A Secretaria de Educação municipal prevê...

para lembrar

Movimento Negro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre Movimento Negro (ou MN) é...

As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil 120 anos após a abolição – Mário Theodoro (Org.)

Mário Theodoro (Org.) - IPEA - PREFÁCIO .................................................................................................................

Nei Lopes – Retratos do Brasil Negro

Fonte: O Toupeira - Poeta, compositor, sambista, pesquisador e...

Imagens da resistência

A realidade dos quilombolas no país nas fotografias de...
spot_imgspot_img

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...

“Quanto mais diversos formos, melhores seremos”

Uma das mais destacadas intelectuais em atividade no país, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas...
-+=