Exposição marca Mês da Consciência Negra na Uneal

A partir do dia três de novembro, a Biblioteca Central do Campus I, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca, receberá a exposição itinerante em homenagem à historiadora, filósofa, professora e escritora brasileira, Lélia Gonzalez. O evento intitulado “Feminismo negro palco da história”, seguirá até o fim do mês, como parte das comemorações do Mês da Consciência Negra.

Do Aqui Acontece 

A exposição chega à Uneal por meio da iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), coordenado pelo professor Clébio Correia de Araújo. Ela consta de painéis com textos, arquivos históricos, fotos, história de vida, entre outras diversas peças que marcaram a trajetória política e intelectual da feminista negra Lélia Gonzalez, pioneira nas críticas brasileiras ao feminismo hegemônico.

Ainda na noite de abertura da exposição, acontecerá, a partir das 19 horas, também na Biblioteca Central do Campus I, uma palestra com a professora Angela Brito, do curso de História da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Logo na sequência, a cantora Nati Barros, fará um show na Tenda Cultural Professor Zezito Guedes.

Segundo o coordenador do Neab, existe a possibilidade de levar a exposição para outros campi da Uneal. “Trata-se de uma iniciativa importante para nós do movimento negro. Com seu trabalho, Lélia Gonzalez chamou atenção para a temática do preconceito contra a mulher negra em nossa sociedade, algo combatido até hoje, graças também às ações dela”, frisou.

Ícone brasileiro

Lélia Gonzalez é um ícone brasileiro quando se trata da luta e defesa dos direitos dos negros e principalmente das mulheres negras. Filha de um ferroviário negro e de uma empregada doméstica índia, fez mestrado em Comunicação Social e o doutorado em Antropologia Política.

Após a conclusão do seu doutorado, a estudiosa começou a se dedicar a pesquisas sobre relações de gênero e etnia. Foi professora de Cultura Brasileira na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), onde chefiou o departamento de Sociologia e Política. Além disso, ajudou a fundar instituições como o Movimento Negro Unificado (MNU), o Instituto de Pesquisas das Culturas Negras (IPCN), o Coletivo de Mulheres Negras N’Zinga e o Olodum.

Sua militância em defesa da mulher negra levou-a ao Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), no qual atuou na década de 1980. Seus escritos, simultaneamente permeados pelos cenários da ditadura política e da emergência dos movimentos sociais, são reveladores das múltiplas inserções e identificam sua constante preocupação em articular as lutas mais amplas da sociedade com a demanda específica dos negros e, em especial das mulheres negras.

A exposição “Feminismo Negro Palco da História”, em homenagem à estudiosa Lélia Gonzalez, seguirá até o final do mês de novembro.

+ sobre o tema

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de atores

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de...

Adiamento da ação que questiona terras quilombolas visa desmobilizar luta, diz líder

O STF suspendeu, nesta quarta, o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade...

Novembro Negro tem programação unificada na UFMG

Espetáculos culturais, rodas de conversa sobre percurso de alunos...

para lembrar

Inscrições abertas para o Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento

    O Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento receberá até 19...

Seafro lança projeto Afroaids com ciclo de palestras em Macapá

Evento será realizado nos dias 16 e 17 de...

Lançamento do livro autobiográfico de Jurema Batista ‘Sem passar pela vida em branco’

Lançamento do livro autobiográfico de Jurema Batista "Sem passar pela...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...
-+=