Artigo: Não é estatística; são 25 mulheres assassinadas

Andreia Crispim foi a 25ª vítima de feminicídio do Distrito Federal só este ano. Isso não pode significar apenas uma estatística para ser usada para construir políticas públicas

FONTECorreio Braziliense
Foto: Marlene Bergamo

Eu li a história de Andreia Crispim, 50 anos, vítima de um assassino, que transformou sua vida em um martírio. Não causa apenas tristeza, mas revolta, uma dor que é sentida por todos os corpos femininos. O fim do casamento normalmente não é o fim das sequências de agressões e culmina com o ato extremo do machismo: já que a mulher já não pode ser seu saco de pancadas, não serve mais para o covarde. E assim elas morrem indefesas.

Até o desfecho trágico, a catadora de recicláveis que morava na Estrutural fez pedidos de socorro, boletins de ocorrência e recebeu medidas protetivas, retiradas por medo. Andreia foi a 25ª vítima de feminicídio do Distrito Federal só este ano. Isso não pode significar apenas uma estatística para ser usada para construir políticas públicas, ainda que isso seja importantíssimo. Há urgência. Há calamidade pública, senhor governador, senhores deputados distritais. O feminicídio é uma tragédia nacional, senhor presidente da República, ministros, ministras, deputados e senadores.

Sabemos que este é um problema complexo, enorme, fundado em um machismo estrutural, que não se resolve em uma geração. Mas não podemos esperar resolver a causa para acabar com a matança de mulheres no Distrito Federal. O Estado precisará intervir, assegurar a proteção, e a sociedade precisa não só cobrar, mas ajudar a denunciar, se organizar com medidas que permitam mulheres e homens comuns terem estratégias de auxílio a mulheres ameaçadas.

A morte de tantas mulheres está reverberando, está nas rodas de conversas, dos salões de beleza, no bate-papo no transporte, nas prosas dos cafés, nos supermercados. Mas não chega às altas rodas como um problema de solução urgentíssima.

Há iniciativas importantes, eu sei. O Tribunal de Justiça do DF e Territórios fez uma discussão interessante sobre a forma correta de divulgar; o Ministério Público e a OAB têm atuado também. A vice-governadora, Celina Leão, está empenhada e tem se mobilizado.

-+=
Sair da versão mobile