Artista Plástica Yonis Malacrida participa do Projeto “Mulheres do Ler”

Artista concorre ao Prêmio “Melhor do Brasil na Europa” na Categoria de Melhor Artista Plástica, que acontece no dia 25 de setembro.

A artista plástica Yonis Malacrida, nascida em Queimados, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, mora na Suíça há 36 anos. De origem humilde, oriundo de um lugar pouco favorecido, Yonis é, sem dúvida, uma sobrevivente vitoriosa das adversidades da vida. Mulher, preta, pobre e oriunda de uma família humilde e numerosa, teve uma infância difícil.

A vida lhe apresentou muita coisa – chorou, sorriu, festejou, rodou o mundo, tornou-se artista plástica e está concorrendo a um prêmio importante que valoriza o papel do brasileiro na Europa.

No ano de 2011, inseriu-se num projeto em seu município natal, Queimados, que foi o “Mulheres do Ler”. O projeto nasceu do “Coletivo Semeando Sorrisos”, que passa a desenvolver um trabalho de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social. Um trabalho voltado para as mulheres da região e adjacências na perspectiva de autocuidado, formação continuada, oficinas profissionalizantes, roda de terapia comunitária e outras atividades de valorização da mulher.

Deste projeto nasceu um livro “Amar é um ato de coragem” da qual Yonis teve sua história contada. O livro é uma narrativa de mulheres corajosas que ousaram e ousam com suas atitudes e vivências, coragem e aprendizado. Uma homenagem a todas as mulheres aguerridas.

Diante de toda a sua bagagem de vida, arte e trabalho, esta artista está concorrendo ao prêmio “Melhor do Brasil na Europa”, na categoria de melhor artista plástica. A escolha e a premiação ocorrerão no dia 25 de setembro, em Paris. E vamos torcer por Yonis Malacrida. A organização do evento é de Rafael dos Santos, da High Profile Magazine.

+ sobre o tema

Mano Brown responde a Lobão

Lançando o livro Manifesto do Nada na Terra do...

Mulher nigeriana lança rede de TV de entretenimento

Uma mulher que pode ser considerada a Oprah Winfrey africana...

Representação de negros nos quadrinhos segue estereótipos, revela pesquisa

Existe estereotipização na forma como os negros são retratados...

‘No Brasil, o preconceito aparece como um vírus’, declara Taís Araújo para revista

O jornalista Lauro Jardim escreveu há uma semana na Veja que a Fifa teria preterido Camila...

para lembrar

“Perdi meu emprego por ser negra” conta gerontóloga Thádia Marques

A gerontóloga Thádia Marques, 30 anos, de São Paulo,...

Jéssica Ellen, de ‘Totalmente demais’, fala de racismo: ‘Precisamos ser representados’.

Dandara dos Palmares lutou pela libertação dos negros no...

Primeiro Emprego

Recentemente o jornal O Estado de São Paulo publicou...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=