segunda-feira, setembro 26, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaEntretenimentoArtista Plástica Yonis Malacrida participa do Projeto “Mulheres do Ler”

Artista Plástica Yonis Malacrida participa do Projeto “Mulheres do Ler”

Artista concorre ao Prêmio “Melhor do Brasil na Europa” na Categoria de Melhor Artista Plástica, que acontece no dia 25 de setembro.

A artista plástica Yonis Malacrida, nascida em Queimados, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, mora na Suíça há 36 anos. De origem humilde, oriundo de um lugar pouco favorecido, Yonis é, sem dúvida, uma sobrevivente vitoriosa das adversidades da vida. Mulher, preta, pobre e oriunda de uma família humilde e numerosa, teve uma infância difícil.

A vida lhe apresentou muita coisa – chorou, sorriu, festejou, rodou o mundo, tornou-se artista plástica e está concorrendo a um prêmio importante que valoriza o papel do brasileiro na Europa.

No ano de 2011, inseriu-se num projeto em seu município natal, Queimados, que foi o “Mulheres do Ler”. O projeto nasceu do “Coletivo Semeando Sorrisos”, que passa a desenvolver um trabalho de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social. Um trabalho voltado para as mulheres da região e adjacências na perspectiva de autocuidado, formação continuada, oficinas profissionalizantes, roda de terapia comunitária e outras atividades de valorização da mulher.

Deste projeto nasceu um livro “Amar é um ato de coragem” da qual Yonis teve sua história contada. O livro é uma narrativa de mulheres corajosas que ousaram e ousam com suas atitudes e vivências, coragem e aprendizado. Uma homenagem a todas as mulheres aguerridas.

Diante de toda a sua bagagem de vida, arte e trabalho, esta artista está concorrendo ao prêmio “Melhor do Brasil na Europa”, na categoria de melhor artista plástica. A escolha e a premiação ocorrerão no dia 25 de setembro, em Paris. E vamos torcer por Yonis Malacrida. A organização do evento é de Rafael dos Santos, da High Profile Magazine.

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench