segunda-feira, setembro 26, 2022

II Feira Afro Pretas no Poder

Objetivo de feira Afro Pretas no poder. 

Gerar empoderamento financeiro de mulheres negras nos seus negócios, estimulando a geração de renda para mães solos e chefes de família. 

Introdução. 

O projeto foi idealizado no lançamento da marca de moda de praia Afro  Kiangapraia, a marca foi criada prioritariamente para atender as características genéticas das mulheres negras que não encontram peças adequadas a sua estrutura corporal, tendo como objetivos: africanizar o segmento que não temos representatividade e não enxerga a estética negra  na criação de suas coleções resgatando as raízes africanas. 

Organização 

O projeto Afros Pretas no Poder foi idealizado pelas irmãs Daniela e Vanessa  dos Santos, militantes feministas negras, nossa trajetória na militância deu se no início no ano 1992 no Projetos Rappers “Geledés” Instituto da mulher  negra, através da formação de 2 grupos de Rap de feminino. O 1º Tese Real  e depois M.I.N.A (mulher inteligente nasce com atitude) no qual através das nossas letras com ênfase na mulher falando sobre Racismo, Machismo  estimulando a sociedade a repensar as questões de gênero na sociedade, especialmente as mulheres negras e pobres. 

Participamos de diversos eventos: Primeira mostra Nacional de Hip Hop, shows no Sesc Pompeia, casas de shows Santana Samba, Sambary Love, prêmio Hutúz a mais importante premiação de Hip-Hop.  

Nossa experiencia na organização de eventos com a Rap Soul funk, organizamos o lançamento do Álbum “Sobrevivendo ao Inferno” da banda ícone no segmento Racionais MCS, entre outros eventos nacionais.

trouxemos ao Brasil nomes internacionais do Hip-Hop mundial, Rapper Já Rule no Palmeiras, Naughty by Nature no Anhembi entre outros eventos de música da cena HIP- Hop nacional. 

A experiencia adquirida no planejamento e execução de eventos nos fez entender a necessita de formatar um evento para empreendedoras negras, formar parcerias, unir forças, compartilhar visões gerando impacto e renda para mulheres chefes de família. 

Trajetória. 

Em 31.07.2022 aconteceu a 1ª edição do evento Afro Pretas no Poder  gerando visibilidade e agregando valor ao empreendedorismo de mulheres  Pretas. Reunimos empreendedoras cujos negócios reafirmavam as raízes  africanas, através de branding com identidade e atitudes afirmativas, engajadas em promover a cultura negra em todas as suas vertentes. 

Dados do evento: contamos com apresentações DJ Tio Fresh renomado  artista da cultura HIP-HOP atuando desde 1992 na discotecagem com MV Bill, Sabotage, Sandrão RZO, Emicida entre outras artistas. 

Pocket Show com Rapper Rose MC, pioneira no HIP-Hop, B girl desde 1985 com experiencia de 37 anos de cultura Hip HOP. 

Local: Espaço Chef Débinha mulher preta microempresária no ramo gastronomia. 

Público presente na 1ª edição: presencial reunimos cerca 100 pessoas com  divulgação orgânica sem investimento. 

Redes Socias: alcance das publicações: 5.319, engajamento com as publicações: 2024 visualizações somente na página @Kiangamodapraia sem consolidar os dados das demais expositoras.

Próximo evento 

❖ Data:25/09/2022. 

❖ Horário: 12h às 20h. 

❖ Dados do evento: Desfile de moda afro e expositoras 

❖ Chef Débinha na gastronomia: cardápio especial para evento. ❖ Acessórios: moda afro e religiosidade africana. 

❖ Música: Dj Tio Fresh. 

Principais oportunidades 

No evento serão credenciadas as empreendedoras para participação do  Programa Sp Afro Empreendedor para participação de feiras, eventos, feiras, lojas sociais e lojas online. A participação do Instituto no evento  demonstrará o engajamento com Afros empreendedoras negras para o seu fortalecimento e estimulando a geração de empregos e renda,  contribuindo para desenvolvimento social, fomento de negócios afros no  mundo empresarial e potencializando a cadeia de consumo da sociedade  que é influenciada por esses negócios. 

No atual cenário, onde a instabilidade político-econômica e a taxa de desemprego chegaram a um índice alarmante a pratica empreendedora  gera desenvolvimento e subsistência a população pobre e negra. 

Estrutura do evento 

O evento contará com o apoio do Programa São Paulo Afro Empreendedor  que pertence a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho que  irá auxiliar na divulgação do evento nas suas páginas, bem como efetuará  no local o credenciamento de empreendedores para eventos, feiras, etc… Salientamos que evento não possui vinculo político, captamos recursos  através de doações para estrutura do desfile com pessoas, órgãos, empresas alinhadas com o nosso propósito. 

As empreendedoras presentes não serão cobradas de taxas para a exposição e desfile, poiso evento é 100% gratuito.

DESPESAS PARA ESTRUTURA DO EVENTO
Item Orçamento
Tapete passarela desfile Concedido pelo apoio da prefeitura
Divulgação flyer e mídias Sociais R$ 200,00 (doação )
DJ (discotecagem) R$ 300,00 (doação)

Expositoras presentes. 

I – KIANGA: Moda Praia  

II – LINHA PRETA: Vestuário e moda feminina. 

III – BRECHÓ HERANÇA: Vestuário/ Brechó. 

IV – DÁDIVA ELEMNATAL: Extratos Vegetai; florais. 

V – MAIS LINDA AFRO: Vestuário e Acessórios. 

VI – BRASIL TUPINAMBÁ: Essências Terapêuticas. 

VII – ATELIÊ BALAIO DOURADO: Acessórios na Afro religiosidade, bijuterias e joias. 

Considerações finais. 

O evento visa potencializar as Afro empreendedoras nos seus negócios para  fortalecimento da economia. 

Colocamo-nos a disposição para esclarecer qualquer dúvida e é de grande 

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench