II Feira Afro Pretas no Poder

Objetivo de feira Afro Pretas no poder. 

Gerar empoderamento financeiro de mulheres negras nos seus negócios, estimulando a geração de renda para mães solos e chefes de família. 

Introdução. 

O projeto foi idealizado no lançamento da marca de moda de praia Afro  Kiangapraia, a marca foi criada prioritariamente para atender as características genéticas das mulheres negras que não encontram peças adequadas a sua estrutura corporal, tendo como objetivos: africanizar o segmento que não temos representatividade e não enxerga a estética negra  na criação de suas coleções resgatando as raízes africanas. 

Organização 

O projeto Afros Pretas no Poder foi idealizado pelas irmãs Daniela e Vanessa  dos Santos, militantes feministas negras, nossa trajetória na militância deu se no início no ano 1992 no Projetos Rappers “Geledés” Instituto da mulher  negra, através da formação de 2 grupos de Rap de feminino. O 1º Tese Real  e depois M.I.N.A (mulher inteligente nasce com atitude) no qual através das nossas letras com ênfase na mulher falando sobre Racismo, Machismo  estimulando a sociedade a repensar as questões de gênero na sociedade, especialmente as mulheres negras e pobres. 

Participamos de diversos eventos: Primeira mostra Nacional de Hip Hop, shows no Sesc Pompeia, casas de shows Santana Samba, Sambary Love, prêmio Hutúz a mais importante premiação de Hip-Hop.  

Nossa experiencia na organização de eventos com a Rap Soul funk, organizamos o lançamento do Álbum “Sobrevivendo ao Inferno” da banda ícone no segmento Racionais MCS, entre outros eventos nacionais.

trouxemos ao Brasil nomes internacionais do Hip-Hop mundial, Rapper Já Rule no Palmeiras, Naughty by Nature no Anhembi entre outros eventos de música da cena HIP- Hop nacional. 

A experiencia adquirida no planejamento e execução de eventos nos fez entender a necessita de formatar um evento para empreendedoras negras, formar parcerias, unir forças, compartilhar visões gerando impacto e renda para mulheres chefes de família. 

Trajetória. 

Em 31.07.2022 aconteceu a 1ª edição do evento Afro Pretas no Poder  gerando visibilidade e agregando valor ao empreendedorismo de mulheres  Pretas. Reunimos empreendedoras cujos negócios reafirmavam as raízes  africanas, através de branding com identidade e atitudes afirmativas, engajadas em promover a cultura negra em todas as suas vertentes. 

Dados do evento: contamos com apresentações DJ Tio Fresh renomado  artista da cultura HIP-HOP atuando desde 1992 na discotecagem com MV Bill, Sabotage, Sandrão RZO, Emicida entre outras artistas. 

Pocket Show com Rapper Rose MC, pioneira no HIP-Hop, B girl desde 1985 com experiencia de 37 anos de cultura Hip HOP. 

Local: Espaço Chef Débinha mulher preta microempresária no ramo gastronomia. 

Público presente na 1ª edição: presencial reunimos cerca 100 pessoas com  divulgação orgânica sem investimento. 

Redes Socias: alcance das publicações: 5.319, engajamento com as publicações: 2024 visualizações somente na página @Kiangamodapraia sem consolidar os dados das demais expositoras.

Próximo evento 

❖ Data:25/09/2022. 

❖ Horário: 12h às 20h. 

❖ Dados do evento: Desfile de moda afro e expositoras 

❖ Chef Débinha na gastronomia: cardápio especial para evento. ❖ Acessórios: moda afro e religiosidade africana. 

❖ Música: Dj Tio Fresh. 

Principais oportunidades 

No evento serão credenciadas as empreendedoras para participação do  Programa Sp Afro Empreendedor para participação de feiras, eventos, feiras, lojas sociais e lojas online. A participação do Instituto no evento  demonstrará o engajamento com Afros empreendedoras negras para o seu fortalecimento e estimulando a geração de empregos e renda,  contribuindo para desenvolvimento social, fomento de negócios afros no  mundo empresarial e potencializando a cadeia de consumo da sociedade  que é influenciada por esses negócios. 

No atual cenário, onde a instabilidade político-econômica e a taxa de desemprego chegaram a um índice alarmante a pratica empreendedora  gera desenvolvimento e subsistência a população pobre e negra. 

Estrutura do evento 

O evento contará com o apoio do Programa São Paulo Afro Empreendedor  que pertence a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho que  irá auxiliar na divulgação do evento nas suas páginas, bem como efetuará  no local o credenciamento de empreendedores para eventos, feiras, etc… Salientamos que evento não possui vinculo político, captamos recursos  através de doações para estrutura do desfile com pessoas, órgãos, empresas alinhadas com o nosso propósito. 

As empreendedoras presentes não serão cobradas de taxas para a exposição e desfile, poiso evento é 100% gratuito.

DESPESAS PARA ESTRUTURA DO EVENTO
Item Orçamento
Tapete passarela desfile Concedido pelo apoio da prefeitura
Divulgação flyer e mídias Sociais R$ 200,00 (doação )
DJ (discotecagem) R$ 300,00 (doação)

Expositoras presentes. 

I – KIANGA: Moda Praia  

II – LINHA PRETA: Vestuário e moda feminina. 

III – BRECHÓ HERANÇA: Vestuário/ Brechó. 

IV – DÁDIVA ELEMNATAL: Extratos Vegetai; florais. 

V – MAIS LINDA AFRO: Vestuário e Acessórios. 

VI – BRASIL TUPINAMBÁ: Essências Terapêuticas. 

VII – ATELIÊ BALAIO DOURADO: Acessórios na Afro religiosidade, bijuterias e joias. 

Considerações finais. 

O evento visa potencializar as Afro empreendedoras nos seus negócios para  fortalecimento da economia. 

Colocamo-nos a disposição para esclarecer qualquer dúvida e é de grande 

+ sobre o tema

para lembrar

Contos Africanos e Nganos: Identidade Moçambicana

CONTOS AFRICANOS AND NGANOS: MOZAMBICAN IDENTITY Lúcia Regina Lucas da...

Lupita Nyong’o é eleita a mulher do ano pela a revista Glamour

Depois de ser eleita a mulher mais bonita do ano...

Conheça a igreja que louva o jazz de John Coltrane

Saxofonista é reverenciado como santo em São Francisco, EUA O...
spot_imgspot_img

Sociedade Protetora dos Desvalidos completa 192 anos com desafio de manter legado

A última semana foi de celebração aos 192 anos da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), em Salvador. A mais tradicional organização civil antirracista brasileira se...

Mais de 700 obras de arte afro-brasileiras serão repatriadas dos EUA para o Muncab, de Salvador, em 2025

José Adário tinha 11 anos quando, no final dos anos 1950, começou a aprender com um mestre o ofício ao qual dedicou sua vida...

Clássico de Carolina Maria de Jesus será lançado em audiolivro na voz de Tatiana Tiburcio

Obra mais conhecida de Carolina Maria de Jesus, "Quarto de despejo" será lançado no fim deste mês em audiolivro inédito pela Supersônica na voz de...
-+=