Artistas londrinos trocam protagonistas brancos por negros em cartazes como forma de protesto. Entenda!

Você ficaria surpreso ao ver um Doctor Who ou Harry Potter negro em uma publicidade no ponto de ônibus? As pessoas que caminhavam por Brixton, em Londres, notaram a existência de uma campanha fotográfica bem incomum: cartazes de grandes sucessos do cinema com seus conhecidos protagonistas brancos substituídos por atores negros. As imagens originais foram criadas para uma campanha do grupo chamado “Legalmente Negro” formado por quatro jovens ativistas que tem como objetivo combater a forma como os negros são retratados na mídia. As artes estão sempre acompanhados da frase: “Se você está surpreso significa que você não vê pessoas negras suficiente em papéis principais.”

Do Glamurama

Os cartazes criados pelo grupo Legally Black nos pontos de ônibus de Brixton, em Londres || Créditos: Reprodução Instagram

Apesar de aprovar as reações que os cartazes provocaram – viralizando no Twitter e Instagram- não foi o grupo Legally Black que os colocou nos pontos de ônibus. Os anúncios postados na conta do Instagram dos jovens foram usadas sem o conhecimento deles por outro grupo de ativistas, o Special Patrol Group, que resolveu apoiar a causa de uma forma, digamos, mais radical.

Os quatro jovens responsáveis pelos cartazes são Liv Francis-Cornibert, Shiden Tekle, Bel Matos da Costa e Kofi Asante. Eles se conheceram na Advocacy Academy, organização descrita como “programa de treinamento de ativismo para jovens.” “Nós basicamente queremos uma melhor representação dos negros na mídia”, comentou Liv Francis-Cornibert sobre projeto, que segundo ela existe para destacar a desigualdade de representação na mídia usando um formato satírico, em vez de uma recomendação literal de que as narrativas brancas sejam re-moldadas com atores negros.

“Não se trata de levar um show tipicamente branco e torná-lo negro. Trata-se de fazer um show negro. Ou um show do sudeste asiático. Qualquer pessoa de cor deve se sentir representada com precisão na mídia. É por isso que acho que o filme “Pantera Negra” é tão bom”, disse em entrevista a um site americano.

O sucesso do filme “Pantera Negra” é indiscutível. Além das críticas positivas, o longa conquistou a marca de quinta maior bilheteria de estreia da história dos EUA, representando um marco no gênero de filmes de super-heróis. Entretanto, o mérito do filme não se resume apenas aos seus números de bilheteria: “Pantera Negra” representa um grande avanço na questão da representatividade negra nas telas de cinema.

+ sobre o tema

Deputados repercutem comentários de estudante sobre indígenas

Por: GABRIEL MAYMONE     Deputados estaduais de Mato Grosso do Sul...

Andrade diz ter sido vítima de preconceito racial no Flamengo

Num país cuja formação racial é a miscigenação de...

para lembrar

Policiais investigados por homicídio de João Pedro mudaram versões sobre disparos

Os três policiais civis investigados pelo homicídio do adolescente...

Meu cabelo, o racismo e o mito da caverna

Desde criança sempre tive um problema com meu cabelo....

Rapaz negro é acusado de roubar a própria jaqueta e desabafa nas redes

A primeira reação do jovem foi rir, pois ele...
spot_imgspot_img

O racismo no DNA do Brasil

O fato de o Brasil ser a nação mais miscigenada do mundo serve de prova científica do grau de perversidade do racismo institucionalizado nessas terras. Publicada na semana...

Quando Tony Tornado cerra o punho e levanta o braço, a luta dos afrodescendentes se fortalece

Tony Tornado adentrou o palco do Festival Negritudes e, antes de dizer qualquer palavra, ao lado do filho, Lincoln, ergueu o punho direito. O...

‘Redução de homicídios no Brasil não elimina racismo estrutural’, afirma coordenador de Fórum de Segurança

Entre 2013 e 2023, o Brasil teve uma queda de 20,3% no número de homicídios, de acordo com o Atlas da Violência, produzido pelo Fórum...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.