Guest Post »

As escritoras negras que Taís Araújo lê

Nas brechas do trabalho, a estrela de capa de Marie Claire novembro, visita a literatura de autoras negras. Lê das americanas Angela Davis e Toni Morrison à nigeriana Ayòbámi Adélbáyò e às brasileiras Djamila Ribeiro e Sueli Carneiro

Por FLÁVIA OLIVEIRA, da Marie Claire

Taís Araújo – Vestido Valentino, brincos Arqvo e Broche Kika Rufino (Foto: Caroline Lima)

Para ser feliz num país polarizado e entristecido, a Taís Araújo “trabalha, trabalha, trabalha”. Nas brechas de tempo, a estrela de capa de Marie Claire novembro, visita a literatura de autoras negras. Lê das americanas Angela Davis e Toni Morrison à nigeriana Ayòbámi Adélbáyò e às brasileiras Djamila Ribeiro e Sueli Carneiro. Conheça as escritoras negras que Taís lê:

Alice Walker – Escritora, poeta e ativista feminista americana. Publicou mais de três dezenas de livros, entre eles, o romance A Cor Púrpura (José Olympio), ganhador do National Book Award e do prêmio Pulitzer de ficção. O livro deu origem ao filme dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Whoopi Goldberg e Oprah Winfrey. O musical inspirado na obra estreou no Rio de Janeiro em setembro; chega a São Paulo em dezembro.

Angela Davis – Professora da Universidade da Califórnia, filósofa e ícone da luta pelos direitos civis nos EUA. Integrou o movimento dos Panteras Negras. É autora de Mulheres, Raça e Classe (Boitempo) e A Democracia da Abolição (Bertrand Brasil), entre outros. Em outubro passado, veio ao Brasil para lançar Angela Davis, uma Autobiografia (Boitempo).

AyÒbámi AdébáyÒ – Nigeriana, mestre em literatura anglófona e em escrita criativa. Foi aluna de Chimamanda Ngozi Adichie, uma das principais feministas e pensadoras da atualidade. Fique Comigo (Harper Collins), seu romance de estreia, foi incluído na lista dos melhores de 2017 dos jornais The New York Times, The Guardian e da revista The Economist. Foi o segundo livro mais vendido na Flip 2019.

Cida Bento – Doutora em psicologia social, é autora de Pactos Narcísicos no Racismo: Branquitude e Poder nas Organizações Empresariais e no Poder Público. A obra é referência nos estudos sobre reprodução das desigualdades raciais nas relações de trabalho no Brasil. Diretora da ONG Centro de Estudos de Relações de Trabalho e Desigualdade, dedica-se há 30 anos à promoção da diversidade no ambiente corporativo. Em 2015, foi a única brasileira a entrar na lista da The Economist dos 50 profissionais mais influentes do mundo na área.

Djamila Ribeiro – Mestre em filosofia, feminista e acadêmica, é colunista da Folha de S. Paulo e de Marie Claire. É autora de O Que É Lugar de Fala? (Pólen) e de Quem Tem Medo do Feminismo Negro? (Companhia das Letras). Neste fim de ano, está lançando Pequeno Manual Antirracista pela Companhia das Letras.

Grada Kilomba – Escritora, psicóloga, teórica e artista interdisciplinar, nascida em Lisboa, com origens em Angola e São Tomé e Príncipe. Vive em Berlim. É autora de Memórias da Plantação: Episódios de Racismo Cotidiano (Cobogó), livro mais vendido da Flip 2019.

Maya Angelou – Escritora, poeta, dramaturga, atriz, dançarina, cantora e ativista dos direitos civis nos Estados Unidos. Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola, seu livro mais popular e aclamado, foi relançado no Brasil em 2018 pela Astral Cultural. Este ano saiu Carta a minha filha (Agir). Morreu em 2014, aos 86 anos.

Sueli Carneiro – Filósofa, ativista e uma das principais autoras do feminismo negro no Brasil. Fundou em 1988 o Geledés – Instituto da Mulher Negra, organização da sociedade civil dedicada à defesa de mulheres e negros. É autora de Escritos de uma Vida (Letramento), coletânea de artigos e ensaios.

Toni Morrison – Escritora, editora e professora americana. Seu romance Amada (Companhia das Letras), ganhou o prêmio Pulitzer de melhor ficção. Escreveu peças de teatro e literatura infantil. Em 1993, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura; até hoje, é a única mulher negra laureada. Morreu em agosto passado, aos 88.

Edição de moda Ana Wainer/ Beleza Maquiagem: Vale Saig (RM MGMT) com produtos Biossance e Becca Cosmetics/ Beleza Cabelos: Maia Boitrago / Produção-Executiva: Vandeca Zimmermann / Produção de moda: Jessica Kelly e Juliana Santos / Assistente de beleza: Cleiton Cooper / Assistente de fotografia: Bernardo Calmon / Tratamento de imagem: RAWPLUS / Agradecimento: 42.studio

Related posts