As vozes da diversidade ainda não ganharam espaço suficiente nas grandes empresas

No Brasil, temos o hábito de pensar que todo preconceito é direto, agressivo, claro e evidente, mas não é verdade. Na maioria das vezes, a zona é cinzenta

Por Liliane Rocha, Da Época Negócios

LILIANE ROCHA - mulher negra, de cabelo na altura dos ombros, vestindo camiseta branca- sentada com um microfone na mão
LILIANE ROCHA (Foto: Imagem retirada do site Época Negócios)

Mulher, negra, 37 anos, 1,68 de altura, 68 quilos. Uma pinta no rosto à direita. Camisa branca, calça branca e preta com estampa africana. Estranhou? Foi assim que comecei a minha fala em um grande evento promovido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil), na semana passada: o Fórum de Diversidade e Inclusão, falando sobre Existência e Resistência.

A narrativa foi um “para cego ver” que permitiu a inclusão das pessoas com deficiência visual que estavam na plateia. Dessa forma, elas sabem como é o interlocutor.

São posturas, gestos e ações muito simples que nos fazem ser mais inclusivos e ajudam a ecoar vozes de diversidade. Como diz a letra da música de Elza Soares – também presente no evento – “a minha voz uso para dizer o que se cala”. Neste sentido, o que podemos assimilar é que um movimento propositivo em relação à diversidade e inclusão a partir de posicionamentos nem sempre é fácil, mas sempre é necessário.

Neste encontro maravilhoso, fui mediadora de um painel com a mulher, trans, preta, Yasmin Victoria e o Caio Carvalho, pessoa com deficiência visual. Junto com eles, falei das pessoas que existem, que compõem a demografia da sociedade brasileira, mas que nem sempre estão presentes.

A Yasmin fez uma fala incrível e extremamente real: “Existem pessoas que praticam violências cordiais, achando que não estão sendo LGBTfóbicas ou racistas. Mas, de uma forma cordial, estão sendo as piores pessoas do mundo.” No Brasil, temos o hábito de pensar que todo preconceito é direto, agressivo, claro e evidente, mas não é verdade. Na maioria das vezes há uma nébula que torna a zona cinzenta. Ao menos para aqueles que dizem não saber se o preconceito ocorreu ou não.

Dentre 200 milhões de brasileiros, temos 52% da população formada por mulheres, 58% são negros. Entre 24% ou 7% da população – a depender do estudo de base – é composta de pessoas com deficiência. E ainda, segundo a escala Kinsey da década de 50 (subestimada, na minha opinião), ao menos 10% da população é homossexual.

Na mesma semana, calou-se a voz da menina Ágatha Félix. Voz que poderia ecoar para diversas outras meninas negras e periféricas. Fazendo uma analogia ao “para cego ver”, Ághata, menina negra que tinha um brilhante futuro pela frente. Como ela é? Desculpe não sei, pois apagaram a sua história. Parece simples, mas quando focamos nas estatísticas que mostram que o Brasil mata um negro a cada 23 minutos, fica bastante pesado! E por isso, cada vez mais, precisamos de vozes ecoando em defesa da diversidade e inclusão.

Tenho comentado que naturalizamos essas questões por desconhecimento ou desinformação. Que “empatia, diálogo, conhecimento dos nossos vieses, respeito e prática” diários ajudariam, mas confesso que uma pergunta que a Elza Soares fez durante sua conversa com a jornalista Luciana Barreto me chamou a atenção. Será que estamos com medo? Medo de falar sobre direitos? Medo de falar sobre igualdade? Medo de falar sobre respeito? A resposta da própria Elza foi marcante: “O medo tem que ter medo da gente”. Ou seja, o medo não pode nos limitar, o medo não pode nos impedir de construir um mundo mais justo.

Destaco também outras vozes ecoadas pela valorização da diversidade nesta mesma semana. O Ministério Público do Trabalho, liderado pela Dra. Valdirene de Assis, firmou o imprescindível Pacto de Inclusão Social de Jovens Negras e Negros no Mercado de Trabalho, assinado por 15 das maiores agências de publicidade do país.

Lá, ecoamos reflexões sobre a ausência de profissionais negros nos quadros funcionais das agências de publicidade. Um dos presentes comentou que, segundo dados do CAGED, somente 13% do total de profissionais da área são negros. Na ocasião, as agências ali presentes estavam definindo metas de contratação de pessoas negras até 2021. Outra fala marcante: “temos aqui uma sala com 150 pessoas, sendo que 80% dela é composta por negros. Hoje estamos fazendo algo histórico em nosso país”.

Em meio a toda essa efervescência, ainda visitei a planta industrial de algumas empresas de diversos segmentos. E lá, ao contrário do que observei nestes dois encontros, menos de 10% dos presentes eram mulheres, negros e pessoas com deficiência. Não foi possível ter clareza da presença de homossexuais e transgêneros.

Então pensei que as vozes que ecoam nos movimentos de diversidade nos rincões, ou em eventos maravilhosos como da Amcham e do MPT, vozes de pessoas negras brilhantes, vozes de mulheres incríveis, vozes de pessoas com deficiência geniais, vozes de homossexuais e transgêneros que expressam uma intelectualidade profunda, ainda não ganharam espaço suficiente e mais do que merecido nas grandes empresas.

Com isso, peço um minuto de silêncio para que você deixe ecoar a sua voz interior e pense sobre sua responsabilidade com a mudança desse cenário com pouca representatividade dessas pessoas em suas equipes. Assim, juntos poderemos ecoar nossas vozes para todos os lugares.

+ sobre o tema

Racismo causa ansiedade e depressão em vítimas, diz pesquisa

Quem sofre racismo com frequência e em situações variadas...

Terceirização: 70% dos deputados que representam o estado de SP votaram a favor

Dos 60 parlamentares que foram à Câmara, 42 concordaram...

Evento reúne micro e pequenos empresários negros em SP

Seminário Brasil Afroempreendedor debaterá sustentabilidade econômica de micro e...

Confira lista de concursos e oportunidades

Fonte: G1 -   Verifique abaixo os concursos...

para lembrar

Mulher, mercado de trabalho e desigualdade

O emprego e a renda são dois componentes que...

Racismo e sexismo persistem no mercado de trabalho de Salvador

Segundo o estudo, o rendimento médio da mulher negra...

Polícia Civil vai contratar 877 investigadores

Fonte: Jornal Agora-       A Polícia Civil abrirá, no próximo dia...

IBGE anuncia concurso para 191.972 vagas de recenseador

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)...
spot_imgspot_img

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm um grande desafio pela frente relacionado à equidade de gênero. Um estudo recente da McKinsey...

Sem desigualdade de gênero, mundo poderia ter PIB ao menos 20% maior, diz Banco Mundial

O Produto Interno Bruto (PIB) global poderia aumentar em mais de 20% com políticas públicas que removessem as dificuldades impostas às mulheres no mercado...

Homens ocupam seis em cada dez cargos gerenciais, aponta IBGE

As mulheres são maioria entre os estudantes que estão em vias de concluir o ensino superior, no entanto são minoria em relação a posições...
-+=