#AsNegaReal discute serie “Sexo e as Nêgas”

Vídeos produzidos pelo site Blogueiras Negras promove debates relacionados às temáticas dos episódios do programa exibido desde o último dia 16 pela Rede Globo. “Discutiremos o episódio da semana, nossas impressões (e depressões) sobre ele e em que aspecto ele beneficia ou prejudica o avanço no debate sobre machismo e, principalmente, sobre racismo na sociedade brasileira. Nosso objetivo principal é oferecer às nêgas a voz e o protagonismo que raras vezes (arriscamos perguntar: alguma vez?) nos foi dado num espaço como a Rede Globo”, explica uma das blogueiras, Gabi Porfírio

Favela 247 – Durante os 13 episódios da série “Sexo e as Nêga”, previstos para irem ao ar até 9 de dezembro, na Rede Globo, o site Blogueiras Negras promoverá um debate sobre os programas exibidos pela emissora. Os vídeos estarão disponíveis aos sábados no canal do blog no youtube e contarão com a participação de debatedoras envolvidas com o tema. “Discutiremos o episódio da semana, nossas impressões (e depressões) sobre ele e em que aspecto ele beneficia ou prejudica o avanço no debate sobre machismo e, principalmente, sobre racismo na sociedade brasileira. Nosso objetivo principal é oferecer às nêgas a voz e o protagonismo que raras vezes (arriscamos perguntar: alguma vez?) nos foi dado num espaço como a Rede Globo”, explicou Gabi Porfírio, em artigo publicado pelo Blogueiras Negras. Desde antes da estreia, ocorrida no último dia 16, o programa vem gerando polêmica.  “Teremos a oportunidade de ver o que é a mulher negra, como se comporta, o que faz, onde faz e com quem faz, segundo a visão do homem branco cis: Miguel Falabella, autor de bordões como ‘eu odeio pobre’”.

O primeiro episódio de #AsNegaReal foi ao ar em 6 de setembro, antes de “Sexo e as Nêga” estrear, e discutiu o conceito da série, seu protagonismo, o não-lugar da mulher negra na sociedade brasileira e a violência simbólica que a série global significa. Participaram Gabi Porfírio (blogueira, professora de Literatura Brasileira e Português, especialista em Língua Portuguesa e mestranda em Linguagens), Aline Djokic (feminista negra, blogueira, estudante de Literatura, Língua Portuguesa e Espanhola e Pedagogia), Charô Nunes (feminista negra, blogueira e coordenadora do Blogueiras Negras) e Djamila Ribeiro (feminista negra, blogueira, mestranda em Filosofia Política).

O segundo episódio de #AsNegaReal foi ao ar no último dia 20, após a estreia de “Sexo e as Nêga”. “A partir da análise meticulosa e do nosso embasamento, construímos nossas ideias e colocamos tudo bem explicadinho nesse segundo episódio. Destrinchamos algumas cenas da série, expondo nossa opinião sobre o impacto na identidade negra e sobre os repertórios trazidos pela trama”, explica o texto do site. Participaram Larissa Santiago (blogueira e publicitária), Viviana Santiago (militante negra, blogueira e pedagoga) e Mabia Barros (militante negra, blogueira e publicitária)

 

Por Gabi Porfírio, para o Blogueiras Negras

#AsNegaReal é o Blogueiras Negras no youtube

A nós, mulheres negras, incomoda muita a imagem e a consequente estereotipação feitas de nossos corpos. A Rede Globo, como grande veículo de massa que é, contribui há anos nesse desserviço que é mostrar – segundo uma visão machista, racista e classista – qual é o lugar que deve ocupar a mulher negra, reforçando – por vezes de modo caricato e ofensivo – esse estereótipo.

De 16 de setembro a 09 de dezembro, teremos a oportunidade de ver o que é a mulher negra, como se comporta, o que faz, onde faz e com quem faz, segundo a visão do homem branco cis: Miguel Falabella, autor de bordões como “eu odeio pobre”, assina a nova série da Globo “Sexo e as Nêga” e pretende, de acordo com suas palavras, mostrar que as quatro protagonistas (e que nem são as protagonistas… Claudia Jimenez o é. Sim, Claudia Jimenez é a protagonista de uma série chamada “Sexo e as NÊGA” … reflitam), enfim, mostrar que as quatro protagonistas ”são mulheres que gostam de transar, de se arrumar, querem arrumar homem. Vivem os mesmos problemas de mulheres de qualquer lugar”.

O Blogueiras Negras produz “informação para fazer a cabeça” e milita um feminismo negro que visa, dentre outras frentes, tanto à desconstrução da imagem hiperssexualizada da mulher preta quanto à consequente objetificação de seu corpo. Por essa razão, o compramos a idéia da preta Aline Djokic, autora de textos como “A mulher negra, o cristianismo e o mito da redenção” e “A balada das quatro mulheres”. Aline propôs que alguma ação fosse feita em resposta aos episódios que, já sentíamos, seriam problemáticos: a primeira ideia foi de que cada uma fizesse seu vídeo comentando o episódio e postasse na sua própria timeline no facebook ou que esses vídeos fossem compartilhados pelo Blogueiras Negras. Com a idéia já abraçada, logo surgiu a proposta desse formato final, que apresentamos a seguir.

Assim, para debater questões que serão apresentadas na nova série da Globo, para problematizarmos e discutimos a visão da mulher negra reforçada por “Sexo e as Nêga”, reunimos três de nossas nêgas: Aline Djokic, Charô Nunes e essa que voz fala, Gabi Porfírio, para iniciarem uma série de debates que serão feitos coletivamente e cuja gravação será transmitida e veiculada através do canal do Blogueiras Negras no youtube . Esse grupo vai levantar a bola para uma 4ª nêga que, como convidada especial e representando a voz da audiência, vai enriquecer ainda mais esse debate trazendo um aspecto do episódio da semana que mais lhe tenha chamado atenção.

Ao todo, serão trezes episódios que, como já dissemos, irão ao ar de 16 e setembro a 09 de dezembro. Ao todo, serão seis grupos formados por três nêgas + a nêga convidada representando a audiência. O primeiro grupo é formado por Aline Djokic (a cabeça da ideia), Charô Nunes e Gabi Porfírio: nossa convidada especial é supresa!! Para a formação dos outros cinco grupos (cada uma com três nêgas) a gravarem seus debates, faremos uma agenda (semelhante à agenda de textos do BN), para organizarmos as pretas que se dispuserem a contribuir nessa vlogagem coletiva.

O convite da quarta nêga fica por conta do próprio grupo, que vai ter autonomia para escolher quem melhor poderia contribuir e representar à altura as pretas da audiência. Nessa nossa conta, então, cada grupo ficará com dois episódios para comentar (o que também será organizado numa agenda); para o último vídeo referente ao último episódio, vamos abrir na fanpage ou ver quais pretas se fizeram mais presentes nas discussões para comporem o último grupo e fecharem com chave de ouro esse ciclo de debates, que terá como uma das identidades a hashtag #AsNegaReal.

A ideia, vinda de uma votação aberta no grupo do Blogueiras Negras, partiu de Maria Rita Casagrande. Para Maria Rita, o duplo sentido da tag é o mais interessante: somos todas negas da realeza e, mais do que isso, reais. Gostaríamos de deixar claro que essa tag não rejeita, de forma nenhuma, que mulheres negras moradoras de comunidade e que são camareiras, costureiras, cozinheiras e operárias não sejam reais. Nós sabemos que a mulher negra está na base da pirâmide social e, em comparação ao homem branco, ganha 30% a menos que ele. Entretanto, além de camareiras e costureiras, nós somos advogadas, professoras, colunistas, jornalistas, escritoras, arquitetas, e nós queremos mostrar que a realidade da mulher negra vai além do estereótipo que Miguel Falabella está querendo reforçar.

Além da contribuição de Maria Rita e Aline, contamos ainda com a cola que nos une a todas no Blogueiras Negras que atende pelo nome de Charô Nunes – a primeira e grande entusiasta da ideia e o motor que fez começar a girar essa engrenagem: Aline pensou no “quê” e Charô botou pra funcionar pensando e organizando o “como”. Por trás deste texto estou eu, Gabi Porfírio, a quem foi confiada a tarefa de organizar em palavras esse projeto novo, mas já tão precioso como mais uma ferramenta de empoderamento de mulheres negras.

Nos vídeos, que irão ao ar aos sábados, discutiremos o episódio da semana, nossas impressões (e depressões) sobre ele e em que aspecto ele beneficia ou prejudica o avanço no debate sobre machismo e, principalmente, sobre racismo na sociedade brasileira. Nosso objetivo principal é oferecer às nêgas a voz e o protagonismo que raras vezes (arriscamos perguntar: alguma vez?) nos foi dado num espaço como a Rede Globo. A branquitude (e a loiritude do senhor Miguel Falabella) precisa entender que a voz negra é autônoma e pode falar por si mesma, e que não precisamos de nenhumx brancx narrando nossas histórias como se títeres fôssemos sob o comando e vontade de uma pessoa branca.

 

 

Fonte: 247

 

+ sobre o tema

para lembrar

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

Dizem que `num´pega, mas um dia ainda vão aprender que pega

Domingo passado, folheando revistas velhas, bati o olho numa...

Primeira vereadora negra eleita em Joinville é vítima de injúria racial e ameaças

A vereadora Ana Lúcia Martins (PT) é a primeira...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=