Assédio sexual e racismo na sala de cirurgia

Uma revista médica americana decidiu revelar dois crimes cometidos contra pacientes anestesiadas em hospitais universitários. A onda de sinceridade chegará ao Brasil?

Por Cristiane Segatto, do Época

O que fez a revista científica Annals of Internal Medicine, do Colégio Americano de Medicina, ao receber o relato de dois crimes horríveis (assédio sexual e racismo) cometidos contra pacientes anestesiadas em hospitais universitários?

Cedeu ao corporativismo médico e recusou o texto, sob o argumento de que ele mancharia a reputação da categoria? Varreu o artigo para o fundo da gaveta e os crimes para baixo do tapete? Nem uma coisa nem outra.

Depois de uma intensa discussão, os editores decidiram checar a história e publicar, na semana passada, o corajoso ensaio  produzido por um professor.

O título não poderia ser melhor: “Nossos segredos de família”.  Para evitar a exposição das pacientes, dos estudantes e dos profissionais envolvidos, a publicação optou por omitir os nomes verdadeiros. Se os casos serão investigados e punidos, é uma questão para a justiça.

Para os médicos responsáveis pela revista, o mais importante é abrir a discussão sobre modelos negativos de comportamento. Numa profissão extremamente hierarquizada, eles tendem a deformar o caráter e a prática dos futuros médicos. É uma discussão da maior relevância.

Ainda que os casos relatados sejam exceção, eles precisam ser conhecidos. Acompanhe comigo:

Um aluno de medicina entrou numa sala de cirurgia para assistir a uma remoção de útero (histerectomia) numa universidade americana. O cirurgião responsável preparava a vagina da paciente para o procedimento. Com uma pinça estéril, mergulhou bolas de algodão em um antisséptico. Técnica correta. Comportamento desprezível.

Enquanto o médico limpava e esfregava os lábios vaginais e a face interna das coxas, ele olhou em direção ao aluno, deu uma piscadinha e disse:

“Aposto que ela está gostando disso”. Em seguida, caiu na gargalhada.

A covardia desse abuso sexual de uma paciente anestesiada só veio à tona porque um professor de humanidades propôs uma reflexão inusitada aos estudantes do quarto ano de medicina.

Numa aula sobre a virtude do perdão, ele perguntou se algum dos estudantes precisou perdoar alguém por uma experiência vivida no contexto clínico ou se alguém ainda não havia conseguido perdoar.

Silêncio constrangedor. O professor voltou à mesa, sentou na cadeira e, propositalmente, contemplou a paisagem através da janela. Sem pressa.

Depois de uma longa espera, um dos alunos tomou coragem e disse que algo imperdoável acontecera com ele. Contou a história bizarra acima e desabafou: “Estava lá apenas tentando aprender”, disse. “O cara era nojento. Isso ainda me incomoda.”

O professor prosseguiu:

“Quando o cirurgião fez aquilo, você também riu?”

O aluno confessou:

“Sim, eu ri, mas o que você queria que eu fizesse?”, disse. “Alguma vez você esteve numa situação como essa?”

Em vez de posar de baluarte da ética e do bom comportamento, o professor revelou que ele próprio havia presenciado algo semelhante quando estava no terceiro ano de medicina.

Tudo aconteceu no departamento de obstetrícia, onde ele tinha acabado de ajudar a fazer um parto. A garotinha nasceu e ele mesmo a colocou nos braços da mãe, uma imigrante hispânica. Retirou a placenta, colocou num recipiente e viu que ela estava intacta.

Ao voltar-se para a paciente, desesperou-se com o sangue que jorrava pela vagina. Chamou o médico responsável. Ele veio rapidamente e observou que não havia nenhuma laceração no períneo. Colocou a mão sobre o abdome e começou a massagear o útero. O sangramento continuava.

O médico concluiu que a mulher estava sofrendo de atonia, uma condição grave, muitas vezes fatal, em que o útero não consegue contrair adequadamente suas fibras musculares.

Rapidamente, o obstetra determinou que a mulher fosse anestesiada e recebesse drogas para conter o sangramento. O estudante e outro colega foram instruídos a manter bem abertas as duas pernas da paciente.

Foi quando o médico colocou a mão esquerda dentro da vagina e começou a pressionar o útero. Apoiou a outra mão sobre o abdome e massageou o útero energicamente entre as duas mãos.

Funcionou. Depois de alguns minutos, ele sentiu o útero contrair e endurecer. “Isso, menina. Assim é que eu gosto. Um útero bem apertado”, disse o médico. Depois de toda a tensão, ele havia conseguido salvar a paciente. O estudante estava encantado.

O deslumbramento durou pouco. O obstetra ergueu a mão direita e, com a mão esquerda ainda dentro da vagina, começou a dançar e a cantar “La Cucaracha”, uma referência ofensiva à origem latina da paciente. O aluno começou a rir e cantarolar com ele.

Até que o anestesista, enojado, gritou: “Parem com isso, seus idiotas!”

Depois da aula em que relembrou o episódio, o professor decidiu que era hora de quebrar o silêncio. Escreveu o artigo e o encaminhou para publicação. No editorial que acompanha o artigo, Christine Laine, editora-chefe do Annals of Internal Medicine, afirmou:

“Se esse ensaio encorajar um único médico a agir como o anestesista, já terá valido a pena publicá-lo”, disse. “Todos nós precisamos ter a força necessária para chamar nossos colegas de ‘idiotas’ quando esse rótulo for apropriado. Devemos isso a nós mesmos, à nossa profissão e especialmente aos nossos pacientes”.

Quando veremos um mea culpa tão maduro quanto esse ser publicado no Brasil? Quebrar o silêncio em torno das humilhações e dos abusos cometidos contra os pacientes é obrigação de todos os médicos que honram a profissão.

+ sobre o tema

Câmara pretende ouvir Janot sobre equiparação de homofobia a racismo

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara...

Não entendemos errado, o que aconteceu com Angelo Assunção foi racismo

A sofisticação do racismo brasileiro está no fato de...

Gordofobia, racismo, preconceito: Há cura para as doenças sociais?

Especialistas acreditam que só com punição será possível coibir...

para lembrar

Guerreiro Ramos, pioneiro nos estudos do racismo no Brasil

Não foram poucas as controvérsias protagonizadas, em vida, pelo...

Na Feira do Livro, Sueli Carneiro escancara racismo que ainda divide o Brasil

"Eu vivo num país racialmente apartado", afirma a filósofa Sueli...

“Mesmo com vice negra, somos oprimidas”, diz escritora colombiana

A escritora e jornalista colombiana Edna Liliana Valencia, de...

Em Moçambique, Anielle Franco assina acordo de combate ao racismo

Com agenda intensa em na África do Sul, a...
spot_imgspot_img

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6 anos da morte do pastor e teólogo James Cone, o sistematizador da teologia negra. Esta...

Com a mão erguida e o punho cerrado eu grito: fogo nos eurocêntricos cientistas-cientificistas

A verdade é que esse mundo é uma Ameaça. Uma Ameaça a certas gentes. Uma Ameaça a certas não-gentes. Uma Ameaça a redes, a...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=