Assista “Oliveira Oliveira sou eu e você”, novo clipe de Rafa Rafuagi

Trata-se da música-tema da “Exposição Palmares não é só um, são milhares”, onde Rafa Rafuagi é um dos Curadores, em homenagem a Oliveira Silveira e o Cinquentenário do 20 de novembro, dia da Consciência Negra. O Rap foi produzido por Jay Gueto da Gueto Anonimato, com produção audiovisual de Gabriel Job da Granja Fillms. A exposição está no Museu Antropológico do Rio Grande do Sul aberta gratuitamente, até 30 de maio de 2022.

“É a possibilidade de se levar a história negra para dentro do museu antropológico é um movimento de conquista e de inspiração a outros espaços. Uma grande oportunidade das escolas visitarem e conhecerem mais sobre a história das periferias gaúchas e do movimento negro do RS”

Partindo da instituição do 20 de Novembro como data da Consciência Negra, a exposição contextualiza o engajamento dos movimentos negros nacionais no panorama regional como os debates travados por décadas no período pós-abolição, a criação da imprensa negra e os primeiros coletivos e lideranças que influenciaram o campo reflexivo em que o Grupo Palmares atuou nos anos 1970. Visando as aspirações compartilhadas do coletivo de Porto Alegre com grupos ativistas de todo o país e a produção crítica no campo da memória, a mostra apresenta a proposição da data de Zumbi dos Palmares em seu contexto de luta e afirmação da consciência e do protagonismo negro.

A exposição se dedica, também, às ações de resistência de diversas organizações, como os Clubes Sociais Negros e as Comunidades Quilombolas, além de propor outro olhar para os acontecimentos que marcam as trajetórias negras no Estado, na perspectiva de suas relações com o tradicionalismo gaúcho. Finalmente, convida o público a conhecer as novas gerações e suas proposições afrofuturistas nas formas de lidar com as memórias negras e suas propostas para o futuro.

Permeando os sete grandes módulos em que a exposição é dividida, há o poeta, professor e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira (1941-2009), figura com destacada liderança e atuação no Grupo Palmares.

A curadoria é de agentes e pesquisadores negras e negros, de notório saber e reconhecido trabalho nas temáticas afins. A concepção expográfica ficou a cargo de Rodrigo Shalako.

Mostra: Palmares não é um só, são milhares: 50 anos do 20 de Novembro
Quando: até 30 de maio de 2022
Onde: Memorial do Rio Grande do Sul, rua Sete de Setembro, 1.020 (na praça da Alfândega), Porto Alegre
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h
Agendamento de grupos: (51) 3224-7159

+ sobre o tema

21 coisas que só nerds negros vão entender

1 – Tentar conciliar duas culturas muito distintas. O...

Saúde: por que reverter a privatização

Parte da população está convencida que a rede de...

Esperança na Revolta lidera premiação e reestreia no final de semana com entrada gratuita

Com três indicações ao Prêmio Shell de Teatro, sendo...

Influenciadoras digitais colaboram com novo produto da Avon

Paloma Barbiezinha (@palomabarbiezinha), de Salvador, Bahia, é uma das influenciadoras...

para lembrar

Alaide Costa

Alaíde Costa Silveira Mondin Gomide nasceu no Rio de Janeiro...

Circuito Musical Palmares evidencia história da cultura afrodescendente no Brasil

Augusto do Nascimento Uma mistura de linguagens artísticas para narrar...

Músicas inéditas de Beyoncé vazam na internet

Duas canções inéditas de Beyoncé vazaram na internet nesta...

Rappers de 11 anos rimam sobre escola e racismo

MCs mirins por Tiago Dias no UOL É final de tarde de...
spot_imgspot_img

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country

Beyoncé divulgou nesta terça-feira (19) a capa do seu novo disco "Cowboy Carter", o segundo capítulo de uma coleção que começou com "Renaissance", de...

Alaíde Costa e Ludmilla são exemplos relevantes de mulheres que venceram preconceitos no mundo da música

Hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é dia de saudar Alaíde Costa e Ludmilla, duas cantoras e compositoras brasileiras, ambas cariocas e ambas negras, que venceram...

Aretha Franklin: ícone da música e dos direitos civis que fez história com sua força cultural

Direto de Memphis para o mundo, com seu talento e brilho, a rainha do soul também alcançava o gospel, R&B e o jazz, de...
-+=