Ativistas marcham contra a redução da maioridade penal

O centro de Salvador vai ser palco, nesta segunda-feira, 13, de um ato contra a redução da maioridade penal. No dia em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 25 anos, militantes do movimento negro, ativistas digitais e outros atores sociais que são contra a proposta vão lotar o Campo Grande, a partir de 10h, para repudiar a aprovação dela na Câmara Federal.

por  Dhay Borges via Guest Post para o Portal Geledés

O presidente da casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) será o principal alvo das faixas e gritos de guerra, já que foi através de um golpe regimental orquestrado por ele que a PEC da redução conseguiu ser aprovada em primeiro turno no Congresso Nacional.

A marcha sairá da praça 2 de julho (Campo Grande) e seguirá pela avenida Sete até a Câmara Municipal de Salvador. O objetivo, segundo os organizadores, é alertar para as desvantagens da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

Entre os argumentos, o fato de que a medida não reduziu a violência nos países que a adotaram. Os manifestantes defendem que o investimento em educação, cultura, esporte e lazer seja priorizado, em vez da construção de mais presídios e cadeias.

A redução da maioridade penal é repudiada por órgãos internacionais de direitos humanos, como a Unicef, entidade ligada às Organizações das Nações Unidas (ONU). Além disso, a aprovação da proposta fere tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, como o Pacto de San José da Costa Rica e a Convenção dos Direitos Humanos de 1989.

 

SERVIÇO

MARCHA CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

13 de julho, 10h, em comemoração aos 25 anos do ECA

Campo Grande (até a Câmara Municipal de Salvador)

FRENTE NACIONAL CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

CONTATO- Dhay Borges 71- 9205.2431

+ sobre o tema

Proibidas de usar black power na escola, meninas fazem protestos

Segundo as manifestantes, elas sofriam preconceito pelo penteados usados Do...

Amnistia denuncia controlos policiais racistas em Espanha

A Amnistia Internacional denunciou esta quarta-feira um tratamento...

‘Eu Não Sou Negro’ abre a janela para discutir sobre o Racismo

Aproveitando que o RACISMO é o tema em evidência,...

para lembrar

Denúncias de racismo e injúria racial aumentaram nos últimos 2 anos em PE

O número de queixas relacionadas a racismo e injúria...

Às feiticeiras, minha reverência

Em sua nova coluna, a filósofa e ativista reflete...
spot_imgspot_img

E se o racista for seu filho ou sua filha?

Esse é um texto que eu ensaiei escrever algumas vezes. A vontade ficou latente quando estourou um caso de racismo em uma escola de...

O Nunes do Nunes e o perigo de mais matança em São Paulo

Nunes (MDB) venceu. O prefeito incidental, sem marca alguma em seu governo que seja digna de nota, venceu. O que sobrou da esquerda assistiu ao...

Violência contra negros torna urgente criminalização do racismo em Portugal

O assassinato do comerciante de origem cabo-verdiana Odair Moniz, 43 anos, por agentes da PSP (Polícia de Segurança Pública) em Amadora, cidade da região...
-+=