Ator Vinícius Romão discursa sobre a banalização das prisões provisórias e o racismo no Poder Judiciário

 

 

“Queria começar o meu discurso fazendo uma pergunta a vocês: como é estar preso e não ter o direito de provar a sua inocência?”

Com este questionamento, o ator Vinícius Romão iniciou a audiência pública sobre a banalização das prisões provisórias e o racismo no Poder Judiciário, realizada às 10h, desta quinta-feira (13) pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, presidida por Marcelo Freixo (PSOL).Vinícius foi preso no dia 10 de fevereiro, no Méier, após ser confundido com um assaltante. Ele passou 16 dias na Cadeia Pública Juíza Patrícia Acioli, em São Gonçalo.

Vinícius dá a dimensão pessoal de um drama que o Brasil está longe de superar: o racismo e suas expressões institucionais. Segundo informações do Departamento Penitenciário Nacional, em 2011, dos 514.582 presos no Brasil, 274.253 são negros, o equivalente a 54%.

Além de lembrar o sofrimento vivido por ele e por sua família – seu pai, Jair Romão, acompanhou a audiência -, o ator questionou a atuação do Estado. “A polícia fez meu pai chorar por 16 dias. Não houve respeito. Perante a lei somos todos iguais”, afirmou. Quando foi preso, ele sequer pode ligar para a família ou para um advogado.

Vinícius lamentou as arbitrariedades cometidas contra ele e mostrou preocupação com os abusos a que podem ser submetidos outras pessoas, em especial, o suspeito com quem fora confundido no Méier. “E se fosse ele? Também não teria condições de responder? Não teria direito a nada? Só que vocês pegaram o cara errado. Eu tenho curso superior, carteira assinada, residência fixa. Mas nada disso foi investigado”, afirmou, se dirigindo ao representante da Polícia Civil, o delegado titular da 25ª DP (Engenho Novo).

Ator Vinícius Romão discursa sobre a banalização das prisões provisórias e o racismo no Poder Judiciário

O caso ganhou notoriedade porque o ator trabalhou na novela “Lado a Lado”, da Rede Globo. Mas, como ele mesmo afirmou ao deixar o presídio, “há outros Vinícius”. Um deles é Douglas de Oliveira Moreira, morador da Pavuna, que compareceu à audiência acompanhado da mãe, Odélia. Após ser “reconhecido” por uma vítima de assalto através de uma foto no Facebook, Douglas foi agredido por policiais, humilhado e encarcerado por um mês .

 

O rapaz criticou a condução das investigações – o crime ocorreu em julho de 2013, mas ele nunca foi chamado para depôr. “A descrição é que a pessoa era um negro, alto, magro e de cabeça raspada. A partir destas características, ela (a polícia) poderia prender o Rio de Janeiro inteiro. Me intitularam ladrão de carros de alta periculosidade. Sempre mantive minha vida, desde os 15 anos, a trabalhar. Trabalho, estudo e faço concursos”, contou.

Douglas lembrou o dia de sua prisão, realizada em 9 de janeiro de 2013. “Quebraram minha casa toda à procura de armas, à procura de algo que pudesse me incriminar. Queriam me forçar a confessar uma coisa que não fiz. Contribuí, mostrei cada cômodo de minha casa e, a cada vez que tentava me explicar ou tentava saber de alguma coisa, era uma agressão. Entrei (na cadeia) com a certeza de que era inocente, mas não sabia quando iria sair. Conheço pessoas nestas mesmas condições que estão lá até hoje”, disse. Uma dessas pessoas é Hércules Menezes Santos, também morador da Pavuna e preso devido ao mesmo inquérito a que responde Douglas. O tio do rapaz, José Menezes, esteve na audiência.

Ao fim da reunião, Marcelo Freixo lamentou a ausência de representantes do Tribunal de Justiça e do Ministério Público – a Defensoria Pública do Estado e a Polícia Civil participaram. “A presença deveria ser obrigatória, senão por lei, pela ética, mas talvez seja pedir muito”, lamentou.

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania vai marcar uma audiência com a presidência do Tribunal de Justiça para discutir o problema – a próxima audiência do caso Douglas será no dia 18 de março, às 14h, no Fórum de Mesquita – e o encaminhamento de ofícios ao Ministério Público e à chefia da Polícia Civil sobre os temas discutidos.

 

 

 

 

Fonte: Desacato

 

 

+ sobre o tema

Uruguai: governo diz que número de abortos diminuiu após descriminalização

Segundo o governo, os dados preliminares apontam entre 300...

Nota da CNAIDS ao Ministro Alexandre Padilha

AoExmo. Sr.Alexandre PadilhaMinistro de Estado da Saúde - Ministério...

GO: ex-pastor é preso por estupro e cárcere privado da mulher por 6 anos

Um ex-pastor evangélico de 45 anos foi preso na...

Carta Aberta contra a chamada para a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Vimos manifestar publicamente à sociedade curitibana, assim como ao...

para lembrar

O apoio turco às vítimas do racismo na Alemanha

Depois dos atentados racistas contra a famíla Yigit, na...

Denúncias de racismo abalam Departamento de Bombeiros de NY

O Departamento de Bombeiros de Nova York (FDNY), uma...

Comissão diz que não houve ato ilícito da Justiça ao algemar advogada negra

Desembargador também inocentou a juíza que pediu a prisão...

‘Lá nunca mais volto’ – SEU JORGE sofre racismo na Itália – áudio

Entrevista concedida ao produtor Van Damme, da Beat98 Seu...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=