Atriz Monique Coleman usou tiaras em filme porque equipe não sabia fazer cabelo de negras

Enviado por / FonteWashington Luiz, da CNN

Se você assistiu à trilogia “High School Musical” provavelmente deve se lembrar das tiaras usadas pela personagem Taylor McKessie, interpretada por Monique Coleman. Apesar de ter se tornado uma marca da estudante nos filmes, o adereço não estava nos planos do departamento de figurino e só foi usado porque os cabeleireiros da equipe não sabiam como trabalhar com cabelos de pessoas negras. A revelação foi feita pela própria atriz.

“Crescemos muito nesta indústria, crescemos muito em representação e muito em termos de compreensão das necessidades de uma atriz afro-americana”, disse Coleman em entrevista recente ao site Insider, em comemoração o 15º aniversário do filme. “Mas a verdade é que eles mexeram no meu cabelo, e mexeram muito mal na parte da frente”, completou.

Segundo Coleman, os profissionais da equipe tiveram pouco tempo para arrumar o seu cabelo antes do início das filmagens. Para tentar solucionar o problema, ela sugeriu que eles “incorporassem bandanas em seu personagem” e “apenas tornassem isso uma parte de quem ela é”. Ela ainda disse considerar que teve sorte, pois a Disney e a produção do filme foram “muito abertos” à ideia apresentada por ela.

O visual deu certo e nas sequências de “High School Musical”, lançadas em 2007 e 2008, Taylor continuou a usar uma variedade de bandanas que combinavam com suas roupas.

Foto: Bekah Wriedt/ Reprodução Instagram

Representatividade
Ao comentar sobre o legado do filme, Coleman considerou que estava satisfeita por ter tido a oportunidade de interpretar Taylor e ser um modelo para os fãs que raramente se viam representados na tela.

“Estou muito grata por ter sido alguém que foi capaz de trazer representação em um momento em que não havia muito. Fico muito feliz quando vejo esta próxima geração de jovens artistas. Há muito mais espaço para pessoas negras”, disse.

Ela também afirmou que gostava de interpretar Taylor porque ela não era uma personagem negra estereotipada. “Isso significa muito para mim, especialmente porque Taylor era uma personagem dinâmica e a pessoa mais inteligente da escola. Tudo isso em uma época em que, muitas vezes, as
personagens de garotas negras tendiam a ser aquelas que tinham uma atitude ou eram atrevidas”, explicou.

 

Fonte: Washington Luiz, da CNN

+ sobre o tema

As greves escravas, entre silêncios e esquecimentos

No Brasil do século XIX, antes dos imigrantes, negros...

Saiba quem é o neto de Bob Marley que emplacou sucesso na Billboard; ouça a canção

YG Marley, nome artístico de Joshua Marley, neto do...

Africa Y La Crisis Mundial

Fonte: Listaracial Por Jesús Chucho García. Fundación Afroamerica y de...

Tia Ciata

A imagem que temos hoje de Tia Ciata surgiu...

para lembrar

FNB: O percurso da voz da resistência negra brasileira (1933 A 1938)

RESUMO: O presente estudo pretende fazer uma retrospectiva histórica...

Festival ECA de cinema exibe filmes gratuitos no Mês da Consciência Negra

Ao todo, 21 filmes nacionais e estrangeiros estão no...

Presidente da Libéria quer reconciliação após vitória esmagadora

A presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, prometeu incorporar seus...

SÃO PAULO: VII Semana da Cultura Negra

SÃO PAULO : VII Semana da Cultura Negra
spot_imgspot_img
-+=