Questlove (The Roots) estreia como diretor em longa sobre “Woodstock Negro”

Questlove é muito conhecido por seu trabalho na música com o The Roots, seja nos palcos pelo mundo ou acompanhando Jimmy Fallon em seu talk show na TV dos EUA.

Mas já faz algum tempo que o baterista tem ganhado um status de ícone cult e isso se concretiza de uma maneira espetacular em sua estreia como diretor de cinema. Seu primeiro filme se chama Summer of Soul (Or, When the Revolution Could Not Be Televised) [“Verão do Soul (Ou, Quando a Revolução Não Poderia Ser Televisionada)”] e é óbvio que a obra envolve a música diretamente.

Conforme conta a IndieWire em uma resenha do longa que foi exibido no festival de Sundance, o tema da produção é o Harlem Cultural Festival de 1969, um evento que ficou conhecido como “Woodstock Negro”.

“Woodstock Negro”

Já se passaram mais de 50 anos desde que esse festival reuniu nada menos que Nina SimoneSly and the Family StoneMavis StaplesB.B. KingGladys Knight and the PipsDavid RuffinBabatunde OlatunjiMongo Santamaría e muito, muito mais.

Por incrível que pareça, tudo isso foi capturado pelo cineasta Hal Tuchin e ficou guardado até que Questlove decidiu desenterrar as filmagens e compilá-las em um documentário que promete emocionar e ensinar mais sobre um período tão importante da cultura dos EUA — em especial para os negros.

IndieWire conta que logo em uma das primeiras cenas podemos ver uma frase que dita o ritmo de tudo: tratava-se de um ano em que “o ‘Negro’ morreu e o ‘Preto’ nasceu”. Isso tudo coincidiu com um sentimento que ecoava após os assassinatos de Martin Luther King Jr. Malcolm X, dando muita força ao ativismo negro no país.

Estreia de Questlove como diretor

O filme ainda passa por questões sociais, naturalmente, como a desconfiança do público na Polícia de Nova York bem antes do surgimento do Black Lives Matter — para lidar com a segurança do evento, por exemplo, foram chamados integrantes dos Panteras Negras.

Infelizmente, ainda não há qualquer previsão de lançamento para a obra (nem mesmo nos EUA) pois o longa ainda busca uma distribuidora. Mas, com tudo que tem a oferecer, é bem possível que não demore muito para podermos assisti-lo. Tomara!

+ sobre o tema

Conheça Nyadak Duckie Thot uma modelo que parece a Barbie

A internet está enlouquecida com a modelo Nyadak Duckie...

Chega de regras: essas modelos estão desafiando padrões de beleza

Os padrões de beleza são cada vez mais desafiados. Ainda bem!...

O racismo está no centro de todas as questões

A diretora Kathryn Bigelow especializou-se em criar filmes de...

para lembrar

MIMB lança edição especial voltada para formação de jovens negres, indígenas e quilombolas

"MIMB Olhares Periféricos" é uma edição especial  da Mostra...

Veja o perturbador trailer final de “Nope”, novo sci-fi de Jordan Peele

O novo filme do consagrado diretor Jordan Peele, “Não!...

Cinema Nosso promove atividade para campanha ‘21 Dias de Ativismo Contra o Racismo’

Criado há vinte anos com propósito de promover a...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...
-+=