Audiência Pública cria grupo para discutir tratamento de pessoas com anemia falciforme

Proposta pelo deputado João Grandão em parceria com o Coletivo de Mulheres Negras de Mato Grosso do Sul “Raimunda Luzia de Brito”, a Audiência Pública sobre as políticas públicas de tratamento da anemia falciforme no estado, na quarta-feira (11), resultou na criação de um grupo de trabalho para discutir o atendimento oferecido na rede pública de saúde.

Do A Crítica

Foto: Reprodução/A Crítica

A equipe vai contar com representantes da sociedade civil, entidades dos movimentos negros, profissionais da área da saúde, além do mandato do deputado João Grandão. O próximo passo e realizar um seminário e criar um comitê para ampliar o debate sobre a saúde da população negra, sobretudo em relação a doença e métodos de tratamento no estado.

Também foi estabelecida a criação de uma campanha para elucidar a doença, como forma de levar informação não apenas a população, mas também aos profissionais da saúde – que desconhecem a enfermidade -, o que dificulta o diagnóstico e tratamento; principalmente nas unidades básicas de saúde.

Entre os participantes, o evento contou com uma palestra da enfermeira Dra. Berenice Assumpção Kikuchi, presidente da Associação de Anemia Falciforme de São Paulo e referência nacional no assunto.

De acordo com João Grandão, o Poder Público está como agente apoiador na condução deste processo e, tem como um dos objetivos adaptar a rede pública de saúde para fazer o atendimento digno ao paciente portador da doença.

Enquanto deputado federal, em 1999, Joao Grandão propôs projeto de lei na Câmara sobre a obrigatoriedade da realização de exames de identificação de hemoglobinopatias nas maternidades e estabelecimentos congêneres, para o diagnóstico precoce da anemia falciforme.

A doença

Entre 25 mil a 50 mil pessoas possuem a doença no País. Uma modificação genética faz com que as hemácias (glóbulos vermelhos) tenham um formato semelhante a uma foice, o que dificulta a oxigenação do corpo e pode obstruir os vasos.

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas podem começar ainda na infância. Os mais comuns são anemia, dores fortes, infecções frequentes, acúmulo de sangue no baço e icterícia (pele e parte branca dos olhos amareladas), além de risco aumentado de acidente vascular cerebral (AVC).

+ sobre o tema

Estudo indica que DSTs atingem mais os homens negros no Brasil

Fonte: Diário de Pernambuco - O total de homens negros...

Dennis de Oliveira: O plebiscito, os médicos e a contradição entre Casa Grande e Senzala

A presidenta Dilma Rousseff buscou retomar a iniciativa política...

Promotoras Legais Populares do Geledés recebem netos de Nelson Mandela em atividade de prevenção a AIDS

   Por: Nilza Iraci Fotos: Renato Oliveira As Promotoras Legais Populares do...

Irmãos albinos relembram momentos ao lado de fotógrafo Alexandre Severo

Amanda Miranda Kauan, hoje aos 10 anos, não se esquece...

para lembrar

Estudo indica que DSTs atingem mais os homens negros no Brasil

Fonte: Diário de Pernambuco - O total de homens negros...

Risco e escolha

A noção de risco em saúde orienta o processo...

Cerca de 100 especialistas em HIV estavam em avião da Malásia

Mortes de dezenas de destacados especialistas na área provocam...

Vacina de hepatite A passa a ser oferecida em todo o país este mês

Paraná, São Paulo e Roraima eram últimos estados que...
spot_imgspot_img

Seminário promove debate sobre questões estruturais da população de rua em São Paulo, como moradia, trabalho e saúde

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns...

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...
-+=