Autores do ‘meme do caixão’ gravam vídeo em defesa da quarentena

Enviado por / FonteHypeness

O chamado ‘meme do caixão’ ganhou as redes sociais como uma espécie de alerta aos que ainda subestimam os efeitos destrutivos da pandemia do novo coronavírus. Um grupo dos, vamos dizer assim, carregadores de caixão, mandou uma mensagem pedindo para que as pessoas permaneçam em casa.

Benjamin Aidoo, líder do grupo, aparece ao lado dos parceiros vestindo branco e, claro, com um caixão como parte da composição do cenário. “Fique em casa”, diz ele ao lado dos amigos, todos mascarados, como manda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em Poços de Caldas, Minas Gerais, um outdoor foi instalado nas ruas da cidade para tentar manter o máximo de pessoas possível dentro de casa. “Fique em casa ou dance com a gente”, diz o anúncio feito pela empresa de mídia Boxdoor.

Embora seja um meme, os vídeos são reais e fazem parte da cultura de Gana. Por lá, é comum que velórios e enterros sejam realizados com música e dança. Segundo eles, a prática enche de alegria a alma dos que se foram.

“Quando o cliente vem até nós, perguntamos: ‘Você quer algo solene ou um pouco mais de teatro? Ou talvez uma coreografia?’”, disse Benjamin Aidoo, chefe dos carregadores de caixão, à BBC.

O Hypeness deu detalhes sobre essa tradição ganense. Além da cantoria, muita gente pede para ser enterrada em caixões estilizados. São modelos de todos os tipos – desde caixões no formato de garrafa de Coca-Cola, até exemplares desenhados em homenagem aos animais.

+ sobre o tema

Patrice Lumumba

Faz agora meio século. Foi a 17 de Janeiro...

Ilha onde Nelson Mandela ficou preso é atração turística na Cidade do Cabo

Nelson Mandela, principal líder da luta anti-apartheid na África...

Hoje na História, 1909, nascia Kwame Nkrumah

Kwame Nkrumah (Nkroful , 21 de Setembro de 1909...

Disputa por patrimônio de Mandela envolve filhas e amigos

Disputa por patrimônio de Mandela: duas filhas de Mandela...

para lembrar

Censo é adiado para 2021 por avanço do coronavírus

Segundo IBGE, decisão leva em consideração a natureza de...

O direito dos mais vulneráveis de sobreviver ao coronavírus

A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos,...

“O pior está por vir”, alerta secretário-geral da ONU

Num recado duro ao mundo, o secretário-geral da ONU,...

Racismo e desigualdades: o que há de democrático na Covid-19?

“Quando a América branca pega um resfriado, a América...
spot_imgspot_img

População de rua no Brasil cresceu quase 10 vezes na última década, aponta Ipea

A população em situação de rua no Brasil aumentou 935,31% nos últimos dez anos, segundo levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) com base em...

Saúde mental dos idosos ainda sofre os impactos da pandemia

Após anos de enfrentamento da pandemia da Covid-19, torna-se evidente que os idosos estão entre os grupos mais afetados em termos de saúde mental. A melhoria das...

Nova ferramenta fortalece a valorização das ONGs no Brasil

Já faz muito tempo que as entidades sem fins lucrativos vêm ganhando relevância entre os protagonistas que conduzem o destino do nosso país. Entretanto, foi a...
-+=