Avianca demite copiloto que xingou nordestinos

 

Após a repercussão negativa provocada pelos comentários preconceituosos contra o Nordeste e os nordestinos feitos pelo copiloto Eduardo Pfiffer, companhia aérea demitiu o aeronauta. Pfiffer reclamou, em sua página no Facebook, depois de ser mal atendido em um restaurante em João Pessoa, na Paraíba; taxou o povo nordestino de “relaxado, nojento, medíocre e escroto”; empresa divulgou nota repudiando o posicionamento do piloto e informando que ele não faz mais parte do quadro de funcionários

por Mariana Almeida,

Após a repercussão negativa provocada pelos comentários preconceituosos contra o Nordeste e os nordestinos feitos pelo copiloto Eduardo Pfiffer em sua página pessoal no Facebook, a companhia aérea Avianca agiu rápido para evitar maiores danos e demitiu o aeronauta. Após ser mal atendido em um restaurante na cidade de João Pessoa, na Paraíba, Pfiffer escreveu um texto na rede social, onde taxava o povo nordestino de “relaxado, nojento, medíocre e escroto”, transformando o Facebook no palco de mais um episódio de xenofobia. Após o caso vir a público, a empresa divulgou uma nota repudiando o posicionamento do piloto, e informou que Pfiffer não faz mais parte do quadro de funcionários da companhia.

“Para manter o padrão porco, nojento, relaxado, medíocre e escroto de tudo no Nordeste como sempre… Depois de 1h10 minutos esperando um filé de peixe simples, sem nada de diferente, eles conseguem errar e fazer algo completamente diferente do cardápio que já não tem opção nenhuma”, escreveu o piloto em sua página no Facebook. “Povo escroto do caralho! Lugar nojento!”, xingou.

O texto recebeu diversos comentários negativos, com internautas condenando a atitude do profissional e afirmando que “preconceito é ainda mais escroto e nojento”. Muitos pediram a demissão do piloto. “Vai ver eles mudam sua escala e você nunca mais passe por aqui. Talvez não passe mais em lugar nenhum”, comentou um internauta revoltado com o post.

Após a repercussão negativa, Pfiffer voltou a criticar a Região e afirmou que as palavras eram “a opinião de quem acha esse lugar [o Nordeste] uma merda e pronto”, acrescentando que os “serviços são sujos” e “o povo é mal-educado e folgado”. Entretanto, após a repercussão negativa, o piloto deletou a postagem e o perfil na rede social.

Em nota, também divulgada no Facebook, a Avianca disse “repudiar veementemente o comentário atribuído a um funcionário seu, nas Redes Sociais, de cunho preconceituoso”. Menos de um dia depois, a empresa informou que Pfiffer foi retirado do quadro de funcionários da empresa. Em menos de 24 horas o caso vir à tona, a página da Avianca, mais especificamente a nota condenando a atitude do aeronauta, contabilizava mais de 500 comentários – em sua maioria repudiando a atitude do copiloto -, além de 584 curtidas e 93 compartilhamentos.

As redes sociais já foram palco de diversos episódios envolvendo preconceito contra o Nordeste. Um dos casos de maior repercussão aconteceu logo após a eleição da presidente Dilma Rousseff (PT), quando o alto índice de votos para a petista na Região foi pretexto para vários comentários preconceituosos, sendo o que ganhou mais destaque foi o da estudante de direito Mayara Petruso, que afirmou que “nordestino não é gente”, além de pedir que os brasileiros “fizessem um favor e matassem um nordestino afogado”.

Fonte: 247

+ sobre o tema

Projeto obriga médicos formados com recursos públicos a exercício social da profissão

Médicos formados por meio de custeio com recursos públicos,...

Lideranças de matriz africana divulgam texto orientador em plenária da III CONAPIR

Produzido coletivamente, o texto foi lido por Makota Valdina...

Festival sobre a mulher negra da África, América Latina e Caribe começa hoje em Brasília

Brasília – Mesclando debates sobre políticas públicas, literatura,...

para lembrar

Mackenzie expulsa estudante que gravou vídeo armado e ameaçou matar negros

Pedro Baleotti, eleitor de Jair Bolsonaro, divulgou um vídeo...

Meninos vítimas de racismo em hipermercado reconhecem mais um segurança suspeito de agressão

Outro funcionário do Extra já havia sido reconhecido em...

Shopping de área nobre de SP quer apreender crianças de rua e entregar para PM

Estabelecimento no bairro de Higienópolis, uma das regiões mais...

Anulação de provas do Enem gera ataques de xenofobia

OAB-CE vai analisar os comentários para decidir sobre a...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=