sábado, setembro 25, 2021
InícioÁfrica e sua diásporaEntretenimentoAza Njeri realiza, na Balada Literária, a masterclass ‘Afro-referência na indústria cultural’...

Aza Njeri realiza, na Balada Literária, a masterclass ‘Afro-referência na indústria cultural’ – Inscrições abertas

Neste encontro refletimos acerca das filosofias e estéticas africanas e as suas incorporações na Indústria Cultural. Seria uma apropriação ou uma incorporação estética? Passeamos por algumas obras desta indústria apontando a presença das afro referências, percebendo suas nuances e impactos

A professora e escritora Aza Njeri ministrará a masterclass Afro-referência na indústria cultural na Balada Literária. O encontro será realizado no dia 2 de outubro, sábado, das 14h30 até as 17h30. Inscrições exclusivas pelo site da Balada Literária (www.baladaliteraria.com.br).

Metodologia

Neste encontro refletimos acerca das filosofias e estéticas africanas e as suas incorporações na Indústria Cultural. Seria uma apropriação ou uma incorporação estética? Passeamos por algumas obras desta indústria apontando a presença das afro referências, percebendo suas nuances e impactos.

Tópicos abordados:

-Qual o papel da Indústria Cultural?

-Indústria Cultural e Filosofias Africanas

-Indústria Cultural e Estéticas Africanas

-Afinal é apropriação?

-Análise de algumas obras marcos da indústria cultural

AZA NJERI

Viviane Mendes de Moraes (Aza Njeri): é doutora em Literaturas Africanas – UFRJ, pós-doutora em Filosofia Africana/UFRJ, coordena o Núcleo de Filosofia Política Africana do Laboratório Geru Maa/UFRJ e o Núcleo de Estudos Geracionais sobre Raça, Arte, Religião e História do Laboratório das Experiências Religiosas/UFRJ. É professora nos cursos de graduação e pós-graduação de Engenharia e Psicologia na Universidade Geraldo Di Biasi – Nova Iguaçu e professora de Filosofia Africana na Pós Graduação em História da África no Instituto de Pesquisa e Memória Preto Novos/RJ.

BALADA LITERÁRIA MÊS A MÊS

A Balada Literária ganha novo formato, com conteúdos mensais on-line, que vão se somar à já consagrada edição do festival, que acontecerá em novembro. Na Balada Literária Mês a Mês estão programadas aulas especiais, shows inéditos, conversas ao vivo e oficinas literárias.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

RELATED ARTICLES