Spotify apresenta notícias diárias das periferias com o novo podcast original Próxima Parada

Programa jornalístico diário amplia a cobertura sobre os mais diversos temas nas quebradas do Brasil e, em especial, da região metropolitana de São Paulo em parceria com a Agência Mural de Jornalismo das Periferias. De segunda a sexta, grátis, só no Spotify

Mas, afinal, o que são as periferias? Quem são as pessoas que vivem nessas zonas urbanas? E o que acontece por lá? Essas e outras questões são assuntos do novo podcast Original Spotify Próxima Parada, um programa jornalístico diário com notícias do dia a dia que circulam pelas periferias do Brasil e, em especial, da região metropolitana de São Paulo. Com uma cobertura mais conectada à realidade de áreas distantes dos centros econômicos, o podcast tem apresentação dos jovens jornalistas Ana Beatriz Felicio (24) e Rômulo Cabrera (30), residentes de Carapicuíba e Suzano, na Grande São Paulo, respectivamente, e estreia na segunda, 28 de junho, grátis, só no Spotify. Escute o trailer aqui.

“As periferias são locais diversos, plurais, repletos de boas histórias. Queremos ampliar a voz de quem mora nessas regiões, praticando uma escuta ainda mais atenciosa sobre o que eles têm a dizer e compartilhar”, comenta Ana Beatriz. “É mais uma oportunidade para reforçarmos o protagonismo dos moradores das quebradas, contribuindo para reduzir os preconceitos sobre esses bairros e desconstruir os estereótipos de violência, exclusão e vitimização associados às periferias”, completa Rômulo. 

De forma descomplicada e com episódios de 15 minutos, Próxima Parada apresenta histórias, notícias e relatos sobre os mais diversos temas, como educação, emprego, saúde, segurança, habitação, cultura e lazer, e conta com a participação da rede de correspondentes da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, formada por mais de 70 profissionais da comunicação que vivem nas periferias. Os episódios da semana de estreia apresentam um papo com o poeta Sérgio Vaz no extremo sul de São Paulo; enquanto que, na zona leste, jovens LGBTs contam como é lidar com a falta ou a presença de centros de acolhimentos. Já em Cotia, na Grande São Paulo, moradoras narram a dificuldade para realizar a laqueadura, cirurgia que promove a esterilização definitiva da mulher.

“Estamos muito felizes com uma parceria que acredita e que amplifica o jornalismo feito pelas e para as periferias. Um jornalismo que, no final, contribui para aumentar o tamanho da metrópole paulista que você achava que conhecia”, diz Vagner de Alencar, diretor de jornalismo da Agência Mural.

Com o lançamento de Próxima Parada, o Spotify reforça seu apoio a podcasters de comunidades sub-representadas, assim como faz no Sound Up, desenvolvido para descobrir novos talentos, vozes, histórias e perspectivas em podcasting. O projeto de aceleração gratuito voltado para jovens negros ou indígenas entre 18 e 30 anos de todo Brasil continua em curso e tem cinco participantes vencedores na edição 2020/2021. Além disso, o Spotify também criou o hub exclusivo Pretos no Topo para ampliar a visibilidade da obra e da arte de criadores negros: tem a playlist Pretos no Topo com vídeos exclusivos; playlists criadas por 17 dos grandes artistas da música negra, como Elza SoaresEmicidaIZAKarol ConkáLudmilla, entre outros; a seção Existe um Futuro Preto, com playlists especiais de Taís AraújoTia MáHélio de la PeñaAna Paula Xongani, entre outros; e as coleções de podcasts Pretos de Impacto, que destaca personalidades negras de diferentes áreas de atuação, e Escurecendo as Ideias, com o objetivo de ser uma ferramenta de desenvolvimento de uma consciência anti-racismo. 

Próxima Parada estreia episódios inéditos de segunda a sexta, a partir das 17h, grátis, só no Spotify.


Todos os podcasts são gratuitos no Spotify. Basta fazer um cadastro de usuário Free para curtir os podcasts favoritos e muitos outros entre os milhares de programas da plataforma sem gastar nada. Aqui nessa página, você encontra o passo a passo para criar sua conta no Spotify, caso ainda não seja usuário. Além disso, sendo usuário Free ou Premium, você pode salvar podcasts em modo offline para ouvir quando e onde quiser – mesmo quando estiver sem conexão com a internet.

Próxima Parada

Foto: Divulgação/Spotify

Produzido por Agência Mural de Jornalismo das Periferias

Coordenação editorial: Vagner de Alencar

Produção, reportagem, roteiro e apresentação: Ana Beatriz Felicio, Rômulo Cabrera e Gabriela Carvalho

Edição, mixagem e desenho de som: Pammela Gentil

Música Original: Pammela Gentil

Identidade visual: Ricardo H. Fernandes

Sobre Ana Beatriz Felicio

Com 24 anos, é formada em jornalismo e correspondente da Agência Mural em Carapicuíba (SP) desde 2018. Possui experiência em produção para televisão, rádio, podcast e internet, com passagens em grandes redações e agências de comunicação. É vencedora do prêmio “Dom Luciano Mendes de Almeida” de 2019 da CNBB, na categoria internet pelo webdocumentário “O Giro de Periferia” e também co-autora do livro Mestres da Reportagem III. Curiosa, gosta de conhecer pessoas novas e descobrir o que as motiva a acordar todos os dias.

Sobre Rômulo Cabrera

Com 30 anos, é jornalista e correspondente de Suzano (SP) desde 2018. É autor do livro-reportagem “146 dias sem Ela” no qual conta algumas experiências da época em que ficou desconectado da internet. Até Caco Barcellos tem uma edição da obra com a dedicatória: “Para o meu mais novo amigo Caco Barcellos”. Não é uma dedicatória que Rômulo se orgulhe muito. Poderia ser algo melhor… para o Caco. No mais, é documentarista amador e cicloviajante nas horas vagas.

Sobre o Spotify

O Spotify transformou o mundo da música para sempre quando foi lançado em 2008. Nossa missão é liberar o potencial da criatividade humana, dando a um milhão de artistas a oportunidade de viver sua arte e a bilhões de fãs a oportunidade de se divertir e se inspirar nesses artistas. Descubra, gerencie e compartilhe mais de 70 milhões de músicas, incluindo mais de 2,6 milhões de títulos de podcast, de maneira gratuita, ou inscreva-se no Spotify Premium para acessar recursos exclusivos da música, incluindo modo offline, qualidade de som melhorada, Spotify Connect e músicas sem anúncios. Hoje, somos o maior serviço global de assinatura de streaming de áudio com uma comunidade de mais de 356 milhões de usuários ativos, incluindo mais de 158 milhões de assinantes do Spotify Premium, em 178 mercados.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

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