quinta-feira, setembro 23, 2021
InícioÁfrica e sua diásporaEntretenimentoMatriarcas do Samba fazem festa no Theatro Municipal de Niterói

Matriarcas do Samba fazem festa no Theatro Municipal de Niterói

Sobem ao palco, sábado, as herdeiras musicais de Zé Keti, Candeia, Cartola e Clementina de Jesus

Fonte: O Globo

A próxima atração do Theatro Municipal tem o samba no DNA e no berço. Autodenominadas Matriarcas do Samba, Geisa Keti, Selma Candeia, Nilcemar Nogueira e Vera de Jesus cantarão um repertório bem familiar, no sábado, às 19h. Elas são, respectivamente, filhas de Zé Keti e Candeia e netas de Cartola e Clementina de Jesus.

Os sucessos dos bambas estarão em cena, costurados por histórias de quem os conheceu bem de perto. Mas tem mais. Elas cantarão sambas-enredo clássicos e sucessos de outros herdeiros dos mestres, como Almir Guineto, Luiz Carlos da Vila, Xande de Pilares e Zeca Pagodinho.

As Matriarcas estrearam em uma live, em maio, no Museu do Samba, fundado por Nilcemar, que também formou o quarteto.

— É mais que um grupo musical. É a oportunidade de levar à frente lutas como a valorização da mulher e o combate ao racismo — diz a gestora cultural.

Já para Geisa Keti o encontro é oportunidade de divulgar as obras dos mestres entre as novas gerações e reforçar a presença feminina nas rodas:

— Será a chance de mostrar músicas quase inéditas que papai compôs para projetos específicos, como “Clementina de Jesus no Vale dos Orixás” e “Quero morrer na Portela”.

Ingresso a R$ 40, pela plataforma Sympla.

RELATED ARTICLES